Avançar para o conteúdo principal

Município de Viana aprova apoio à candidatura a Campeonato do Mundo de Canoagem

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou o apoio à organização e apresentação de uma candidatura ao Campeonato do Mundo de Canoagem em 2017/2018, em colaboração com o Darque Kayak Clube e a Federação Portuguesa de Canoagem. 
A candidatura para a realização do ICF Canoe Marathon World Cup 2017 ou 2018 enquadra-se nos objetivos de promoção de Viana do Castelo como cidade náutica e turismo náutico, bem como a promoção e divulgação dos seus Centros Náuticos. 
A competição será realizada no Rio Lima, junto ao Centro Náutico de Canoagem, e contará com a presença de cerca de 500 atletas oriundos de mais de 50 países e decorrerá durante o mês de em Julho, em data ainda a definir. 
Para valorizar esta candidatura, a organização sublinha a experiência adquirida pelo Darque Kayak Clube que, em colaboração com a Federação Portuguesa de Canoagem e com o apoio do Município, realizou nos últimos três anos a Taça de Portugal de Maratonas.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Viana do Castelo de Outros Tempos

Assim era a cidade em modo postal ilustrado.

Pela praia do Cabedelo…

Num simples passeio matinal pela praia do Cabedelo, em Darque, Viana do Castelo, cruzei-me, além de imensas gaivotas (o que é normal), com maçaricos-galegos e borrelhos-de-coleira-interrompida (que nidificam por ali). O borrelho-de-coleira-interrompida é uma ave de pequenas dimensões, cuja coloração é acastanhada por cima e branca por baixo, apresentando uma coleira incompleta. O seu ninho é uma pequena cova, nas dunas ou em pleno areal, e a cor dos ovos confunde-se com a cor da areia. Neste momento, estamos em plena época de nidificação do borrelho-de-coleira-interrompida (Charadrius alexandrinus). A estrutura que se vê na fotografia está a proteger um ninho: permite aos progenitores aceder ao seu Interior e evita a destruição dos ovos (por pisoteio, predadores ou limpezas mecânicas). 📸 13 maio 2026 | @olharvianadocastelo

Castelo de Santiago da Barra: esquecido, a precisar de intervenção

Classificado como imóvel de interesse público desde 1967, o Castelo ou Forte de Santiago da Barra, em Viana do Castelo, está há muito a precisar de uma intervenção. É lamentável que a um sítio tão importante na história da cidade não seja dada mais atenção. Independentemente da necessidade de uma reabilitação mais profunda, que tarda em acontecer, merece uma intervenção mais imediata, nomeadamente a remoção de vegetação das muralhas e limpeza do fosso (ver fotografias). 📸 12 maio 2026 | @olharvianadocastelo

Arte ou vandalismo?

Grafitar sem autorização não é arte, é vandalismo. Este comboio passou pela estação ferroviária de Viana do Castelo neste deprimente estado de degradação consequência do vandalismo que nada poupa. Para além de danificar o património coletivo, gera altos custos de limpeza. 📸 11 maio 2026 | @olharvianadocastelo