Avançar para o conteúdo principal

Praça da República veste-se à Idade Média

A Praça da República, praça principal e ex-libris da cidade de Viana do Castelo, já está vestida a rigor para receber de 16 a 19 de junho a Feira Medieval. 
Esta Praça possui um conjunto monumental quinhentista, desde o Chafariz (séc. XVI), passando pelo edifício da Misericórdia (séc. XVI), até ao edifício dos Antigos Paços do Concelho (séc. XVI), que a tornam no cenário ideal para recuarmos (na imaginação) a tempos passados da nossa história. 
Vão ser quatro dias cheios de magia, animação e surpresa, num centro histórico onde vão imperar a cor, cheiros e sabores de outrora, que convidam habitantes e forasteiros a uma experiência do que era viver na Idade Média. Não vão faltar as tendas com os vendedores dos mais variados tipos de artesanato, nomeadamente bijutaria, cristais, pedras, incensos, amuletos, cestaria, chás, licores, compotas, artesanato em pele, óleos, entre muitos outros artigos.  
Se tiver disponibilidade, faça uma visita à Feira Medieval de Viana do Castelo, pois vão ser vários os motivos de interesse.

Além da Praça da República, outras artérias do Centro Histórico de Viana já estão preparadas para receber a Feira Medieval. No entanto, não se entende que a Rua Grande (Veja AQUI a origem do nome desta Rua), uma das principais ruas do burgo da Viana Medieval e a maior dentro do circuito de muralhas na altura, não esteja, como tudo leva a crer e a exemplo de anos anteriores, contemplada para fazer parte da Feira Medieval deste ano, apesar da vontade de participar manifestada junto da(s) entidade(s) organizadora(s), por muitos dos comerciantes desta Rua.

Horário da Feira: Dia 16/06 - das 20h00 às 24h00. Dias 17 e 18/06 das 10h00 às 24h00. Dia 19/06 das 10h00 às 20h00.

(fotos tiradas ontem, 11.06.2016)






MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Viana e o seu campo de Girassóis!

Já começaram a abrir alguns girassóis no campo situado na Veiga da Areosa, Viana do Castelo. Fica nas seguintes coordenadas: 41.706677,-8.852542. Pode ser visto a qualquer hora. Não se paga para ver. O campo de girassóis é propriedade da Quinta da Pegadinha que os utiliza para alimentar os seus animais. 📸 16 agosto 2025 | Olhar Viana do Castelo

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

ANTES e AGORA: tirar fotos do presente para comparar com o passado

Rua João Tomás da Costa  Viana do Castelo  Fotografia atual de setembro 2025 | Olhar Viana do Castelo.  A imagem antiga remonta a mais de 100 anos, pois nela ainda aparece a Estátua de Viana, na sua primitiva localização, à entrada da atual rua Gago Coutinho.

Escadório de Santa Luzia

A Basílica de Santa Luzia, situada no alto do monte com o mesmo nome, é o monumento mais conhecido e visitado da cidade de Viana do Castelo. Para lá chegar tem três opções: a estrada, o funicular ou o escadório. Quem optar pelo funicular, fará um percurso de 650 metros, vencendo um desnível de 160 metros, numa viagem com duração de aproximadamente 7 minutos. Quem se sentir atraído a ir a pé pelo escadório, terá que subir 659 degraus. Subir esta escadaria não é assim tão difícil, basta ir com calma, parando quando o cansaço aparecer. Veja algumas fotografias do escadório de Santa Luzia.