Avançar para o conteúdo principal

PRAÇA DE TOUROS | Anteprojeto de reconversão

A construção de uma pista de atletismo a dez metros de altura, com 200 metros de extensão e vista panorâmica é uma das valências do 'campus' desportivo que vai nascer na antiga praça de touros de Viana do Castelo. 
Em declarações hoje à agência Lusa, a propósito da conclusão do anteprojeto de reconversão da antiga praça de touros em 'campus' desportivo, o presidente da Câmara revelou que a infraestrutura, a criar no exterior e abrangendo todo o perímetro do edifício, poderá ser utilizada por atletas e pela população para "jogging, atletismo, caminhadas entre outras atividades de manutenção física". 
A pista "será coberta", permitindo a sua utilização "mesmo em condições climatéricas adversas" e está integrada no projeto para reconversão da antiga praça de touros, um investimento de 2,5 milhões de euros que vai a concurso em abril de 2017 e que prevê a transformação da antiga arena, desativada há cerca de sete anos desde que cidade se declarou antitouradas, em espaço multiusos. 
A intervenção, "cujo projeto final será apresentado apresentado à cidade no início de 2017" está integrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), candidatado ao programa comunitário do Portugal 2020. 
O estudo prévio da obra, segundo o autarca socialista, prevê ainda "a criação de áreas desportivas e espaços de apoio, bancadas e uma área panorâmica destinada à restauração com vista para o rio Lima".
Na envolvente, o espaço, situado junto aquele rio "vai ser todo requalificado transformando-o num verdadeiro campus desportivo". 
A futura "Praça Viana" será "gerida pela Escola Desportiva de Viana (EDV), em regime de comodato, dotando a associação de condições adequadas para as inúmeras modalidades e para a formação dos jovens do concelho". A EDV completou em maio 40 anos de existência e tem mais de 1.300 atletas. 
À Lusa, o presidente da EDV, Rui Silva destacou que o anteprojeto, apresentado durante a festa das modalidades do clube, prevê a reconversão da antiga arena, situada no rés do chão do edifício, em espaço multiusos. 
Terá capacidade para receber, em simultâneo, várias modalidades, como voleibol, basquetebol, ginástica e contempla ainda uma zona a concessionar, destinada à prática de 'fitness'. 
O primeiro andar do redondel está destinado à área de restauração, com espaços envidraçados, com vista para o rio Lima, ao museu da EDV. Trata-se de uma área "autónoma" que permite a circulação do público e o acesso às bancadas. 
No último piso, igualmente envidraçado, será criada uma sala com 38 metros quadrados, reservada à modalidade de esgrima. 
O projeto previsto para a antiga arena, com uma área de 3.800 metros quadrados, e cerca de 65 metros de diâmetro, é da autoria do arquiteto Rui Cavaleiro, responsável pela requalificação realizada no parque da cidade, como o centro de remo e Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA). 
A praça foi construída em 1948 e teve uma intensa atividade inicial mas, nos últimos anos, ficou reduzida a apenas um espetáculo anual, por altura da Romaria da Senhora d'Agonia, o que aconteceu pela última vez em agosto de 2008. Está encerrada desde 2009, quando Viana do Castelo se declarou cidade antitouradas. 
Chegaram a ser avançadas várias hipóteses para aquele imóvel, como um centro de Ciência Viva, um Centro de Mar - entretanto instalado a bordo do antigo navio hospital Gil Eannes - e um espaço de restauração e atividades náuticas. Até agora não foi dada qualquer utilização pública ao equipamento que se encontra "bastante degradado".

Reconversão da antiga Praça de Touros, Viana do Castelo

Reconversão da antiga Praça de Touros, Viana do Castelo

Reconversão da antiga Praça de Touros, Viana do Castelo

Reconversão da antiga Praça de Touros, Viana do Castelo

Reconversão da antiga Praça de Touros, Viana do Castelo

Comentários

  1. I love this idea it will be very good for Viana. I hope this will take place, and that the Project will include a dogpark for us that have dogs in Viana. We need desperatly a dogpark.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia, desculpem incomodar, mas será que alguém sabe porque razão não se consegue dormir á 2 noites em Viana devido ao barulho("musica") que dura ate as 6:00 da manha?
    Cidade que se diz Saudavel, e permite disturbios a noite toda? Nada contra festas e festividades mas em locais proprios e sem incomodar quem tem direito ao seu descanso.

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamente.Todos temos o direito à diversão desde que não agredirmos os nossos concidadãos. Estes também tem o DIREITO ao repouso.

    ResponderEliminar
  4. Concordo com o projecto, não concordo que seja uma associação a gerir o espaço, mas sim a Câmara gerir o espaço, para venificiar todas associações da Cidade de Viana do Castelo.
    Uma câmara para todos, e não uma câmara só para alguns.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Natal 2022 em Viana do Castelo com mais ruas iluminadas e um investimento de 160 mil euros

A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje, por unanimidade, um investimento de 160 mil euros na animação de Natal, menos 10 mil do que em 2021, com “mais ruas iluminadas” e espetáculos multimédia em toda a Avenida dos Combatentes. Segundo o presidente da Câmara de Viana do Castelo, que falava durante a reunião camarária para apresentar protocolo de cooperação entre o município e a Associação Empresarial, o valor destinado à animação de Natal 2022 representa uma poupança de 10 mil euros, em relação ao investimento do ano passado, sendo que, durante os meses de dezembro e janeiro, “haverá mais ruas iluminadas” e que o os espetáculos multimédia, que até agora preenchiam cerca de metade da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, vão ser alargados a toda a extensão da principal artéria da cidade. Os espetáculos multimédia, diários, consistem em jogos de luzes sincronizados com música e, atraem centenas de pessoas. Luís Nobre anunciou ainda que a árvore de Natal 3D, com cerca de 30 metros

Viana acende luzes de Natal a 02 de dezembro

As iluminações de Natal vão acender-se nas ruas da cidade de Viana do Castelo no dia 02 de dezembro, e estarão ligadas de segunda-feira a quinta-feira, das 18h00 às 22h00 e, às sextas-feiras e fins-de-semana, o horário será alargado, entre as 18h00 e a 00h00. A programação de Natal será anunciada pela Câmara de Viana no próximo dia 25 de novembro. (Notícia atualizada em 25 nov 2022 com mais informação)

Em Viana ainda se vendem os tradicionais presépios em barro

Nos últimos anos, nesta quadra, há uma banca que é montada junto ao Jardim Público, onde ainda é possível comprar pequenas peças coloridas em barro, meio toscas, para montar um presépio tradicional português. São muitas dezenas de peças com origem na região de Barcelos, que retratam o Menino Jesus, Nossa Senhora, São José, manjedoura, burro, vaca, reis magos sobre camelos, moleiro e o seu moinho, rebanhos, fanfarras, o castelo, o casario, a igreja, o padre, entre muitas outras personagens. Um costume que parece um pouco afastado das casas dos portugueses, mas que alguns ainda mantêm o encanto de o montar à moda antiga.

Viana do Castelo vai receber o Natal e Passagem de Ano com concertos, animação de rua, exposições…

De 01 de dezembro de 2022 a 08 de janeiro de 2023 a cidade vive intensamente as festividades do Natal e da chegada do Ano Novo.  A programação “Viana, Coração do Natal”, organizada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo em parceria com a Associação Empresarial de Viana do Castelo, é bastante diversificada. O programa inclui propostas em vários locais na cidade, para que miúdos e graúdos possam celebrar esta época festiva. Praça Natal, Mercado de Natal, atividades infantis, concertos, animação de rua, exposições e passagem de ano, são sugestões de coisas para fazer este Natal, sozinho, entre amigos ou em família. Destaques da Programação > A 02 de dezembro, são inauguradas as iluminações de Natal nas ruas da cidade, em parceria com a Associação Empresarial de Viana do Castelo. Este ano, as iluminações estarão ligadas de segunda-feira a quinta-feira, das 18h00 às 22h00 e, às sextas-feiras e fins-de-semana, o horário será alargado, entre as 18h00 e a 00h00. > A Praça da República

Jogos do Mundial? Veja-os no “mini-estádio” instalado na Praça da Liberdade

No coração da cidade de Viana do Castelo, uma tenda com um ecrã gigante converte a praça da Liberdade numa “fan zone” de acesso gratuito, ideal para assistir às fortes emoções do Mundial de Futebol 2022, cuja fase final realiza-se no Qatar, de 20 de novembro a 18 de dezembro. Portugal integra o Grupo H, defrontando sucessivamente o Gana, Uruguai e Coreia do Sul.  Junte os amigos e a família e torça pela seleção. Com a tenda, o frio e a chuva não serão problema, e o ecrã gigante garante que ninguém perca uma só jogada.b Serão transmitidos todos os jogos da Seleção Portuguesa e jogos das fases eliminatórias. Veja as datas e os horários dos jogos da seleção portuguesa na fase de grupos do Campeonato do Mundo: QUINTA-FEIRA  24 DE NOVEMBRO - 16H PORTUGAL / GANA SEGUNDA-FEIRA  28 DE NOVEMBRO - 19H PORTUGAL / URUGUAI SEXTA-FEIRA 02 DE DEZEMBRO - 15H COREIA DO SUL / PORTUGAL Os jogos que vão ser exibidos (abertura 1 hora antes dos jogos e fecho 1 hora depois): 20 DE NOVEMBRO - 16h00 QATAR / EQ