Campeão Mundial em 2012, FASt a competir no Rio Lima

O Campeonato do Mundo de Veleiros Robóticos, que está a decorrer no Rio Lima, em Viana do Castelo, desde o dia 5 de setembro e que se prolonga até dia 10 do mesmo mês, conta com a participação do FASt, que já venceu este campeonato em 2012, em Cardiff, no País de Gales. 
O veleiro FASt, criado por estudantes e investigadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e da Unidade de Robótica e Sistemas Inteligentes (ROBIS) do INESC TEC, tem 2,5 metros de comprimento. Foi parcialmente construído com materiais compósitos, sensores fulcrais para navegação, como um recetor GPS, uma bússola digital, medidores de velocidade e direção do vento, temperatura da água, luz ambiente, da velocidade da corrente de água e um sonar para detetar obstáculos no percurso.
No total vão participar nesta competição nove países. Equipas de Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Finlândia, Estados Unidos da América, Japão, Nova Zelândia e China vão apresentar robôs que podem ir até quatro metros de comprimento e que usam como propulsão exclusivamente a força do vento.
A segunda-feira, 5 de setembro, foi destinada aos treinos. De terça a sexta-feira, 6 a 9 de setembro, da parte da tarde, realizam-se as várias provas do campeonato. A sessão de entrega de prémios vai acontecer no dia 10, ao final do dia.

Veleiro FASt, campeão mundial em 2012, compete em Viana do Castelo
Veleiro FASt, campeão mundial em 2012, compete em Viana do Castelo
Veleiro FASt, campeão mundial em 2012, compete em Viana do Castelo

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Enorme máquina giratória vai “triturar” mais de 15 mil toneladas de materiais dos 13 andares do prédio Coutinho

Laboratório do mar com minissubmarino e aquário abriu em Viana do Castelo

Morreu a ''PALMIRINHA''

Passagens de nível que já não existem

Já começou o Natal em Viana