Avançar para o conteúdo principal

A lenda...

Na margem direita do Rio Lima, mesmo em frente à Vila de Ponte de Lima, é bem visível este monumento que reproduz a figura do comandante romano Decius Junius Brutus, e desperta o interesse e a curiosidade dos milhares de visitantes que acodem a esta bonita Vila do Alto Minho.
Escultura inaugurada em 10.06.2009, em ferro e granito, com mais de dois metros de altura, executada por Salvador Vieira e Mário Rocha, pretende perpetuar a passagem de Decius Junius Brutus, e das suas tropas, por Ponte de Lima, no ano 135 a.C. 
A lenda, que chegou até aos nossos dias pelas palavras de Almada Negreiros, que se inspirou na mitologia grega e nos relatos romanos para as gravar na célebre tapeçaria exposta na Pousada Monte de Santa Luzia-Viana do Castelo (ver AQUI), que ilustra a Lenda do Rio Lethes de outrora, Rio Lima de hoje: 

"Lenda do Rio Lethes - O Rio do Esquecimento 
Comandadas por Decius Junius Brutus, as hostes romanas atingiram a margem esquerda do Lima no ano 135 a.C. A beleza do lugar fez julgarem-se perante o lendário Rio Lethes, que apagava todas as lembranças da memória de quem o atravessasse. Os soldados negaram-se a atravessá-lo. Então o comandante passou e, desta margem, chamou a cada soldado pelo seu nome. Assim lhes provou não ser o Rio do Esquecimento."

Ponte de Lima

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Não parece, mas esta rua em Viana do Castelo é pedonal

Uma das mais importantes ruas da cidade de Viana do Castelo, a rua Manuel Espregueira, há muitos anos que foi transformada numa artéria pedonal. Era muito raro ver uma viatura a circular nela. Nos últimos tempos, tornou-se habitual ver um grande número de viaturas estacionadas e a circular, havendo dias que mais parece uma rua de trânsito automóvel normal. 📸 27 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Dia de chuva em Viana do Castelo

Pelas ruas da cidade. 📸 23 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

O Castelo que deu o nome à cidade

Foi a 20 de Janeiro de 1848 que a Vila de Viana do Minho foi elevada a cidade com a denominação de Viana do Castelo. Esta distinção foi concedida pela Rainha D. Maria II. Reza a história que este gesto da Rainha se deveu ao reconhecimento da heróica resistência e lealdade do comandante do Castelo de Santiago da Barra, aquando da guerra civil da Patuleia. (Extrato da carta datada de 20 de Janeiro de 1848, que a Rainha D. Maria II enviou à Câmara de Viana)  “...Hei por bem e me praz, que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencem...”

Um “manto” de espuma cobre areal da praia do Canto Marinho

Devido à agitação marítima, assim estava ontem, sábado (24), coberto de espuma, criando um cenário semelhante a neve, o areal da praia do Canto Marinho, em Carreço, Viana do Castelo. 📸 24 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo