Avançar para o conteúdo principal

A Festa do Cinema Italiano chega terça-feira a Viana


O 8 ½ Festa do Cinema Italiano vai estar no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, de 6 a 8 de setembro, com três produções cinematográficas italianas da última temporada.
No dia 6, terça-feira, às 21H30, a festa abre com o filme "8 ½" de Federico Fellini, uma das obras mais conhecidas dos cineastas italianos, numa cópia restaurada em digital.
Na quarta-feira, dia 7, é tempo de ver "Lo Chiamavano Jeeg Robot", de Gabriele Mainetti, pelas 21H30.
A festa termina na quinta-feira, dia 8, às 21H30, com o Le Cose Belle de Agostino Ferrante e Giovanni Piperno.



FELLINI 8½
Guido Anselmi é um famoso realizador à procura de descanso e um pouco de evasão numas famosas termas. Realidade e imaginação misturam-se na sua mente e o lugar que o deveria curar e relaxar enche-se das personagens que fazem parte da sua vida. No set abandonado do último filme, começam a reaparecer as personagens da sua vida: Guido, no meio deles com o megafone, dá ordens e todos obedecem em harmonia, de mãos dadas, formando uma cordão humano que desfila com alegria sob as notas das marchas dos gladiadores. Ganhou o Óscar de melhor filme estrangeiro em 1964. Apresentado na Festa do Cinema Italiano na sua versão restaurada.


O MEU NOME É JEEG ROBOT
Enzo entra em contacto com uma substância radioativa que lhe dá uma força sobre-humana. Fechado, introvertido e solitário, Enzo usa os seus novos superpoderes para a sua carreira de delinquente. Tudo muda quando encontra Alessia, uma rapariga instável que está convencida que Enzo é o famoso herói dos desenhos animados japoneses, JeegRobot. Enzo aprende o valor de ajudar os outros. Mas que preço terá de pagar para se transformar num herói? O filme mistura o fantástico com uma encenação crua e realista que surpreendeu público e críticos. O filme promete converter-se num filme de culto deste género cinematográfico.


LE COSE BELLE 
Filmado durante mais de dez anos, este documentário conta o cansaço e a beleza de crescer no Sul da Itália filmados através das histórias de quatro jovens, em dois momentos primordiais da sua existência: a adolescência na Nápoles cheia de esperança de 1999 e a idade adulta na cidade paralisada dos dias de hoje, actualizando as histórias e os rostos dos seus estrondosos protagonistas, "Le cose belle" é uma viagem inesquecível dentro do coração de Nápoles e de toda uma geração. Vencedor do prémio do público canais TVCine da passada edição da Festa do cinema italiano.

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Mordoma do cartaz da Romaria d’Agonia 2024 escolhida por concurso

Pela primeira vez na história da Romaria d’Agonia a mordoma do cartaz que leva a maior festa popular portuguesa a todo o mundo será selecionada por um júri entre 20 finalistas, todas elas escolhidas entre as concorrentes, abrindo assim espaço para mulheres com idades entre os 18 e os 35 anos participarem. “Qualquer mulher que sinta a nossa Romaria pode concorrer e pode aspirar a ser a mordoma da festa. É uma inovação que introduzimos este ano, pensando em todas as jovens mulheres que alimentam este sonho”, explicou Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, a entidade organizadora das festas da cidade. O novo regulamento para escolha do cartaz da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia vai ser implementado este ano e substitui o modelo anterior, de concurso promovido, que estava em vigor desde 2011, e que implicava escolher o conjunto do autor, do cartaz e da mordoma. No formato para a definição do cartaz da Romaria a estrear este ano, o mesmo passa a contemplar três fases, com qualquer mul

Maior Romaria de Portugal já tem programa

A maior romaria portuguesa apresenta esta quarta-feira o programa oficial de 2024, com nove dias de festa dedicada à Senhora d’Agonia. A edição deste ano da Romaria da Senhora d’Agonia realiza-se de 14 a 22 de agosto, tendo como novidades do programa, a realização do tradicional Desfile da Mordomia, que em 2023 juntou mais de 900 mulheres pelas ruas de Viana do Castelo, no dia 15 de agosto, feriado. Este é um dos quadros mais procurados, na participação e no público para assistir. Pode consultar o programa oficial AQUI .

Enorme “Coração de Viana” de Joana Vasconcelos exposto em Serralves

Uma das obras mais conhecidas e emblemáticas da artista plástica portuguesa Joana Vasconcelos, o "Coração Independente Vermelho”, inspirado no coração de Viana, peça icónica da filigrana portuguesa, está entre as mais de trinta e cinco peças que integram a sua primeira exposição individual em Serralves. A exposição, intitulada “I’m Your Mirror” esteve anteriormente no Museu Guggenheim de Bilbau (Espanha), onde recebeu mais de 640 mil visitantes. Vai estar no Porto, em Serralves, até 24 de junho. A obra "Coração Independente Vermelho”, já esteve exposta no Centro Cultural de Viana do Castelo durante a Romaria d'Agonia de 2014. Joana Vasconcelos foi, nesse mesmo ano, presidente da Comissão de Honra das Festas, tendo participado no cortejo etnográfico e no desfile da Mordomia. Alguns dos trabalhos expostos no Museu e nos Jardins do Parque de Serralves: (Clique na imagem para ver em modo de ecrã inteiro) CORAÇÃO INDEPENDENTE VERMELHO, 2005 | Apresenta-se sob a forma

Sabe o que vai acontecer de 20 a 28 de abril?

É o “ LER EM VIANA – Festa do Livro e das Artes ”, iniciativa que integra a 44ª FEIRA DO LIVRO . Durante 9 dias, predominantemente no Centro Cultural de Viana do Castelo (algumas iniciativas vão decorrer no edifício dos Antigos Paços do Concelho e na Biblioteca Municipal) vai acontecer uma programação rica e diversificada, contemplando uma exposição sobre o 25 de abril de 1974, sessões de lançamento de livros, conferências, oficinas, encontro com escritores, cientistas e artistas, espetáculos, teatro, concertos e a 44ª Feira do Livro, com 32 expositores, que estará disponível todos os dias, das 14h30 às 23h30, com entrada gratuita. Para os concertos, a lotação máxima é de 300 lugares. Os bilhetes têm um custo de 5 euros. Toda a programação AQUI .