GIL EANNES | Há 19 anos a guardar memórias da pesca do bacalhau

Navio Hospital Gil Eannes, Viana do Castelo

No 19.º aniversário do regresso do Navio Hospital Gil Eannes à cidade de Viana do Castelo para ser transformado em Navio-Museu, quem ganha presentes são os visitantes. 
Hoje 31 de janeiro de 2017, data em que celebra um novo aniversário, toda a comunidade está convidada a visitar as suas instalações gratuitamente. Durante o dia e dentro da programação especial, poderá também assistir às 17H30 no navio Gil Eannes a uma palestra sobre João Álvares Fagundes, pelo historiador Senos da Fonseca bem como ao lançamento do livro “João Alvares Fagundes - Um Homem dos Descobrimentos”, da autoria de Senos da Fonseca e às 21H30 no Centro Cultural de Viana do Castelo, com entrada gratuita, à projeção do filme “Anjo Branco”. 

Um pouco de história: 
O Gil Eannes foi construído em 1955 pelos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, encomenda feita pelo Grémio dos Armadores da Pesca do Bacalhau, para servir de apoio hospitalar e logístico à frota bacalhoeira que pescava o “fiel amigo” na Terra Nova e Gronelândia. 
Em 1997, é vendido a um sucateiro para abate. Perante a situação, a comunidade vianense reuniu-se e resgatou-o da sucata. 
Em 31 de janeiro de 1998 chega a Viana do Castelo, dá entrada nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo e recebe profundas obras de reabilitação com o apoio de vária instituições vianenses. Sendo propriedade da Fundação Gil Eannes, entidade privada sem fins lucrativos, passa a estar em exposição pública em agosto deste mesmo ano.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Enorme máquina giratória vai “triturar” mais de 15 mil toneladas de materiais dos 13 andares do prédio Coutinho

Queixa contra desconstrução do prédio Coutinho arquivada pelo MP

Morreu a ''PALMIRINHA''

Laboratório do mar com minissubmarino e aquário abriu em Viana do Castelo