Avançar para o conteúdo principal

Viana do Castelo: vai começar a Romaria das Romarias de Portugal

Começa amanhã dia 19 de agosto e prolonga-se até ao dia 21 de agosto a Romaria de Nossa Senhora d’Agonia, um dos eventos mais importantes da cidade de Viana do Castelo. Não só religioso, mas também "festeiro”!
Desfile da Mordomia é o momento alto do primeiro dia das Festas. A partir das 10h00, mais de 500 mordomas apaixonadas pela cultura e tradições vianense, vão “invadir” as principais ruas de Viana com os tradicionais e coloridos trajes vermelhos, verdes e amarelos das diferentes freguesias do concelho. Não vão faltar também os fatos de noiva mais sóbrios, de cor preta. 
As centenas de quilos de ouro que ornamentaram os pescoços e peito das mordomas no desfile realizado no ano de 2013, foram avaliados em cerca de 14 milhões de euros. 
Ao longo dos três dias das Festas há um conjunto variado de atividades para ver, ouvir, sentir ou viver: para aqueles que preferem a parte religiosa têm à disposição procissões, missas, orações, novena…; e aqueles que preferem festa podem escolher entre, concertos musicais, cortejo, desfiles, gigantones e cabeçudos, concertinas e cantares ao desafio, exibições de grupos folclóricos e muitas outras atividades para se divertirem! 

Aqui ficam alguns destaques para: 
19 de agosto - sexta-feira 
10h00 | Desfile da Mordomia.
12h45 | Revista de "Gigantones e Cabeçudos" na Praça da República.
14h30 | Concertos Musicais nos coretos da Praça da República, pela Banda de Música de S. João da Madeira, e no Jardim D. Fernando pela Banda Escuteiros de Barrelas.
16h30 | Procissão Solene da Senhora d'Agonia.
21h00 | Desfile "Vamos para o Festival", saem do Largo da Estação dos Caminhos de Ferro, descem a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra em direcção ao Jardim Marginal.
22h00 | Festival "Exibições de Grupos Folclóricos" no palco do Anfiteatro do Jardim da Marina.
22h00 | 4º Encontro de Bandas Filarmónicas do Concelho de Viana do Castelo no palco da Praça da Liberdade.
00h00 | Sessão de fogo de artifício no Jardim Marginal - o afamado fogo da Festa.
- Início  da confecção dos "Tapetes Floridos" nas ruas da Ribeira.
- Arraial.
- Animação com Dj's junto ao Castelo Santiago da Barra.



MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Viana do Castelo acende as luzes de Natal a 7 de novembro de 2026

Foi, esta terça-feira, aprovado, em reunião ordinária de executivo, por unanimidade, o Protocolo de Cooperação entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo que prevê um investimento financeiro na iluminação de Natal semelhante ao dos anos transatos, 200 mil euros, mas com um reforço do número de ruas iluminadas. A iluminação de Natal está prevista para o período compreendido entre o dia 7 de novembro de 2026 e o dia 10 de janeiro de 2027. A proposta integra “significativos incrementos”, nomeadamente com implementação dos espetáculos multimédia ao longo da totalidade da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, a colocação da árvore multimédia no Largo de São Domingos, com vista à promoção de uma maior distribuição das pessoas pelas atrações e pelo centro histórico, bem como a inclusão da Rua de Viana, para a dinamização do comércio tradicional neste local. Serão iluminados cerca de quarenta arruamentos do centro histórico. Na A...

As tasquinhas e os carros da Rampa

Rampa de Santa Luzia  Viana do Castelo  📸 26 setembro 2026 | @olharvianadocastelo

"VIANA À MESA: 1920-1970". Exposição nos Antigos Paços do Concelho

Uma exposição que nos leva numa viagem pela mesa dos vianenses entre 1920 e 1970. Uma oportunidade para ver como comíamos, onde comíamos, onde nos abastecíamos, em Viana do Castelo durante aquele período, numa iniciativa do Núcleo de Viana do Castelo do Arquivo EPHEMERA. A inauguração da exposição terá lugar no dia 2 de outubro de 2026, às 18h00, nos Antigos Paços do Concelho (Praça da República), e contará com a presença de José Pacheco Pereira. Pode ser visitada de 2 a 31 de outubro. Nos dias 3 e 17 de outubro, às 11 horas, há visitas guiadas. Uma exposição a não perder. A entrada é livre!

Sexta-feira é dia de Feira Semanal!

Campo d’Agonia  Viana do Castelo  📸 2 outubro 2026 | @olharvianadocastelo

Hoje é dia de Feirão!

Praça da República, Viana do Castelo. Todos os sábados de maio a setembro, das 10h00 às 13h00. 📸 26 setembro 2026 | @olharvianadocastelo