Avançar para o conteúdo principal

Doca desativada há cerca de 20 anos vai ser reconvertida para construir iates


Um projeto privado para reparação, transformação e construção de iates, deverá avançar dentro de dias, com a concessão à empresa promotora de uma doca da cidade desativada há cerca de 20 anos. 
A Metalorep, que em 2013 construiu dois barcos rabelos em aço para a Douro Azul, aguarda apenas a formalização do contrato com o Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM) para poder tomar posse do futuro espaço onde irá desenvolver a sua nova atividade. Trata-se de um investimento de perto de três milhões de euros, que deverá arrancar no final de 2017, após a reconversão da doca, localizada junto ao navio Gil Eannes, com um número inicial de duas dezenas de trabalhadores e capacidade para trabalhar com embarcações até 12 metros de largura e 107 de comprimento. 
“Este projeto surgiu em finais de 2012, quando tivemos uma consulta para transformação e ampliação para 72 metros de um iate com 66 metros. Colocou-se o problema do local onde poderíamos fazer isso e tive de recusar, porque não tinha condições”, contou o proprietário da Metalorep, Domingos Moreira, referindo que, a partir dessa altura, começou “a pensar seriamente” em investir nesse nicho de mercado. “Neste momento, em Portugal, não temos nenhum estaleiro a fazer este tipo de trabalho. É claro que, por agora, não temos nada em carteira, mas estamos esperançados que vamos conquistar mercado, principalmente na área da transformação de iates”, declarou o empresário, afirmando que, se iniciar a obra de reconversão da doca em junho, conforme prevê, “terá condições para começar a trabalhar no final de 2017”. Além daquele novo projeto, planeia ainda “agarrar outros mercados”, um deles, o da construção de embarcações de serviço para plataformas petrolíferas. “Angola, por exemplo, comprou agora três em França. São embarcações para transporte de trabalhadores para as plataformas. Não há ninguém que faça isso cá. 
Principalmente o mercado africano, estou convencido que dará trabalho”, disse Domingos Moreira. 
A Metalorep está sediada no Parque Empresarial de Viana do Castelo, na Praia Norte, e desenvolve a sua atividade desde 1995, na área da metalomecânica e na construção, reparação e transformação naval, em aço e alumínio. 
Jornal de Notícias 24/5/2016

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

As senhas da Revolução

Hoje celebramos os 50 anos do 25 de Abril, a Revolução dos Cravos. Viva o 25 de Abril! Viva a Liberdade e Democracia! Viva Portugal! As senhas da Revolução Foram duas as canções utilizadas como senhas do 25 de Abril. A primeira divulgada pela rádio como sinal para o início da Revolução foi a música “E depois do adeus”, de José Niza, interpretada por Paulo de Carvalho, transmitida (22h55 do dia 24 de abril 1974) pelos Emissores Associados de Lisboa. A segunda foi a música “Grândola, vila morena” de José Afonso, que a Rádio Renascença tocou (00h20 do dia 25 de Abril de 1974). O primeiro sinal destinava-se a preparar as tropas para a saída, e o segundo servia para confirmar o arranque das operações. Na imagem seguinte é apresentada a letra da 1ª estrofe de “E depois do adeus”, canção que serviu como primeira senha da Revolução.

A tradição das “Maias”

Hoje, dia 1 de maio, cumpriu-se uma tradição que ainda se mantém bem viva na cidade de Viana do Castelo, é as varandas dos edifícios da Praça da República aparecerem enfeitadas com as tradicionais “Maias”, ou coroas de flores. A exposição é promovida pela Câmara Municipal e hoje, como em todos os anos, lá estão as “Maias” a embelezar aquela que é considerada a “sala de visitas” de Viana do Castelo. Transcrevo um texto retirado do site da RTAM, que explica o porquê desta tradição das "Maias".  A Maia, chamada, também, "Rainha do Maio", ou "Rosa do Maio", era uma boneca de palha de centeio, em torno da qual havia descantes toda a noite (1.º de Maio); outras vezes, uma menina coroada com flores, que se enfeitava com o vestido branco, jóias, etc., sendo colocada num trono florido, e venerada todo o dia com danças e cantares.  Esta festa, sem dúvida com reminiscências pagãs (celtas-romanas), foi proibida várias vezes (caso de Lisboa onde em 1402, p...

Coroas de maio

Exposição das coroas de maio nas varandas dos edifícios da Praça da República de Viana do Castelo. Tradição das Maias e do ritual de enfeite de varandas de edifícios elaboradas pelas freguesias do concelho.

"Ler em Viana - Festa do Livro e das Artes” com livros e programação para todos os gostos

Esta iniciativa, criada há quatro anos pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, programada e realizada pela Biblioteca Municipal, está de volta ao Centro Cultural de Viana do Castelo de 26 de abril a 4 de maio. Para os 9 dias de duração, o "Ler em Viana - Festa do Livro e das Artes” disponibiliza uma diversificada e apelativa agenda, com dezenas de eventos como: apresentações de livros (sala Couto Viana- Biblioteca Municipal - ver programa específico), música, dança, teatro, recitais de poesia, conversas, iniciativas para crianças e outras celebrações centradas no Livro.  O evento, na sua programação conta com a participação de nomes como Mário Augusto, Ana Zanatti, Sérgio Godinho, Nuno Artur Silva, Manuel Sobrinho Simões, Luís Osório, Samuel Úria, Rodrigo Leão, entre outros. Registe-se ainda a presença de 32 pavilhões destinados à venda de livros e um espaço próprio para sessão de autógrafos. Pode ver toda a programação detalhada AQUI .

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)