Avançar para o conteúdo principal

Tradições… exageradas

É bom que se respeite as tradições. Mas penso que há tradições um pouco exageradas. 
Quando se usa o “Traje à Vianesa” é praticamente obrigatório colocar peças de ouro ao peito, variando apenas a quantidade. 
Este postal (já deve ter algumas dezenas de anos), representa raparigas de Cardielos numa Festa do Traje (segundo legenda no verso do postal) que envergam um peitilho de ouro. Não tenho conhecimentos suficientes para dizer se cumprem ou não com a tradição no que diz respeito ao ouro, mas penso ser um exagero no peso e na quantidade. 
Muitos criticam que, nomeadamente nos Desfiles da Mordomia mais recentes, participam raparigas que envergam os trajes tradicionais de Viana, exagerando na quantidade de ouro que carregam ao peito. Nada que se compare às do postal. Como em tudo, há que haver equilíbrio.

Poema do "Só" de António Nobre

Georges! Anda ver o meu país de romarias 
E procissões! 
Olha estas moças, olha estas Marias! 
Caramba! Dá-lhes beliscões! 
Os corpos delas, vê! São ourivesarias, 
Gula e luxúria dos Manéis! 
Têm nas orelhas grossas arrecadas, 
Nas mãos (com luvas), trinta moedas, em anéis, 
Ao pescoço, serpentes de cordões, 
E sobre os seios, entre cruzes, como espadas, 
Além dos seus, mais trinta corações! 
Vá Georges, faz-te Manel! Viola ao peito, 
Toca a bailar!


MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Forte da Ínsua

O Forte que tem a particularidade de o poço que se encontra no seu interior, ser um dos três existentes no mundo que se localizam no mar e são de água doce. Situado numa pequena ilha, perto da costa, o Forte da Ínsua, que integra um antigo convento franciscano, é um dos símbolos maiores do concelho de Caminha. Em situação de abandono há alguns anos, foi recentemente concessionado no âmbito do Programa Revive, estando previsto reabrir no início de 2022, transformado em centro de atividades turísticas com alojamento.

Andando pela cidade…

Viana do Castelo ao entardecer.  📸 14 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo 

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Gil Eannes recebe recorde de visitas em 2025

O Navio-Museu Gil Eannes, aberto ao público desde 1998 na antiga doca comercial de Viana do Castelo registou, em 2025, o maior número de visitantes da sua história. Ao todo, cerca de 99 mil pessoas visitaram este museu flutuante ao longo do ano. Foram mais 9% do que em 2018, o anterior melhor ano, que teve cerca de 91 mil visitas. 📸 Arquivo | @olharvianadocastelo