Avançar para o conteúdo principal

GIL EANNES | Há 19 anos a guardar memórias da pesca do bacalhau

Navio Hospital Gil Eannes, Viana do Castelo

No 19.º aniversário do regresso do Navio Hospital Gil Eannes à cidade de Viana do Castelo para ser transformado em Navio-Museu, quem ganha presentes são os visitantes. 
Hoje 31 de janeiro de 2017, data em que celebra um novo aniversário, toda a comunidade está convidada a visitar as suas instalações gratuitamente. Durante o dia e dentro da programação especial, poderá também assistir às 17H30 no navio Gil Eannes a uma palestra sobre João Álvares Fagundes, pelo historiador Senos da Fonseca bem como ao lançamento do livro “João Alvares Fagundes - Um Homem dos Descobrimentos”, da autoria de Senos da Fonseca e às 21H30 no Centro Cultural de Viana do Castelo, com entrada gratuita, à projeção do filme “Anjo Branco”. 

Um pouco de história: 
O Gil Eannes foi construído em 1955 pelos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, encomenda feita pelo Grémio dos Armadores da Pesca do Bacalhau, para servir de apoio hospitalar e logístico à frota bacalhoeira que pescava o “fiel amigo” na Terra Nova e Gronelândia. 
Em 1997, é vendido a um sucateiro para abate. Perante a situação, a comunidade vianense reuniu-se e resgatou-o da sucata. 
Em 31 de janeiro de 1998 chega a Viana do Castelo, dá entrada nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo e recebe profundas obras de reabilitação com o apoio de vária instituições vianenses. Sendo propriedade da Fundação Gil Eannes, entidade privada sem fins lucrativos, passa a estar em exposição pública em agosto deste mesmo ano.

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Mordoma do cartaz da Romaria d’Agonia 2024 escolhida por concurso

Pela primeira vez na história da Romaria d’Agonia a mordoma do cartaz que leva a maior festa popular portuguesa a todo o mundo será selecionada por um júri entre 20 finalistas, todas elas escolhidas entre as concorrentes, abrindo assim espaço para mulheres com idades entre os 18 e os 35 anos participarem. “Qualquer mulher que sinta a nossa Romaria pode concorrer e pode aspirar a ser a mordoma da festa. É uma inovação que introduzimos este ano, pensando em todas as jovens mulheres que alimentam este sonho”, explicou Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, a entidade organizadora das festas da cidade. O novo regulamento para escolha do cartaz da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia vai ser implementado este ano e substitui o modelo anterior, de concurso promovido, que estava em vigor desde 2011, e que implicava escolher o conjunto do autor, do cartaz e da mordoma. No formato para a definição do cartaz da Romaria a estrear este ano, o mesmo passa a contemplar três fases, com qualquer mul

Cartaz da Romaria da Senhora da Agonia 2010

Já foram apresentados o cartaz e o programa da Romaria da Senhora da Agonia 2010. Segundo a organização, a edição 2010 que vai decorrer de 20 a 22 de Agosto, vai ter um orçamento de 420 mil euros e são esperados um milhão de pessoas para assistirem à Romaria das Romarias de Portugal.

Viagem no Tempo

Assim era o quotidiano na Ribeira de Viana do Castelo, anos 60 do século XX. Crianças descalças e felizes a brincarem na rua sem horários, sem a supervisão de um adulto, sem preocupações de segurança. 📷 Espólio Severino Costa | Arquivo Municipal de Viana do Castelo

Pormenores de Viana do Castelo

Se passar pela Rua do Loureiro, repare na originalidade deste portão do prédio nº 52.

Viana do Castelo, Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2025

A Comissão Executiva do Eixo Atlântico aprovou hoje, 20 de junho, a proposta do Grupo Temático de Educação e Cultura de que Viana do Castelo será a Capital da Cultura 2025. Durante 10 meses, de janeiro a outubro, serão organizados 64 grandes eventos de todas as disciplinas: cultura urbana, música, literatura, gastronomia, cinema, arquitetura etc. Ser a Capital da Cultura do Eixo Atlântico vai promover a aproximação e a interligação dos elementos identitários de Viana do Castelo com o Eixo Atlântico.