Avançar para o conteúdo principal

DANÇA | ''Antes que matem os Elefantes'' de Olga Roriz chega a Viana

Antes que matem os elefantes, 23 de setembro, Viana do Castelo
Espetáculo de dança da coreógrafa Olga Roriz, natural de Viana do Castelo, inspirado na guerra na Síria, que vai estar em cena no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no dia 23 de setembro, pelas 21H30.
Antes que matem os elefantes começa a negro, com a exibição de um vídeo de seis minutos, sem imagens apenas com legendas e as vozes de crianças, a maior parte delas a viver em Aleppo, cidade a norte da Síria. Depois desta introdução entram em palco sete bailarinos que se movem num apartamento destruído. 
Para ver, ouvir, sentir e refletir sobre o conflito naquele país.

"Por onde reabrir caminho, qual o tema, a terra, o objetivo?

À procura de nós, dos nossos detritos.

Em frente… sempre em frente não olhar para trás. Olhos fechados

sem querer pensar, o frio, o medo do frio, a fome.

Ali em lugar nenhum, lugar perdido, duro, rasgado.

Ali, o lugar da ânsia do desconhecido. Memórias de estômago vazio.

A escuridão, o corpo colado a outro corpo e a outro e a outro…

O filho de encontro ao peito, cobertor às costas e malas, sacos, bonecos,

entre uma outra pequena mão de carne e osso.

Pés devastados, pisados de cada poeira. As pedras…

O céu espesso, um céu aberto e a cabeça a estalar.

Já não se sabe da dor, já se perdeu a ira.

A dúvida, a insegurança e a pequenez cansa.

Perdido o mínimo poder, perdida a dignidade, cansa.

Demolida a última réstia de humanidade, cansa. 

E porquê eu?"

Olga Roriz

Preço do bilhete: 10€ Plateia e 8€ Frisas e Camarotes

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Empreitada do novo mercado de Viana parada sem data para recomeçar

As obras de construção do novo mercado tinham sido iniciadas em setembro de 2025, mas foram entretanto interrompidas por, segundo informação do presidente da Câmara de Viana do Castelo “terem aumentado a área de escavações depois de descobertos achados arqueológicos”. O retomar da obra vai depender do que for encontrado durante as escavações arqueológicas. 📸 Arquivo | @olharvianadocastelo

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Dia de chuva em Viana do Castelo

Pelas ruas da cidade. 📸 23 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

O Castelo que deu o nome à cidade

Foi a 20 de Janeiro de 1848 que a Vila de Viana do Minho foi elevada a cidade com a denominação de Viana do Castelo. Esta distinção foi concedida pela Rainha D. Maria II. Reza a história que este gesto da Rainha se deveu ao reconhecimento da heróica resistência e lealdade do comandante do Castelo de Santiago da Barra, aquando da guerra civil da Patuleia. (Extrato da carta datada de 20 de Janeiro de 1848, que a Rainha D. Maria II enviou à Câmara de Viana)  “...Hei por bem e me praz, que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencem...”

Um “manto” de espuma cobre areal da praia do Canto Marinho

Devido à agitação marítima, assim estava ontem, sábado (24), coberto de espuma, criando um cenário semelhante a neve, o areal da praia do Canto Marinho, em Carreço, Viana do Castelo. 📸 24 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo