Avançar para o conteúdo principal

ARTES | Artista Vianense obtém prémio em concurso de pintura/escultura

.

A Fundação Bienal de Arte Cerveira (FBAC) atribuiu o 2º prémio do “Concurso Artistas do Alto Minho e Galiza 2016” ao vianense Albino Castro. Neste concurso de pintura e escultura naïf e autodidata, destinado a artistas residentes no Alto Minho e na Galiza, foram apresentados 87 trabalhos de 55 artistas. O presente concurso envolveu a atribuição de dois prémios aquisição “Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira”, cujo valor é de 2.500€ (1.º Prémio) e 500€ (2.º Prémio). O artista vianense Albino Castro recebeu o 2º prémio com a obra “Cabeçudos” e “Gigantones”. 
Recorde-se que está patente no Hotel Flôr de Sal, em Viana do Castelo, (até 30 de novembro) uma exposição de aguarelas de Albino Castro. 
José Albino Soares Fernandes de Castro, português, nasceu em Monserrate, Viana do Castelo. Realizou algumas exposições individuais e colectivas em Portugal e no estrangeiro. Frequentou o Atelier de Desenho e Pintura orientado por Rui Pinto, pintor vianense já consagrado não só em Portugal como no estrangeiro.

Comentários

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Escadório de Santa Luzia

A Basílica de Santa Luzia, situada no alto do monte com o mesmo nome, é o monumento mais conhecido e visitado da cidade de Viana do Castelo. Para lá chegar tem três opções: a estrada, o funicular ou o escadório. Quem optar pelo funicular, fará um percurso de 650 metros, vencendo um desnível de 160 metros, numa viagem com duração de aproximadamente 7 minutos. Quem se sentir atraído a ir a pé pelo escadório, terá que subir 659 degraus. Subir esta escadaria não é assim tão difícil, basta ir com calma, parando quando o cansaço aparecer. Veja algumas fotografias do escadório de Santa Luzia.

Andando pela cidade…

Interior da Igreja de S. Bento (séc. XVI), Viana do Castelo.

ANTES e AGORA

Há pelo menos 10 anos que a estrutura situada no porto de pesca, junto à antiga Torre de Vigia dos Pilotos da Barra de Viana do Castelo, se encontrava desativada, degradada e com lixo no interior. Finalmente, no passado dia 21 de março, foi demolida, apresentando-se agora o espaço com uma melhor imagem. Também a placa que assinala o local, na antiga doca comercial, onde entre 1923 e 1959 funcionou a Escola de Natação do S. C. Vianense, foi por estes dias sujeita a uma operação de limpeza.

Em dia de calor…

De bicicleta, a correr ou a caminhar nesta tarde de 27 de março, com temperatura agradável de 20º, pela Ecovia Litoral Norte, Areosa/Viana do Castelo.

Ruas da Ribeira de Viana

Andando por ruas, becos e vielas da nossa Ribeira.