Avançar para o conteúdo principal

Águas de Viana são palco do Campeonato do Mundo de Vela

Dez países vão marcar presença no Campeonato do Mundo de Vela - Classe Vaurien que irá decorrer em Viana do Castelo, durante oito dias, entre 23 de julho e 30 de julho. Serão 174 velejadores de 10 países, dos quais 162 europeus, 2 africanos e 10 latino-americanos, que irão lutar pelo título nas águas de Viana do Castelo. 
A classe Vaurien é tripulada por dois velejadores (timoneiro e tripulante), foi criada pelo Arquitecto Naval Jean-Jacques Herbulot em 1951. Têm o comprimento de 4,08 m. Largura de 1,47 m. Peso 73 Kg. Têm uma superfície vélica: Vela grande 5,6 m2, Estai 2,5 m2 e a Spinnaker 8,1 m2.

PROGRAMA 
DIA 23 
09h00 às 18h00 - Registo e Medições

DIA 24 
09h00 às 12h00 - Registo e Medições
14h00 - Regata de treino

18h30 - Cerimonia de Abertura

DIA 25
13h00 - Início das Séries de qualificação

DIA 26
13h00 - Início das Séries de qualificação
20h00 - Jantar Convívio

DIA 27 
Dia de descanso

DIAS 28 e 29
13h00 - Início das Séries de qualificação

DIA 30
12h00 - Finais

18h00 - Entrega de Prémios
18h30 - Cerimónia de Encerramento

No dia 24 de julho, às 18h30, tem lugar o desfile das Seleções participantes no Vaurien World Championships 2016, com início na Avenida dos Combatentes até à Praça da Liberdade.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Dia de chuva em Viana do Castelo

Pelas ruas da cidade. 📸 23 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Não parece, mas esta rua em Viana do Castelo é pedonal

Uma das mais importantes ruas da cidade de Viana do Castelo, a rua Manuel Espregueira, há muitos anos que foi transformada numa artéria pedonal. Era muito raro ver uma viatura a circular nela. Nos últimos tempos, tornou-se habitual ver um grande número de viaturas estacionadas e a circular, havendo dias que mais parece uma rua de trânsito automóvel normal. 📸 27 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

O Castelo que deu o nome à cidade

Foi a 20 de Janeiro de 1848 que a Vila de Viana do Minho foi elevada a cidade com a denominação de Viana do Castelo. Esta distinção foi concedida pela Rainha D. Maria II. Reza a história que este gesto da Rainha se deveu ao reconhecimento da heróica resistência e lealdade do comandante do Castelo de Santiago da Barra, aquando da guerra civil da Patuleia. (Extrato da carta datada de 20 de Janeiro de 1848, que a Rainha D. Maria II enviou à Câmara de Viana)  “...Hei por bem e me praz, que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencem...”