Avançar para o conteúdo principal

NÃO SE ESQUEÇA | Amanhã muda a hora

Relógio de sol Misericórdia de Viana do Castelo

Na madrugada de 30 de outubro de 2016 (domingo), a Hora Legal muda do regime de Verão para o regime de Inverno. Em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, às 02H00 da manhã atrase o relógio 60 minutos, passando para a 01H00 da manhã. 
O propósito é promover uma melhor utilização da luz do dia, levando a uma poupança de energia. Este procedimento leva as pessoas a levantarem-se uma hora mais cedo, aproveitando assim as primeiras horas após o nascer do sol, em que de outra forma estariam ainda a dormir. Da mesma forma, à noite após o pôr-do-sol, as populações passam em média a deitar-se uma hora mais cedo, poupando-se assim uma quantidade significativa de energia elétrica. 
Na imagem, o antigo relógio de sol na fachada do edifício da Misericórdia de Viana do Castelo não precisa de acertos, neste é a sombra que marca a hora do dia, usando como referência a posição do Sol. Não precisa de pilhas para funcionar. Tem, no entanto, o inconveniente de parar de funcionar quando está nublado.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Começa hoje o Mercado dos Descobrimentos

A descoberta do Oriente é o tema da edição de 2026 do Mercado dos Descobrimentos, que regressa a Viana do Castelo, de 18 a 21 de junho, para transformar o centro histórico numa grande viagem ao ano de 1518. Com mais de 100 momentos de animação, 150 mercadores, recriações históricas, atividades pedagógicas e experiências para toda a família, o evento promete voltar a afirmar-se como um dos maiores mercados históricos do país. Ao longo de quatro dias, as ruas da cidade serão ocupadas pelo ambiente quinhentista, recriando a chegada de El-Rei D. Manuel I e da Rainha D. Leonor de Áustria a Viana da Foz do Lima para celebrar os 260 anos da atribuição do Foral e assinalar a importância das rotas marítimas portuguesas para o Oriente. Mais de 150 mercadores trarão artesanato, gastronomia, especiarias e produtos inspirados nos territórios que marcaram a expansão marítima portuguesa. A animação será permanente, com espetáculos de música, dança, teatro, humor e recriações históricas de meia em mei...

A cidade alegra-se com o regresso do Mercado dos Descobrimentos ao centro histórico

A abertura do Mercado dos Descobrimentos tem lugar hoje, 18 de junho às 20h00. Consulte o programa completo AQUI . 📸 18 junho 2026 | @olharvianadocastelo

Feira Medieval de Viana do Castelo

Às ruas do centro histórico de Viana do Castelo, onde decorre desde a passada quinta-feira a Feira Medieval , tem acorrido muita gente para apreciar e usufruir dum ambiente medieval, com a recriação de festas, sons, cheiros e sabores de tempos bem longínquos. Se ainda não visitou esta Feira, tem até domingo dia 13, a oportunidade de se deliciar com este ambiente de sabor medieval enquadrado no cenário do centro histórico de Viana do Castelo.

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)