Avançar para o conteúdo principal

Tradições… exageradas

É bom que se respeite as tradições. Mas penso que há tradições um pouco exageradas. 
Quando se usa o “Traje à Vianesa” é praticamente obrigatório colocar peças de ouro ao peito, variando apenas a quantidade. 
Este postal (já deve ter algumas dezenas de anos), representa raparigas de Cardielos numa Festa do Traje (segundo legenda no verso do postal) que envergam um peitilho de ouro. Não tenho conhecimentos suficientes para dizer se cumprem ou não com a tradição no que diz respeito ao ouro, mas penso ser um exagero no peso e na quantidade. 
Muitos criticam que, nomeadamente nos Desfiles da Mordomia mais recentes, participam raparigas que envergam os trajes tradicionais de Viana, exagerando na quantidade de ouro que carregam ao peito. Nada que se compare às do postal. Como em tudo, há que haver equilíbrio.

Poema do "Só" de António Nobre

Georges! Anda ver o meu país de romarias 
E procissões! 
Olha estas moças, olha estas Marias! 
Caramba! Dá-lhes beliscões! 
Os corpos delas, vê! São ourivesarias, 
Gula e luxúria dos Manéis! 
Têm nas orelhas grossas arrecadas, 
Nas mãos (com luvas), trinta moedas, em anéis, 
Ao pescoço, serpentes de cordões, 
E sobre os seios, entre cruzes, como espadas, 
Além dos seus, mais trinta corações! 
Vá Georges, faz-te Manel! Viola ao peito, 
Toca a bailar!


MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Já há horários das iluminações e espetáculos multimédia em Viana do Castelo

As iluminações de Natal e os espetáculos multimédia são ligadas todos os dias a partir de 8 de novembro de 2025 e vão manter-se até dia 12 de janeiro de 2026, nos seguintes horários: ILUMINAÇÃO DE NATAL Domingo a Quinta das 17h00 às 22h00 Sexta e Sábado das 17h00 às 00h00 ESPETÁCULOS MULTIMÉDIA Avenida dos Combatentes da Grande Guerra Domingo a Quinta às 18h00; 19h00; 20H00; 21h00; 22h00 Sexta e Sábado também às 23h00 e 00h00 Árvore de Natal no anfiteatro da Marina  Domingo a Quinta às 18h30; 19h30; 20H30; 21h30 Sexta e Sábado também às 22h30 e 23h30 📸 7 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

Viana do Castelo de Outros Tempos

Ainda existia sinaleiro ao fundo da avenida dos Combatentes da Grande Guerra. 

Hoje, 6 de janeiro, é dia de…

A igreja de São Domingos acolher a tradicional “Adoração dos Reis Magos”. O evento tem início às 21h30 e contará, além do presépio ao vivo interpretado pelos grupos de teatro da CIRC e À Margem, com um concerto de Natal pelo Coral Polifónico de Viana do Castelo. No final será oferecido vinho quente com maçã assada, canela e mel. 📸 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Rosáceas do Templo de Santa Luzia

O Templo do Sagrado Coração de Jesus (mais conhecido por Templo de Santa Luzia) situa-se no alto do Monte de Santa Luzia, em Viana do Castelo, de onde se observa um dos «mais belos panoramas do mundo», assim definido pela National Geographic Magazine. O projecto (1898) do Templo é da autoria do arquitecto Ventura Terra. Foi aberto ao culto em 22 de Agosto de 1926, sendo apenas concluído em 1943. Todo em granito, há que destacar pela beleza dos seus vitrais, três grandes rosáceas que permitem a entrada de luz natural no seu interior. + informação

O Castelo que deu o nome à cidade

Foi a 20 de Janeiro de 1848 que a Vila de Viana do Minho foi elevada a cidade com a denominação de Viana do Castelo. Esta distinção foi concedida pela Rainha D. Maria II. Reza a história que este gesto da Rainha se deveu ao reconhecimento da heróica resistência e lealdade do comandante do Castelo de Santiago da Barra, aquando da guerra civil da Patuleia. (Extrato da carta datada de 20 de Janeiro de 1848, que a Rainha D. Maria II enviou à Câmara de Viana)  “...Hei por bem e me praz, que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencem...”