Avançar para o conteúdo principal

Rali de Portugal 2017 | Os horários e percursos no Alto Minho

Rali de Portugal 2017

O Automóvel Club de Portugal (ACP) acaba de dar a conhecer mais pormenores do Rali de Portugal de 2017, através da publicação “Rally Guide 1”. A edição do Rali de Portugal, que este ano celebra 50 anos, vai ter lugar de 18 a 21 de maio. 
Viana do Castelo vai ser palco do primeiro verdadeiro dia de competição do Rali de Portugal 2017. As classificativas que trazem o Rali de Portugal mais uma vez ao Alto Minho vão acontecer na sexta-feira, dia 19 de maio, a partir das 10:09 horas. 
Viana do Castelo recebe o primeiro troço, com uma extensão de 26,70 km. O acesso ao início do troço é feito através da espetacular subida de Santa Luzia, enquanto o final estará instalado pouco antes de Afife. 
A classificativa de Caminha tem 18,10 km e passa a ser disputada em sentido contrário ao das duas últimas edições, com o início perto da povoação de Senande, junto ao acesso à capela de Santo Antão, e final imediatamente antes da ponte de Saim, nas proximidades de Orbacém. Do mesmo modo, é invertido o sentido do troço de Ponte de Lima (27,46 km), passando a partida a fazer-se próximo da Montaria e o final à entrada da EN201, perto de Ponte de Lima. 
Estas três classificativas têm dupla passagem, com 144,52 km de troços. 
No final do dia, a Braga Street Stage constitui os oitavo e nono troços cronometrados. São 1,90 km disputados em dupla passagem no centro histórico da cidade. 

Programa do dia 19.05.2017  
10:09 – SS 2 Viana do Castelo 1 (26,70 km)
11:10 – SS 3 Caminha 1 (18,10 km)
11:42 – SS 4 Ponte de Lima 1 (27,46 km)
16:09 – SS 5 Viana do Castelo 2 (26,70 km)
17:10 – SS 6 Caminha 2 (18,10 km)
17:42 – SS 7 Ponte de Lima 2 (27,46 km)
19:03 – SS 8 Braga Street Stage 1 (1,90 km)
19:28 – SS 9 Braga Street Stage 2 (1,90 km)

Saiba todos os pormenores em: 
Rally Guide AQUI
Mapas AQUI
Itinerários AQUI.

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

A viajar no Tempo

Tempo do cortejo etnográfico da Romaria d’Agonia, no ano de 1958(?).

Coisa rara nos últimos anos

Navio cimenteiro ROAZ na tarde desta segunda-feira em manobras de atracação na antiga doca comercial do porto de Viana do Castelo. Nos últimos anos tem sido habitual entrarem e atracarem nesta doca somente embarcações de pequena dimensão, sendo a entrada hoje do navio ROAZ um acontecimento que não se via há muito.

O crochet está de volta às ruas de Vila Nova de Cerveira

A 6ª edição do “O Crochet sai à Rua… em Cerveira” volta a espalhar pelo centro histórico desta vila minhota a arte do crochet, recriando o património mais emblemático de cada freguesia, algumas tradições e ainda muitos outros apontamentos criativos em crochet. Para ver até ao final de setembro de 2023.

Festival VIANA BATE FORTE já começou

A 6ª edição do “VIANA BATE FORTE” arrancou esta sexta-feira no centro histórico da cidade de Viana do Castelo contando com três palcos instalados na Praça da Liberdade, Praça da República e Praça da Erva (ver fotos). O festival continua amanhã com mais oito concertos.