Avançar para o conteúdo principal

Outubro Rosa | Pela saúde da mulher


O Município de Viana do Castelo, em parceria com outras instituições como a Unidade Local de Saúde do Alto Minho, Hospital Particular de Viana do Castelo, Escola Secundária Santa Maria Maior e Escola Secundária de Monserrate, aderiu ao movimento “Outubro Rosa”, dedicando este mês à saúde da mulher. 
O movimento conhecido como “Outubro Rosa” nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para sensibilizar a população para a temática da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama. 
O mês de outubro é assinalado por duas efemérides: a 15 de outubro assinala-se o Dia Mundial da Saúde da Mama e a 30 de outubro o Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama. 
Durante este mês de outubro, irão desenvolver-se uma série de atividades em Viana do Castelo, destacando-se do programa: 

Dia 15 - Workshop de Alimentação da Mulher em Menopausa + Aula de Exercício em Condições Especiais 
Local: SIRD (Darque), às 10h00

De 17 a 22 - Avaliações Físicas (Bioimpedância) Destinatário: Público Feminino. Atividade gratuita.
Local: Hospital Particular de Viana do Castelo, entre as 10h00 e as 18h00


Dia 21 - Hidroginástica 
Valor da inscrição a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Local: Piscina do Atlântico e Piscina de Barroselas, 20h30 às 21h30.

Dia 30 - Caminhada do Dia de Prevenção do Cancro da Mama 
Valor da inscrição a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Local: Largo de S. Sebastião em Barroselas, às 10h00

Veja o Programa completo, AQUI.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Viana do Castelo acende as luzes de Natal a 7 de novembro de 2026

Foi, esta terça-feira, aprovado, em reunião ordinária de executivo, por unanimidade, o Protocolo de Cooperação entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo que prevê um investimento financeiro na iluminação de Natal semelhante ao dos anos transatos, 200 mil euros, mas com um reforço do número de ruas iluminadas. A iluminação de Natal está prevista para o período compreendido entre o dia 7 de novembro de 2026 e o dia 10 de janeiro de 2027. A proposta integra “significativos incrementos”, nomeadamente com implementação dos espetáculos multimédia ao longo da totalidade da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, a colocação da árvore multimédia no Largo de São Domingos, com vista à promoção de uma maior distribuição das pessoas pelas atrações e pelo centro histórico, bem como a inclusão da Rua de Viana, para a dinamização do comércio tradicional neste local. Serão iluminados cerca de quarenta arruamentos do centro histórico. Na A...

As tasquinhas e os carros da Rampa

Rampa de Santa Luzia  Viana do Castelo  📸 26 setembro 2026 | @olharvianadocastelo

"VIANA À MESA: 1920-1970". Exposição nos Antigos Paços do Concelho

Uma exposição que nos leva numa viagem pela mesa dos vianenses entre 1920 e 1970. Uma oportunidade para ver como comíamos, onde comíamos, onde nos abastecíamos, em Viana do Castelo durante aquele período, numa iniciativa do Núcleo de Viana do Castelo do Arquivo EPHEMERA. A inauguração da exposição terá lugar no dia 2 de outubro de 2026, às 18h00, nos Antigos Paços do Concelho (Praça da República), e contará com a presença de José Pacheco Pereira. Pode ser visitada de 2 a 31 de outubro. Nos dias 3 e 17 de outubro, às 11 horas, há visitas guiadas. Uma exposição a não perder. A entrada é livre!

Sexta-feira é dia de Feira Semanal!

Campo d’Agonia  Viana do Castelo  📸 2 outubro 2026 | @olharvianadocastelo

Hoje é dia de Feirão!

Praça da República, Viana do Castelo. Todos os sábados de maio a setembro, das 10h00 às 13h00. 📸 26 setembro 2026 | @olharvianadocastelo