Avançar para o conteúdo principal

PRAÇA DE TOUROS | Anteprojeto de reconversão

A construção de uma pista de atletismo a dez metros de altura, com 200 metros de extensão e vista panorâmica é uma das valências do 'campus' desportivo que vai nascer na antiga praça de touros de Viana do Castelo. 
Em declarações hoje à agência Lusa, a propósito da conclusão do anteprojeto de reconversão da antiga praça de touros em 'campus' desportivo, o presidente da Câmara revelou que a infraestrutura, a criar no exterior e abrangendo todo o perímetro do edifício, poderá ser utilizada por atletas e pela população para "jogging, atletismo, caminhadas entre outras atividades de manutenção física". 
A pista "será coberta", permitindo a sua utilização "mesmo em condições climatéricas adversas" e está integrada no projeto para reconversão da antiga praça de touros, um investimento de 2,5 milhões de euros que vai a concurso em abril de 2017 e que prevê a transformação da antiga arena, desativada há cerca de sete anos desde que cidade se declarou antitouradas, em espaço multiusos. 
A intervenção, "cujo projeto final será apresentado apresentado à cidade no início de 2017" está integrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), candidatado ao programa comunitário do Portugal 2020. 
O estudo prévio da obra, segundo o autarca socialista, prevê ainda "a criação de áreas desportivas e espaços de apoio, bancadas e uma área panorâmica destinada à restauração com vista para o rio Lima".
Na envolvente, o espaço, situado junto aquele rio "vai ser todo requalificado transformando-o num verdadeiro campus desportivo". 
A futura "Praça Viana" será "gerida pela Escola Desportiva de Viana (EDV), em regime de comodato, dotando a associação de condições adequadas para as inúmeras modalidades e para a formação dos jovens do concelho". A EDV completou em maio 40 anos de existência e tem mais de 1.300 atletas. 
À Lusa, o presidente da EDV, Rui Silva destacou que o anteprojeto, apresentado durante a festa das modalidades do clube, prevê a reconversão da antiga arena, situada no rés do chão do edifício, em espaço multiusos. 
Terá capacidade para receber, em simultâneo, várias modalidades, como voleibol, basquetebol, ginástica e contempla ainda uma zona a concessionar, destinada à prática de 'fitness'. 
O primeiro andar do redondel está destinado à área de restauração, com espaços envidraçados, com vista para o rio Lima, ao museu da EDV. Trata-se de uma área "autónoma" que permite a circulação do público e o acesso às bancadas. 
No último piso, igualmente envidraçado, será criada uma sala com 38 metros quadrados, reservada à modalidade de esgrima. 
O projeto previsto para a antiga arena, com uma área de 3.800 metros quadrados, e cerca de 65 metros de diâmetro, é da autoria do arquiteto Rui Cavaleiro, responsável pela requalificação realizada no parque da cidade, como o centro de remo e Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA). 
A praça foi construída em 1948 e teve uma intensa atividade inicial mas, nos últimos anos, ficou reduzida a apenas um espetáculo anual, por altura da Romaria da Senhora d'Agonia, o que aconteceu pela última vez em agosto de 2008. Está encerrada desde 2009, quando Viana do Castelo se declarou cidade antitouradas. 
Chegaram a ser avançadas várias hipóteses para aquele imóvel, como um centro de Ciência Viva, um Centro de Mar - entretanto instalado a bordo do antigo navio hospital Gil Eannes - e um espaço de restauração e atividades náuticas. Até agora não foi dada qualquer utilização pública ao equipamento que se encontra "bastante degradado".

Reconversão da antiga Praça de Touros, Viana do Castelo

Reconversão da antiga Praça de Touros, Viana do Castelo

Reconversão da antiga Praça de Touros, Viana do Castelo

Reconversão da antiga Praça de Touros, Viana do Castelo

Reconversão da antiga Praça de Touros, Viana do Castelo

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Já há horários das iluminações e espetáculos multimédia em Viana do Castelo

As iluminações de Natal e os espetáculos multimédia são ligadas todos os dias a partir de 8 de novembro de 2025 e vão manter-se até dia 12 de janeiro de 2026, nos seguintes horários: ILUMINAÇÃO DE NATAL Domingo a Quinta das 17h00 às 22h00 Sexta e Sábado das 17h00 às 00h00 ESPETÁCULOS MULTIMÉDIA Avenida dos Combatentes da Grande Guerra Domingo a Quinta às 18h00; 19h00; 20H00; 21h00; 22h00 Sexta e Sábado também às 23h00 e 00h00 Árvore de Natal no anfiteatro da Marina  Domingo a Quinta às 18h30; 19h30; 20H30; 21h30 Sexta e Sábado também às 22h30 e 23h30 📸 7 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

Dispensário anti-tuberculoso Dr. Tiago de Almeida

Edifício do Dispensário anti-tuberculoso Dr. Tiago de Almeida (nome do seu primeiro Director), inaugurado no ano de 1905. A necessidade da criação deste Dispensário em Viana do Castelo deveu-se às circunstâncias de no princípio do século XX, a população de Viana do Castelo ter sido bastante fustigada pela Tuberculose, muito devido à falta de cumprimento das mais elementares regras de higiene. Actualmente, neste edifício funciona uma Extensão de Saúde do Centro de Saúde Viana do Castelo (Unidade Local de Saúde do Alto Minho, EPE). S aiba mais sobre este dispensário aqui .

Em Viana ainda se vendem os tradicionais presépios em barro

Nos últimos anos, nesta quadra, há uma banca que é montada junto ao Jardim Público, onde ainda é possível comprar pequenas peças coloridas em barro, meio toscas, para montar um presépio tradicional português. São muitas dezenas de peças com origem na região de Barcelos, que retratam o Menino Jesus, Nossa Senhora, São José, manjedoura, burro, vaca, reis magos sobre camelos, moleiro e o seu moinho, rebanhos, fanfarras, o castelo, o casario, a igreja, o padre, entre muitas outras personagens. Um costume que parece um pouco afastado das casas dos portugueses, mas que alguns ainda mantêm o encanto de o montar à moda antiga.

“Viana Coração do Natal”, de 5 de dezembro a 5 de janeiro de 2026 🎄🎅 🤶

Acaba de ser apresentado o programa “Viana Coração do Natal” que arranca a 5 de dezembro com dezenas de atividades entre Praça Natal, minicomboio, carrossel, Mercado de Natal, Largo do Chocolate, animação de rua, concertos, atividades infantis, presépios, exposições, cinema, teatro e passagem de ano. Até 05 de janeiro de 2026, “Viana do Castelo é Natal”. “Viana Coração do Natal” é uma proposta da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC), em parceria com a Vianafestas. MOMENTOS IMPORTANTES DA PROGRAMAÇÃO: > A partir de 5 de dezembro, o MERCADO DE NATAL distribui-se entre a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra e o Largo Maestro José Pedro, onde será instalada o Largo do Chocolate. Até 23 de dezembro, de domingo a quinta-feira, o mercado acontece das 15h00 às 20h00 e, nas sextas-feiras e sábados, o horário é alargado das 12h00 às 23h00. O Mercado de Natal continuará disponível até ao início do novo ano, funcionando tam...

Viana acende a iluminação de Natal a 8 de novembro

Este ano, as iluminações de Natal em Viana do Castelo estarão acesas entre o dia 8 de novembro e o dia 12 de janeiro de 2026. Estão previstos iluminar e ornamentar cerca de 36 locais, entre ruas, praças, avenidas, largos, igrejas e entradas na cidade. Haverá como habitualmente uma árvore de Natal 3D e a iluminação da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, com espetáculos multimédia diários. Vão ser investidos cerca de 200.000€ entre iluminação, ornamentação e animação. 📸 Arquivo / Olhar Viana do Castelo