Avançar para o conteúdo principal

Praça da República veste-se à Idade Média

A Praça da República, praça principal e ex-libris da cidade de Viana do Castelo, já está vestida a rigor para receber de 16 a 19 de junho a Feira Medieval. 
Esta Praça possui um conjunto monumental quinhentista, desde o Chafariz (séc. XVI), passando pelo edifício da Misericórdia (séc. XVI), até ao edifício dos Antigos Paços do Concelho (séc. XVI), que a tornam no cenário ideal para recuarmos (na imaginação) a tempos passados da nossa história. 
Vão ser quatro dias cheios de magia, animação e surpresa, num centro histórico onde vão imperar a cor, cheiros e sabores de outrora, que convidam habitantes e forasteiros a uma experiência do que era viver na Idade Média. Não vão faltar as tendas com os vendedores dos mais variados tipos de artesanato, nomeadamente bijutaria, cristais, pedras, incensos, amuletos, cestaria, chás, licores, compotas, artesanato em pele, óleos, entre muitos outros artigos.  
Se tiver disponibilidade, faça uma visita à Feira Medieval de Viana do Castelo, pois vão ser vários os motivos de interesse.

Além da Praça da República, outras artérias do Centro Histórico de Viana já estão preparadas para receber a Feira Medieval. No entanto, não se entende que a Rua Grande (Veja AQUI a origem do nome desta Rua), uma das principais ruas do burgo da Viana Medieval e a maior dentro do circuito de muralhas na altura, não esteja, como tudo leva a crer e a exemplo de anos anteriores, contemplada para fazer parte da Feira Medieval deste ano, apesar da vontade de participar manifestada junto da(s) entidade(s) organizadora(s), por muitos dos comerciantes desta Rua.

Horário da Feira: Dia 16/06 - das 20h00 às 24h00. Dias 17 e 18/06 das 10h00 às 24h00. Dia 19/06 das 10h00 às 20h00.

(fotos tiradas ontem, 11.06.2016)






Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Coisa rara nos últimos anos

Navio cimenteiro ROAZ na tarde desta segunda-feira em manobras de atracação na antiga doca comercial do porto de Viana do Castelo. Nos últimos anos tem sido habitual entrarem e atracarem nesta doca somente embarcações de pequena dimensão, sendo a entrada hoje do navio ROAZ um acontecimento que não se via há muito.

A viajar no Tempo

Tempo do cortejo etnográfico da Romaria d’Agonia, no ano de 1958(?).

O crochet está de volta às ruas de Vila Nova de Cerveira

A 6ª edição do “O Crochet sai à Rua… em Cerveira” volta a espalhar pelo centro histórico desta vila minhota a arte do crochet, recriando o património mais emblemático de cada freguesia, algumas tradições e ainda muitos outros apontamentos criativos em crochet. Para ver até ao final de setembro de 2023.

Já visitou a exposição “Bilhete-Postal Ilustrado Romântico”?

Uma oportunidade para ver uma coleção particular de Postais Ilustrados do 1.º quartel do século XX, de José Filgueiras, numa iniciativa da Grupo Desportivo e Cultural dos Trabalhadores dos ENVC. Para ver até 27 de outubro, na sede social do GDCTENVC, situada na Avenida Rocha Páris n.º 95, Viana do Castelo. A entrada é livre. “É suposto que os amantes celebrem o amor, a paixão e a partilha de sentimentos, particularmente aqueles que, tal como comigo acontece, têm sensibilidade para nestes valores acreditar. A todos eles dedico esta série de imagens do Bilhete-postal Ilustrado romântico “À moda antiga” do 1.º quartel do século XX.”