Avançar para o conteúdo principal

Polis Litoral Norte lança seis novas empreitadas em Viana do Castelo

Litoral de Carreço (Viana do Castelo)

A Sociedade Polis Litoral Norte S.A acaba de lançar seis diferentes empreitadas no concelho de Viana do Castelo, co-financiadas pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) e pelo Programa Operacional Regional do Norte - Norte 2020 e co-financiadas em 85 por cento. 

Empreitadas Financiadas pelo POSEUR 

“Proteção e Reabilitação do Sistema Costeiro na Praia de Ínsua”, orçada em 330 mil euros e que implica a proteção, reabilitação e reforço do cordão dunar enquanto elemento de defesa costeira, reabilitação e reordenamento dos acessos viários, estacionamento automóvel, acessos pedonais, redes de infraestruturas e locais de implantação dos futuros Apoios de Praia.

“Proteção e Reabilitação do Sistema Costeiro na Praia de Arda/Bico”, com um investimento de 815 mil euros e que visa a proteção e reabilitação do cordão dunar enquanto elemento de defesa costeira, reabilitação e reordenamento dos acessos viários, estacionamento automóvel, acessos pedonais, redes de infraestruturas e locais de implantação dos futuros Apoios de Praia.

“Proteção e reabilitação do sistema costeiro nas Praias da Amorosa” com a construção de uma frente resistente ao avanço do mar, com recurso a patamares de geocilindros resistentes, com núcleo em areia e encostados ao sistema dunar, que, no entanto, continuará a permitir o acesso pedonal às praias através de passadiços sobreelevados e escadas, que implica um investimento de 1.58 milhões de euros.

“Protecção e reabilitação do sistema costeiro nas Praias a Sul de Pedra Alta” que visa a construção de uma frente resistente ao avanço do mar, com recurso a patamares de geocilindros resistentes, com núcleo em areia e encostados ao sistema dunar, que, no entanto, continuará a permitir o acesso pedonal às praias através de passadiços sobreelevados, implicando um orçamento de 1.28 milhões de euros.

Empreitadas Financiadas pelo Programa Operacional Regional do Norte - Norte 2020 

“Corredor Ecológico em Carreço e Afife”, que visa uma intervenção entre a Praia de Arda/Bico e a Praia de Paçô, numa extensão de cerca de 1.500 m, compreendendo percursos de visitação e contemplação, pedonais e cicláveis, ao longo da faixa entre o cordão dunar e a área agrícola. Compreende ainda sinalização regulamentar e informativa, no âmbito da futura Ecovia do Litoral Norte (percurso e valores em presença), num investimento de 256 mil euros.

“Infraestruturas para valorização e visitação de áreas classificadas no concelho de Viana do Castelo”, que visa a construção de um troço de aproximadamente 1.300 m da futura Ecovia do Litoral Norte, entre a Praia de Fornelos e o Portinho do Lumiar, que materializará, em conjunto com outros troços adjacentes já construídos ou a construir no curto prazo, um percurso pedonal e ciclável entre a Praia de Arda/Bico e a Praia Norte, numa extensão total de 10.650 metros. Compreende ainda sinalização regulamentar e informativa da infraestrutura e dos valores em presença, mobiliário urbano e um ponto de apoio/encontro, num investimento de 332 mil euros.

Comentários

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Escadório de Santa Luzia

A Basílica de Santa Luzia, situada no alto do monte com o mesmo nome, é o monumento mais conhecido e visitado da cidade de Viana do Castelo. Para lá chegar tem três opções: a estrada, o funicular ou o escadório. Quem optar pelo funicular, fará um percurso de 650 metros, vencendo um desnível de 160 metros, numa viagem com duração de aproximadamente 7 minutos. Quem se sentir atraído a ir a pé pelo escadório, terá que subir 659 degraus. Subir esta escadaria não é assim tão difícil, basta ir com calma, parando quando o cansaço aparecer. Veja algumas fotografias do escadório de Santa Luzia.

Andando pela cidade…

Interior da Igreja de S. Bento (séc. XVI), Viana do Castelo.

ANTES e AGORA

Há pelo menos 10 anos que a estrutura situada no porto de pesca, junto à antiga Torre de Vigia dos Pilotos da Barra de Viana do Castelo, se encontrava desativada, degradada e com lixo no interior. Finalmente, no passado dia 21 de março, foi demolida, apresentando-se agora o espaço com uma melhor imagem. Também a placa que assinala o local, na antiga doca comercial, onde entre 1923 e 1959 funcionou a Escola de Natação do S. C. Vianense, foi por estes dias sujeita a uma operação de limpeza.

Em dia de calor…

De bicicleta, a correr ou a caminhar nesta tarde de 27 de março, com temperatura agradável de 20º, pela Ecovia Litoral Norte, Areosa/Viana do Castelo.

Ruas da Ribeira de Viana

Andando por ruas, becos e vielas da nossa Ribeira.