Avançar para o conteúdo principal

Campeão Mundial em 2012, FASt a competir no Rio Lima

O Campeonato do Mundo de Veleiros Robóticos, que está a decorrer no Rio Lima, em Viana do Castelo, desde o dia 5 de setembro e que se prolonga até dia 10 do mesmo mês, conta com a participação do FASt, que já venceu este campeonato em 2012, em Cardiff, no País de Gales. 
O veleiro FASt, criado por estudantes e investigadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e da Unidade de Robótica e Sistemas Inteligentes (ROBIS) do INESC TEC, tem 2,5 metros de comprimento. Foi parcialmente construído com materiais compósitos, sensores fulcrais para navegação, como um recetor GPS, uma bússola digital, medidores de velocidade e direção do vento, temperatura da água, luz ambiente, da velocidade da corrente de água e um sonar para detetar obstáculos no percurso.
No total vão participar nesta competição nove países. Equipas de Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Finlândia, Estados Unidos da América, Japão, Nova Zelândia e China vão apresentar robôs que podem ir até quatro metros de comprimento e que usam como propulsão exclusivamente a força do vento.
A segunda-feira, 5 de setembro, foi destinada aos treinos. De terça a sexta-feira, 6 a 9 de setembro, da parte da tarde, realizam-se as várias provas do campeonato. A sessão de entrega de prémios vai acontecer no dia 10, ao final do dia.

Veleiro FASt, campeão mundial em 2012, compete em Viana do Castelo
Veleiro FASt, campeão mundial em 2012, compete em Viana do Castelo
Veleiro FASt, campeão mundial em 2012, compete em Viana do Castelo

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Uma paisagem em despedida

Em pleno centro histórico da cidade de Viana do Castelo ainda persistem “nódoas” na paisagem que contrastam com a envolvência.  É o caso do antigo edifício da Empresa de Pesca de Viana (ver foto), que se encontra degradado e devoluto há décadas, no largo Maestro José Pedro. Muito recentemente (julho 2025), a construtora vianense Baltor - Engenharia e Construção, apresentou um projeto que prevê uma intervenção neste edifício que vai mudar o seu aspeto decadente e degradado. O edifício, que durante muitos anos esteve ligado à indústria da pesca e da transformação do bacalhau, será o "Edifício das Pescas" que, depois de reabilitado, vai dar lugar a cerca de 55 frações habitacionais. 📸 outubro 2025 | Olhar Viana do Castelo

Em contagem decrescente para o Natal

Viana do Castelo continua a engalanar-se para receber o Natal. 📸 20 outubro 2025 | Olhar Viana do Castelo

Em Viana já se montam as iluminações de Natal

Na cidade de Viana do Castelo já teve início a montagem das luzes de Natal, que começam a brilhar no dia 8 de novembro, e vão permanecer até ao dia 12 de janeiro de 2026. As ornamentações/iluminações deste ano vão decorar cerca de 36 locais, entre ruas, praças, avenidas, largos, igrejas e entradas na cidade. Vão ser investidos cerca de 200.000€. A iluminação de Natal de 2024 foi inaugurada em 9 de novembro. 📸 14 outubro 2025 | Olhar Viana do Castelo

A expectativa acabou

O emblemático café Moderno, situado na rua de Aveiro, em Viana do Castelo, e encerrado há alguns anos, não voltará a abrir, vai funcionar no seu lugar um estabelecimento comercial dedicado a outro ramo de atividade. A expectativa foi criada quando a FIGS, Arquitectos Associados Lda., em 2022, apresentou na sua página do Facebook o projeto de reabilitação do icónico Café Moderno (ver AQUI ). Mais um café de referência da cidade de Viana do Castelo que se perde. 📸 outubro 2025 | Olhar Viana do Castelo

A mais recente construção dos estaleiros navais WestSea

Ao início da tarde desta quinta-feira (23), o Star Seeker, o quinto navio da série Explorer, a sair para provas de mar dos estaleiros navais WestSea, em Viana do Castelo, onde está a ser construído. Está quase pronto, cerca de mais um mês e partirá de vez. 📸 23 outubro 2025 | @olharvianadocastelo