Avançar para o conteúdo principal

Desporto em Viana | Os destaques do mês de julho


Durante este mês de julho a cidade de Viana do Castelo será palco de provas desportivas de nível internacional. Atletismo, vela e natação são algumas modalidades em destaque.

VI CORRIDA DA MULHER - 10 de julho 
A "VI Corrida da Mulher - Viana do Castelo", tem concentração marcada para as 10H30, na Alameda 5 de Outubro (junto ao Anfiteatro da Marina - Viana do Castelo). 
Desta vez os homens também podem participar! 
Há prémios para equipas mistas de dois elementos (1 mulher + 1 homem). 
O valor da inscrição é 5€ (2€ revertem a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro). 
Uma organização do Cyclones Atlético Clube, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo. 

CAMPEONATO DO MUNDO VAURIEN - 23 a 30 de julho 
Para barcos da classe Vaurien, será realizado em Portugal, na cidade de Viana do Castelo, entre 23 e 30 de julho de 2016. 
A organização está a cargo do Clube de Vela de Viana do Castelo (CVVC) com a colaboração da Câmara Municipal de Viana do Castelo. 
PROGRAMA
- Dia 23 Registo e Medições das 9h00 às 18h00 
- Dia 24 Registo e Medições das 9h00 às 14h00
- Às 15h00 - Regata de treino
- Às 18h30 – Cerimonia de Abertura
- Às 20h30 - Churrasco 
- No dia 25 às 13h00 início das Series de qualificação 
- No dia 26 às 13h00 início das Series de qualificação 
- Às 20h00 Jantar 
- No dia 27 dia de descanso 
- Dias 28 e 29 às 13h00 inicio das Series de qualificação 
- Dia 30 às 13h00 Finais 
- Às 18h00 - Entrega de Prémios

- Às 18h30 - Cerimónia de Encerramento 

III MEETING INTERNACIONAL Srª d'AGONIA - 31 de julho 
A realizar no Rio Lima (junto ao edifício da Marina de Viana do Castelo), das 14H00 às 18H00 - Competição de Águas Abertas e Natação com Barbatana. 
Uma organização da Associação Natação Minho, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e Federação Portuguesa de Natação. 
PROGRAMA 
14h25 – Início da Prova de 1500 metros com Barbatanas 
14h25 – Início da Prova de 1500 metros – MASS EVENT 
14h30 – Início da Prova de 3000 metros 
16h00 – Fim da competição 
16h30 – Cerimónia de entrega de prémios 
17h30 – Encerramento do III Meeting Internacional de Natação de Águas Abertas Srª D’Agonia

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Escavação arqueológica está a destapar construções antigas

Continuam as escavações arqueológicas no terreno onde está a ser construído o novo mercado municipal de Viana do Castelo. Nas fotografias captadas no dia 30 de abril de 2026 (ver galeria em baixo) é possível ver os vestígios já destapados, que poderão pertencer ao antigo mosteiro de S. Bento (século XVI) e ao primitivo mercado municipal da cidade (1892-1965). 📸 30 abril 2026 | @olharvianadocastelo

O MANTO FLORIDO de Mazarefes e o ARCO FESTIVO de Vila Mou são duas das maiores atrações do “Viana Florida”

Imponente e ornamentado com flores naturais, o ARCO FESTIVO , é o ex-libris da freguesia de Vila Mou, no concelho de Viana do Castelo. A Comissão de Festas da Romaria de Nossa Senhora da Encarnação, em parceria com a Junta de Freguesia de Torre e Vila Mou, foi quem ornamentou e levantou o Arco no jardim público de Viana do Castelo. O MANTO FLORIDO de Mazarefes (freguesia do concelho de Viana do Castelo) é composto por mais de quinze mil flores "bordadas" pela comunidade de Mazarefes. O Manto, que surgiu na edição da Romaria da Senhora das Boas Novas e São José de Mazarefes 2026, está agora em Viana do Castelo, sendo uma das maiores atrações do “Viana Florida”. 📸 maio 2026 | @olharvianadocastelo

Pela cidade, em mais um dia de “Viana Florida”

📸 2 maio 2026 | @olharvianadocastelo

A tradição das “Maias”

Hoje, dia 1 de maio, cumpriu-se uma tradição que ainda se mantém bem viva na cidade de Viana do Castelo, é as varandas dos edifícios da Praça da República aparecerem enfeitadas com as tradicionais “Maias”, ou coroas de flores. A exposição é promovida pela Câmara Municipal e hoje, como em todos os anos, lá estão as “Maias” a embelezar aquela que é considerada a “sala de visitas” de Viana do Castelo. Transcrevo um texto retirado do site da RTAM, que explica o porquê desta tradição das "Maias".  A Maia, chamada, também, "Rainha do Maio", ou "Rosa do Maio", era uma boneca de palha de centeio, em torno da qual havia descantes toda a noite (1.º de Maio); outras vezes, uma menina coroada com flores, que se enfeitava com o vestido branco, jóias, etc., sendo colocada num trono florido, e venerada todo o dia com danças e cantares.  Esta festa, sem dúvida com reminiscências pagãs (celtas-romanas), foi proibida várias vezes (caso de Lisboa onde em 1402, p...