Litoral de Carreço (Viana do Castelo) |
A Sociedade Polis Litoral Norte S.A acaba de lançar seis diferentes empreitadas no concelho de Viana do Castelo, co-financiadas pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) e pelo Programa Operacional Regional do Norte - Norte 2020 e co-financiadas em 85 por cento.
Empreitadas Financiadas pelo POSEUR
“Proteção e Reabilitação do Sistema Costeiro na Praia de Ínsua”, orçada em 330 mil euros e que implica a proteção, reabilitação e reforço do cordão dunar enquanto elemento de defesa costeira, reabilitação e reordenamento dos acessos viários, estacionamento automóvel, acessos pedonais, redes de infraestruturas e locais de implantação dos futuros Apoios de Praia.
“Proteção e Reabilitação do Sistema Costeiro na Praia de Arda/Bico”, com um investimento de 815 mil euros e que visa a proteção e reabilitação do cordão dunar enquanto elemento de defesa costeira, reabilitação e reordenamento dos acessos viários, estacionamento automóvel, acessos pedonais, redes de infraestruturas e locais de implantação dos futuros Apoios de Praia.
“Proteção e reabilitação do sistema costeiro nas Praias da Amorosa” com a construção de uma frente resistente ao avanço do mar, com recurso a patamares de geocilindros resistentes, com núcleo em areia e encostados ao sistema dunar, que, no entanto, continuará a permitir o acesso pedonal às praias através de passadiços sobreelevados e escadas, que implica um investimento de 1.58 milhões de euros.
“Protecção e reabilitação do sistema costeiro nas Praias a Sul de Pedra Alta” que visa a construção de uma frente resistente ao avanço do mar, com recurso a patamares de geocilindros resistentes, com núcleo em areia e encostados ao sistema dunar, que, no entanto, continuará a permitir o acesso pedonal às praias através de passadiços sobreelevados, implicando um orçamento de 1.28 milhões de euros.
Empreitadas Financiadas pelo Programa Operacional Regional do Norte - Norte 2020
“Corredor Ecológico em Carreço e Afife”, que visa uma intervenção entre a Praia de Arda/Bico e a Praia de Paçô, numa extensão de cerca de 1.500 m, compreendendo percursos de visitação e contemplação, pedonais e cicláveis, ao longo da faixa entre o cordão dunar e a área agrícola. Compreende ainda sinalização regulamentar e informativa, no âmbito da futura Ecovia do Litoral Norte (percurso e valores em presença), num investimento de 256 mil euros.
“Infraestruturas para valorização e visitação de áreas classificadas no concelho de Viana do Castelo”, que visa a construção de um troço de aproximadamente 1.300 m da futura Ecovia do Litoral Norte, entre a Praia de Fornelos e o Portinho do Lumiar, que materializará, em conjunto com outros troços adjacentes já construídos ou a construir no curto prazo, um percurso pedonal e ciclável entre a Praia de Arda/Bico e a Praia Norte, numa extensão total de 10.650 metros. Compreende ainda sinalização regulamentar e informativa da infraestrutura e dos valores em presença, mobiliário urbano e um ponto de apoio/encontro, num investimento de 332 mil euros.