Olhar para trás e recordar o antigamente! Estes postais retratam um dia de feira junto ao antigo Mercado Municipal de Viana do Castelo. Pela maneira de vestir das pessoas e a forma como está escrito o nome de Viana do Castelo (Vianna do Castello), de certeza que estas imagens terão muitas dezenas de anos.
O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais. É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo. Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.
Uma coisa é verdade as pessoas que vemos nos postais trajavam duma forma bem diferente do que para aí se apregoa.
ResponderEliminarEstes postais sáo dos anos 30 e dos anos 40. As pessoas visiveis sao pessoas oriundas do meio rural .
Uma ou outra era da cidade conforme se ve na imagem .
Pessoas simples e modestas a maioria das pessoas visiveis.
Näo usavam ouro , náo ostentavam cordöes , Cruzes , trancelims , contas , libras, ou arrecadas conforme muitas vezes se apregoa.
Fatos ricos , náo se ve nenhum.
A presença na feira era uma presença diferente .
Nào era uma romaria .
Ramalho Ortigáo quando fez a descriçao dos fatos em dia de mercado , devia ter bebido uns bons copos de vinho " carrascáo ". Mas temos de compreender que era um romance.
Dum pomto se faz um conto.
Agora saias tecidas de risca no tear sim.
A vida era dura , mal dava para viver .
Uma sardinha naquele tempo tinha de dar para 4 pessoas . Um caldo quente de farinha aconchegava o estomago .
Tempos dificeis .
Hoje tudo é um mar de rosas comparado há oitenta anos atrás.