Avançar para o conteúdo principal

Tradições… exageradas

É bom que se respeite as tradições. Mas penso que há tradições um pouco exageradas. 
Quando se usa o “Traje à Vianesa” é praticamente obrigatório colocar peças de ouro ao peito, variando apenas a quantidade. 
Este postal (já deve ter algumas dezenas de anos), representa raparigas de Cardielos numa Festa do Traje (segundo legenda no verso do postal) que envergam um peitilho de ouro. Não tenho conhecimentos suficientes para dizer se cumprem ou não com a tradição no que diz respeito ao ouro, mas penso ser um exagero no peso e na quantidade. 
Muitos criticam que, nomeadamente nos Desfiles da Mordomia mais recentes, participam raparigas que envergam os trajes tradicionais de Viana, exagerando na quantidade de ouro que carregam ao peito. Nada que se compare às do postal. Como em tudo, há que haver equilíbrio.

Poema do "Só" de António Nobre

Georges! Anda ver o meu país de romarias 
E procissões! 
Olha estas moças, olha estas Marias! 
Caramba! Dá-lhes beliscões! 
Os corpos delas, vê! São ourivesarias, 
Gula e luxúria dos Manéis! 
Têm nas orelhas grossas arrecadas, 
Nas mãos (com luvas), trinta moedas, em anéis, 
Ao pescoço, serpentes de cordões, 
E sobre os seios, entre cruzes, como espadas, 
Além dos seus, mais trinta corações! 
Vá Georges, faz-te Manel! Viola ao peito, 
Toca a bailar!


MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

“Fábrica de Louça da Meadela” a fazer história desde 1947

A fábrica de louça de Viana sedeada no Lugar do Cais Novo, na freguesia de Darque, Viana do Castelo, iniciou a sua produção de faiança no ano de 1774, vindo a encerrar em1855.  Só passados noventa e dois anos, em 1947, é que é fundada a Empresa de Cerâmica Regional Vianense, Lda., mais conhecida por Fábrica da Meadela, com o objectivo de retomar a tradição da cerâmica artística vianense.  Produzida em porcelana, distingue-se por ser totalmente pintada à mão e cozida a uma temperatura de 1400º, que lhe dá uma resistência que outras não possuem.  Tendo nos últimos anos adoptado a denominação de “Louça Regional de Viana”, produz peças não só decorativas mas também utilitárias e funcionais que podem ser utlizadas no dia a dia.  A louça regional utilitária e decorativa que esta fábrica produz baseia-se em três motivos distintos: motivos religiosos, florais e brasões de famílias antigas que tiveram a sua história na cidade de Viana. Produz igualmente reproduções ...

VIANA BATE FORTE está de volta: três palcos, 15 artistas

A Praça da República, Praça da Liberdade e Praça da Erva voltam a acolher nas noites de 11 e 12 de setembro, o VIANA BATE FORTE. Nesta 9ª edição, o Festival vai acolher 15 espetáculos sempre de entrada livre. Destaque para nomes consagrados da música portuguesa, como Santos & Pecadores, UHF, David Fonseca, Lena d’Água e Expensive Soul. 11 DE SETEMBRO  PALCO DA LIBERDADE  20h30 Santos & Pecadores 22h30 Expensive Soul 00h30 Agir PALCO DA REPÚBLICA  21h30 Diana Vilarinho  23h30 Souls of Fire PALCO DA ERVA  23h00 O Abominável 01h00 Youth Yard  12 DE SETEMBRO PALCO DA LIBERDADE   20h30 Paulo de Carvalho  22h30 UHF  00h30 David Fonseca PALCO DA REPÚBLICA 21h30 Lena D’Água 23h30 Motherflutters  01h30 O Simples Mente  PALCO DA ERVA  23h00 Malaboos  01h00 Rufia Terno

Já começou a Mostra Gastronómica na Ribeira de Viana

Durante dois dias, 28 e 29 de agosto, a Mostra Gastronómica vai acontecer no Largo de Santa Catarina, celebrando os saberes, os sabores e as tradições da Ribeira de Viana. Entre as 12h00 e as 24h00, vai poder saborear a típica gastronomia daquela zona ribeirinha, acompanhada de muita animação musical  📸 28 agosto 2026 | @olharvianadocastelo

Hoje há cascata de fogo na ponte Eiffel

Adiada devido às condições meteorológicas, a Serenata da Romaria d’Agonia realiza-se este sábado (24h00), em Viana do Castelo. Com uma duração prevista entre 20 e 23 minutos, a Serenata reúne mais de 700 mil efeitos pirotécnicos, distribuídos por mais de 25 posições de lançamento no rio Lima e na Ponte Eiffel, numa operação que envolve mais de 50 profissionais. O rio Lima será o grande palco flutuante da Serenata, enquanto a Ponte Eiffel receberá um dos momentos mais emblemáticos da noite. A monumental cascata de fogo em toda a sua extensão, este ano acompanhada por novos elementos multimédia. O adiamento obrigou a uma operação logística exigente. Toda a estrutura que se encontrava instalada no rio e na ponte teve de ser desmontada por razões de segurança e novamente preparada para este sábado, mantendo-se intacto o desenho artístico inicialmente previsto.

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)