Avançar para o conteúdo principal

Águas de Viana são palco do Campeonato do Mundo de Vela

Dez países vão marcar presença no Campeonato do Mundo de Vela - Classe Vaurien que irá decorrer em Viana do Castelo, durante oito dias, entre 23 de julho e 30 de julho. Serão 174 velejadores de 10 países, dos quais 162 europeus, 2 africanos e 10 latino-americanos, que irão lutar pelo título nas águas de Viana do Castelo. 
A classe Vaurien é tripulada por dois velejadores (timoneiro e tripulante), foi criada pelo Arquitecto Naval Jean-Jacques Herbulot em 1951. Têm o comprimento de 4,08 m. Largura de 1,47 m. Peso 73 Kg. Têm uma superfície vélica: Vela grande 5,6 m2, Estai 2,5 m2 e a Spinnaker 8,1 m2.

PROGRAMA 
DIA 23 
09h00 às 18h00 - Registo e Medições

DIA 24 
09h00 às 12h00 - Registo e Medições
14h00 - Regata de treino

18h30 - Cerimonia de Abertura

DIA 25
13h00 - Início das Séries de qualificação

DIA 26
13h00 - Início das Séries de qualificação
20h00 - Jantar Convívio

DIA 27 
Dia de descanso

DIAS 28 e 29
13h00 - Início das Séries de qualificação

DIA 30
12h00 - Finais

18h00 - Entrega de Prémios
18h30 - Cerimónia de Encerramento

No dia 24 de julho, às 18h30, tem lugar o desfile das Seleções participantes no Vaurien World Championships 2016, com início na Avenida dos Combatentes até à Praça da Liberdade.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Viagem no Tempo

Seis postais de Viana do Castelo de Outros Tempos.

Esta é a futura ponte pedonal e ciclável sobre o rio Lima “vencedora” de concurso internacional

A futura ponte pedonal e ciclável sobre o rio Lima, que será construída a jusante da Ponte Eiffel, já tem proposta vencedora. Neste concurso internacional, foram selecionados onze concorrentes e surgiram oito propostas, entregues em anonimato, tendo sido selecionadas quatro. A ponte sobre o Rio Lima tem um desenvolvimento de 570 metros, em curva e em “S”, prolongando-se para os acessos por rampas com 60 metros e 225 metros, respetivamente, no lado Norte e Sul, sendo que o comprimento total da ponte é de cerca de 855 metros. Esta nova estrutura vai igualmente aumentar a segurança rodoviária no tabuleiro da Ponte Eiffel, retirando peões e bicicletas, que passarão a utilizar a nova via.

Já está disponível o programa final da Romaria d’Agonia 2026

A edição deste ano daquela que é considerada a maior Romaria de Portugal, decorre de 15 a 23 de agosto. Consulte o programa completo AQUI .

E outro jardim vianense...

Jardim das Tílias Proximidades da Basílica do Sagrado Coração de Jesus Monte de Santa Luzia Bom domingo! 📸  fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.