Avançar para o conteúdo principal

128 Anos | Escola Secundária de Monserrate

Situada na freguesia de Monserrate, a Escola Secundária de Monserrate completa nesta sexta-feira (21), 128 anos de história dedicada à educação. Mais um ano de muito sucesso e realizações desde a sua fundação com a designação de Escola de Desenho Industrial de Viana do Castelo, por decreto de el-rei D. Luís I em 13 de Junho de 1888. Foi inaugurada em 21 de Outubro de 1888 num dos mais belos edifícios do século XVIII, o palácio que foi do Tenente de Armas General Luís do Rego Barreto. 
Ao longo destes anos já teve diferentes designações, tais como: Escola Elementar de Desenho Industrial de Nun’Álvares, Escola Industrial e Comercial Nun’Álvares, Escola Industrial e Comercial de Viana do Castelo e desde 22 de Novembro de 1979 passou a designar-se Escola Secundária de Monserrate. Conheceu igualmente várias instalações, sendo que o actual edifício foi inaugurado em 20 de Junho de 1964. 
Em Junho de 2009, iniciaram-se nestas instalações profundas obras de requalificação que foram concluídas no ano de 2011, num investimento que rondou os 16 milhões de euros. 
São 128 anos de Escola Secundária de Monserrate e uma infinidade de histórias para contar. Amizades, aprendizagens… saudade. 
Saiba AQUI toda a história deste estabelecimento de ensino que foi e continua a ser uma referência na região de Viana do Castelo.

Escola Secundária de Monserrate na atualidade
Escola Secundária de Monserrate na atualidade
Escola Secundária de Monserrate na atualidade
Escola Secundária de Monserrate na atualidade

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Forte da Ínsua

O Forte que tem a particularidade de o poço que se encontra no seu interior, ser um dos três existentes no mundo que se localizam no mar e são de água doce. Situado numa pequena ilha, perto da costa, o Forte da Ínsua, que integra um antigo convento franciscano, é um dos símbolos maiores do concelho de Caminha. Em situação de abandono há alguns anos, foi recentemente concessionado no âmbito do Programa Revive, estando previsto reabrir no início de 2022, transformado em centro de atividades turísticas com alojamento.

Andando pela cidade…

Viana do Castelo ao entardecer.  📸 14 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo 

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Gil Eannes recebe recorde de visitas em 2025

O Navio-Museu Gil Eannes, aberto ao público desde 1998 na antiga doca comercial de Viana do Castelo registou, em 2025, o maior número de visitantes da sua história. Ao todo, cerca de 99 mil pessoas visitaram este museu flutuante ao longo do ano. Foram mais 9% do que em 2018, o anterior melhor ano, que teve cerca de 91 mil visitas. 📸 Arquivo | @olharvianadocastelo