Avançar para o conteúdo principal

Artistas inspiram-se no “Coração de Viana”

Trabalhos de diferentes formas artísticas, inspirados no “Coração de Viana” e criados pelo costureiro Fernando Lima e a artista plástica Joana Vasconcelos, podem ser apreciados no Museu de Artes Decorativas e Museu do Traje, ambos de Viana do Castelo. 
A exposição “Das Mãos à Alma” de Fernando Lima, que pode ser vista até 25 de setembro no Museu de Artes Decorativas de Viana inclui, para além de dois vestidos de noiva inspirados no traje de Viana, um serviço de porcelana e um faqueiro banhado a ouro com o “Coração de Viana” como tema central. 
No Museu do Traje de Viana do Castelo encontram-se expostos um Coração de Filigrana e a Moeda da Equipa Olímpica de Portugal aos jogos Rio 2016 da autoria da artista Joana Vasconcelos. As duas peças ostentam o “Coração de Viana”.

VESTIDO DE NOIVA PRETO 
Inspirado no traje de noiva de Viana do Castelo, tem mais de 70 mil cristais Swarovski, tem o típico coração de Viana bordado à mão e levou 900 horas a fazer. Está avaliado em 38 mil euros.

VESTIDO DE NOIVA BRANCO 
Foram gastos na sua confecção mil metros de fio de algodão, folheado a ouro e em forma de coração de Viana e mais de 800 cristais Swarowski. Tem seis metros de diâmetro e a sua confecção demorou mais de 1.230 horas.

(clique na imagem para ampliá-la)














MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

ANTES e AGORA: tirar fotos do presente para comparar com o passado

Os anos passam, as paisagens e os lugares mudam. Par de imagens para comparar desta zona da cidade de Viana do Castelo.

Sabia que?…

A ponte Eiffel sobre o Rio Lima, uma engenhosa realização da Casa Eiffel, inaugurada em 1878, foi a primeira ponte rodoferroviária construída em Portugal e também a mais comprida ponte metálica do mundo na altura? 📸 março 2026 | @olharvianadocastelo

Cartaz da Romaria da Senhora da Agonia 2010

Já foram apresentados o cartaz e o programa da Romaria da Senhora da Agonia 2010. Segundo a organização, a edição 2010 que vai decorrer de 20 a 22 de Agosto, vai ter um orçamento de 420 mil euros e são esperados um milhão de pessoas para assistirem à Romaria das Romarias de Portugal.

Jovens entram em ação por um litoral mais limpo

Durante a tarde de hoje, um grupo de jovens realizou uma ação de limpeza na zona costeira de Viana do Castelo. Estes jovens participantes dão o exemplo por um futuro mais sustentável, cuidando do ambiente e do nosso litoral. 📸 4 março 2026 | @olharvianadocastelo

As marcas da erosão costeira na praia da Amorosa

Com as recentes tempestades, agravou‑se a erosão costeira na praia da Amorosa, uma das mais frequentadas no verão no concelho de Viana do Castelo. As marcas não deixam dúvidas. 📸 5 março | @olharvianadocastelo