Avançar para o conteúdo principal

XVI ENCONTROS DE VIANA - Uma programação intensiva para celebrar o cinema


Conferências, prémios, workshops e, acima de tudo, muitos filmes. Estão de volta os Encontros de Cinema de Viana com uma décima sexta edição dedicada à capacidade formativa e pedagógica do cinema. São vários os espaços de partilha e discussão que, entre os dias 10 e 15 de maio, juntam profissionais, estudantes e público numa celebração do meio cinematográfico. 
Um dos principais destaques da programação dos Encontros de Viana é a Conferência Internacional de Cinema. Este evento ocorre nos dias 12 e 13 de maio, na Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, e centra-se em duas temáticas: “Cinema e Escola” e “Cinema, Arte, Ciência e Cultura”. 
Nos dias 13, 14 e 15 de maio, no Teatro Municipal Sá de Miranda, alunos, cineclubistas e profissionais de cinema juntam-se na secção Olhares Frontais. 
Na programação dos Encontros de Cinema, destaque ainda para o Prémio PrimeirOlhar, uma secção competitiva que visa premiar trabalhos realizados por estudantes de cinema ou audiovisuais, provenientes de escolas de Portugal, Galiza, Brasil e outros países de Língua Portuguesa. No dia 10 de maio, pelas 14h40, no Estabelecimento Prisional de Viana do Castelo, os Encontros de Viana promovem a iniciativa “Cinema Dentro” cujo objetivo passa pela dinamização da prática e cultura audiovisual em contexto prisional. O mote será dado pela exibição do filme “Terra Firme”, de Emanuele Crialese. Após a exibição será promovido um debate com os reclusos orientado por um membro da Amnistia Internacional de Viana do Castelo. 
Os Encontros de Cinema de Viana, organizados pela AO NORTE - Associação Cultural e pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, assumem-se como uma experiência única no meio cultural da região e do país, proporcionando, a alunos, professores e público um espaço de partilha e discussão. A promoção do cinema junto dos jovens, exaltando a capacidade pedagógica deste meio, é um objetivo que tem pautado a ação de todos os envolvidos na organização e promoção destes encontros. 
Saiba toda a programação, clicando AQUI.

Comentários

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Projeto alemão de energia eólica offshore previsto para Viana “chumbado” pelo governo

A BayWa, gigante alemã das energias renováveis, tinha apresentado ao governo português um projeto de cerca de 2,5 mil milhões de euros de investimento, na instalação de um parque eólico flutuante com 30 turbinas, com uma capacidade instalada de até 600 megawatts (MW), ao largo de Viana do Castelo (na Zona Piloto onde já se encontram instaladas as três turbinas que constituem o parque eólico offshore WindFloat Atlantic). O Governo diz que o projeto só é viável noutra área marítima dedicada às renováveis, ainda por definir.

Meia Maratona Manuela Machado | Os vencedores

Correu-se hoje, 22 de Janeiro, a 24ª edição da Meia Maratona Manuela Machado, em Viana do Castelo. CLASSIFICAÇÃO FINAL MASCULINOS: Iskander Yadgarov | Russia | 1:04:16.3 Helio Gomes | Sporting Clube De Portugal | 1:04:31.2 Fabio Oliveira | Guilhovai | 1:04:58.1 CLASSIFICAÇÃO FINAL FEMININOS: Solange Jesus | Clube Desportivo Feirense | 1:12:11.5 Susana Godinho | Clube Desportivo Feirense | 1:12:23.8 Carla Martinho | Recreio Desportivo De Agueda | 1:13:07.11

AP DONA ANINHAS: será assim o novo hotel de Viana do Castelo

Vai designar-se AP Dona Aninhas o hotel de quatro estrelas que está prestes a nascer no edifício do antigo hotel Viana Sol, no Largo Vasco da Gama, no centro histórico de Viana do Castelo. Com 64 quartos e suites, esta é a primeira unidade na região Norte de Portugal do grupo AP Hotels & Resorts, de António Parente, natural de Viana do Castelo. Fotos: retiradas do site https://donaaninhas.com

Viana de Outros Tempos

Assim era a Praça da República nos anos 60 do século XX. Espólio de Severino Costa | Arquivo Municipal de Viana do Castelo

Bom dia, Viana do Castelo!

Começar bem a manhã, pela zona ribeirinha.