Avançar para o conteúdo principal

Viana investe 20 milhões de euros em 30 projetos até final de 2020

Viana do Castelo
Segundo anunciou ontem o presidente da Câmara de Viana do Castelo, até final do ano de 2020 vão ser investidos 20 milhões de euros em 30 projetos de reabilitação do espaço público e de equipamentos degradados em quatro áreas da cidade (Centro Histórico, Frente Ribeirinha, Cidade Poente e Darque). Sendo que cerca de 16 milhões de euros são garantidos pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional), três milhões de euros a contribuição do Município e um milhão de euros destina-se a investimento privado.
Fazem parte destes projetos, as seguintes intervenções:

REABILITAÇÃO URBANA 
1. Requalificação do espaço público no Centro Histórico de Darque
2. Requalificação do espaço público da Areia (Darque)
3. Requalificação da Rua Cidade de Riom
4. Requalificação da Rua Sport Clube Vianense
5. Requalificação da envolvente ao Campo da Agonia
6. Requalificação da envolvente ao Náutico
7. Requalificação da envolvente do Jardim D. Fernando
8. Requalificação da Rua de Santiago 
9. Reabilitação e refuncionalização da Praça de Viana

MOBILIDADE SUSTENTÁVEL 
10. Rede Urbana de Ciclovias
11. Interface rodoferroviário de Darque (Areia)
12. Corredor verde - Requalificação do espaço público Quinta da Bouça
13. Requalificação da Frente Ribeirinha Poente
14. Rua de Olivença
15. Largo Mestre César
16. Largo de Santa Catarina
17. Rua dos Rubins
18. Rua do Anjinho
19. Rua da Bandeira

COMUNIDADES DESFAVORECIDAS 
20. Reabilitação do Bairro Social de Darque (IHRU) e requalificação do espaço público envolvente
21. Reabilitação do Bairro Social da Meadela (IHRU) e requalificação do espaço público envolvente
22. Reabilitação do Bairro Social da Escola Técnica (IHRU) e requalificação do espaço público envolvente
23. Reabilitação da Casa dos Rapazes
24. Reabilitação da Sociedade de Instrução e Recreio Darquense (SIRD)
25. Requalificação do espaço público na envolvente do edificado (Areia)
26. Reabilitação da Habitação de Reintegração da Rua Luís Jácome
27. Equipamento coletivo Espaço de Memória, Tradição e Imagem
28. Requalificação do edifício do Hospital Velho - Albergue / Espaço Intergeracional
29. Equipamento coletivo Areosa
30. Reabilitação da Habitação Social na Avenida do Atlântico e requalificação do espaço público envolvente

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

O crochet está de volta às ruas de Vila Nova de Cerveira

A 6ª edição do “O Crochet sai à Rua… em Cerveira” volta a espalhar pelo centro histórico desta vila minhota a arte do crochet, recriando o património mais emblemático de cada freguesia, algumas tradições e ainda muitos outros apontamentos criativos em crochet. Para ver até ao final de setembro de 2023.

Coisa rara nos últimos anos

Navio cimenteiro ROAZ na tarde desta segunda-feira em manobras de atracação na antiga doca comercial do porto de Viana do Castelo. Nos últimos anos tem sido habitual entrarem e atracarem nesta doca somente embarcações de pequena dimensão, sendo a entrada hoje do navio ROAZ um acontecimento que não se via há muito.

A viajar no Tempo

Tempo do cortejo etnográfico da Romaria d’Agonia, no ano de 1958(?).

Festival VIANA BATE FORTE já começou

A 6ª edição do “VIANA BATE FORTE” arrancou esta sexta-feira no centro histórico da cidade de Viana do Castelo contando com três palcos instalados na Praça da Liberdade, Praça da República e Praça da Erva (ver fotos). O festival continua amanhã com mais oito concertos.