Avançar para o conteúdo principal

Setecentos e setenta mil viajaram no funicular de Santa Luzia

Elevador de Santa Luzia (Viana do Castelo)

As carruagens amarelas do elevador de Santa Luzia, em Viana do Castelo, que ajudam os vianenses e visitantes a subir e descer o Monte de Santa Luzia, já transportaram quase 770 mil pessoas desde 2007. Assim, desde o início da entrada em funcionamento em Abril de 2007 e até julho, já transportaram 767.049 passageiros, sendo que no ano de 2015 bateram o recorde com 106.286 passageiros. Só de janeiro até julho deste ano, já viajaram mais de 55.440 passageiros no funicular, como também é conhecido. 
Com 160 metros de desnível e 25% de inclinação média, o elevador de Santa Luzia dispõe de três fontes de energia diferentes (eléctrica, gerador e bateria) e de quatro sistemas de travagem. 
Foi inaugurado a 2 de Junho de 1923 e é uma das formas de aceder ao Templo de Santa Luzia. Além do acesso automóvel, é também possível chegar ao topo de Santa Luzia pelos cerca de 650 degraus do escadório, quase paralelo ao elevador.

Comentários

Mais visualizadas nos últimos 30 dias

Ruas da Ribeira de Viana

Andando por ruas, becos e vielas da nossa Ribeira.

Vandalismo

Assim deixaram os muros da igreja de Nossa Senhora d’Agonia. Sem comentários.

Escadório de Santa Luzia

A Basílica de Santa Luzia, situada no alto do monte com o mesmo nome, é o monumento mais conhecido e visitado da cidade de Viana do Castelo. Para lá chegar tem três opções: a estrada, o funicular ou o escadório. Quem optar pelo funicular, fará um percurso de 650 metros, vencendo um desnível de 160 metros, numa viagem com duração de aproximadamente 7 minutos. Quem se sentir atraído a ir a pé pelo escadório, terá que subir 659 degraus. Subir esta escadaria não é assim tão difícil, basta ir com calma, parando quando o cansaço aparecer. Veja algumas fotografias do escadório de Santa Luzia.

Coisa rara, finalmente sem automóveis

Há vários anos que esta artéria do centro histórico da cidade de Viana do Castelo apresentava diariamente um número absolutamente excessivo de veículos estacionados em toda a sua área.  Nos últimos dias, esse cenário mudou. Com a colocação de floreiras e pilaretes, onde antes existia estacionamento abusivo e repetitivo, que dificultava o trânsito de peões em segurança, há agora um espaço mais humanizado, sem automóveis.

Semana da Moda de Paris conta com bordados de Viana do Castelo

VALQUÍRIA MISS DIOR é a peça de arte instalada pela artista portuguesa Joana Vasconcelos no desfile da Dior, a decorrer esta terça-feira, dia 28 de fevereiro, e inserida na Semana da Moda de Paris. A peça de arte, em formato gigante, foi feita com os tecidos da coleção concebida por Maria Grazia Chiuri e com croché de lã, pedraria e bordados de Viana.  Foto: Facebook de Joana Vasconcelos