Avançar para o conteúdo principal

Artistas inspiram-se no “Coração de Viana”

Trabalhos de diferentes formas artísticas, inspirados no “Coração de Viana” e criados pelo costureiro Fernando Lima e a artista plástica Joana Vasconcelos, podem ser apreciados no Museu de Artes Decorativas e Museu do Traje, ambos de Viana do Castelo. 
A exposição “Das Mãos à Alma” de Fernando Lima, que pode ser vista até 25 de setembro no Museu de Artes Decorativas de Viana inclui, para além de dois vestidos de noiva inspirados no traje de Viana, um serviço de porcelana e um faqueiro banhado a ouro com o “Coração de Viana” como tema central. 
No Museu do Traje de Viana do Castelo encontram-se expostos um Coração de Filigrana e a Moeda da Equipa Olímpica de Portugal aos jogos Rio 2016 da autoria da artista Joana Vasconcelos. As duas peças ostentam o “Coração de Viana”.

VESTIDO DE NOIVA PRETO 
Inspirado no traje de noiva de Viana do Castelo, tem mais de 70 mil cristais Swarovski, tem o típico coração de Viana bordado à mão e levou 900 horas a fazer. Está avaliado em 38 mil euros.

VESTIDO DE NOIVA BRANCO 
Foram gastos na sua confecção mil metros de fio de algodão, folheado a ouro e em forma de coração de Viana e mais de 800 cristais Swarowski. Tem seis metros de diâmetro e a sua confecção demorou mais de 1.230 horas.

(clique na imagem para ampliá-la)














MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Carnaval 2025 em Viana do Castelo

De 24 fevereiro a 4 março de 2025, Viana do Castelo vai celebrar o Carnaval com diversas iniciativas inseridas no evento VIANA EM FOLIA : ANIMAÇÃO DE RUA, MÚSICA, DANÇA, TEATRO, BAILE, DJ'S, DECORAÇÃO ALUSIVA E COMBOIO INFANTIL.

“Viana Amor & Folia” junta Carnaval e Dia dos Namorados em Viana

Viana do Castelo vai celebrar o Carnaval e Dia dos Namorados de 13 a 17 de fevereiro, com o evento “Viana Amor & Folia”. Conheça a programação completa 👇

Este é o novo hotel que está a nascer em Viana do Castelo

A unidade hoteleira de quatro estrelas, está a ser construída junto ao Parque da Cidade, e vai custar 18 milhões de euros.   Inspirado nas formas da construção naval (Estaleiros Navais de Viana do Castelo), o novo hotel Meliá Viana é um projeto de Cristiano Costa, do gabinete de arquitetura C & C ARCHITECTS - Arquitectura e Serviços, que partilhou recentemente estas imagens. Algumas imagens do projeto Hotel Meliá Viana👇

Queres ser a Mordoma do cartaz da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia 2026?

As candidaturas decorrem entre o dia 20 de fevereiro às 10:00 e o dia 02 de março às 17:00. Mulheres com idades compreendidas entre os 18 e os 40 anos (18 anos feitos até à data da Romaria d’Agonia) podem concorrer individualmente para serem a mordoma do cartaz.  Consulta as normas do concurso AQUI .

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.