Avançar para o conteúdo principal

Designer de jóias vianense vence prémio internacional em Munique

Liliana Guerreiro no Inhorgenta Award 2017

A vianense Liliana Guerreiro foi distinguida na Alemanha com o prémio “Melhor Peça de Joalharia”, na gala promovida por uma das maiores feiras de joalharia da Europa, a INHORGENTA MUNICH. 
Entre as 33 peças pré-selecionadas pelo júri, o colar “Elementos” da designer vianense, feito a partir da técnica tradicional de filigrana portuguesa, foi o vencedor. 

Liliana Guerreiro nasceu em 1975, Viana do Castelo (norte de Portugal), coração do Minho, terra de tradições e de festas, de mulheres fortes, com trajes deslumbrantes e o peito carregado de ouro. Crescer com esta herança “genética” e estes costumes, desfazendo os colares de contas da mãe para ver como eram feitos, e como se voltavam a enfiar, mexer nas peças de família, das avós e das tias, experimentá-las repetidas vezes, conhecê-las, saber os seus nomes, tudo isto influenciou o seu percurso. 
Em 1999 concluiu a licenciatura em Arte/Joalharia na ESAD Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos (1995|1999). 
A sua formação especializada teve início na EPOA Escola Profissional de Ofícios Artísticos de Vila Nova de Cerveira (1990|1993), na Escola de Artes Decorativas da Fundação Ricardo Espírito Santo, em Lisboa (1993|1994) e no Centro de Joalharia do Porto (1998). 
Oradora convidada em conferências de joalharia e design, tem participado em vários programas televisivos, sendo entrevistada e referenciada pela imprensa nacional e internacional. É presença habitual em material de divulgação do país e da marca Portugal. 
Tem atelier próprio desde 2002. 

Saiba mais sobre este prémio, AQUI
Saiba mais sobre Liliana Guerreiro, AQUI.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Há três interessados na concessão das “Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo”

Através de anúncio publicado no Diário da República de 7 de julho de 2025, a APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A., lançou um Concurso Público para a outorga de um contrato de concessão de uso privativo das Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo, por um período que poderá ir de 15 a 30 anos. A administração da APDL recebeu três propostas de investidores interessados na concessão que contempla o direito de exploração comercial das denominadas “Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo”. A decisão sobre o vencedor será divulgada brevemente. 📸 Arquivo | @olharvianadocastelo

Andando pela cidade…

📸 4 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

Parque de estacionamento Gil Eannes encontra-se "completamente às escuras"

Esta fotografia foi tirada há instantes no parque de estacionamento gratuito Gil Eannes, em Viana do Castelo. Encontram-se estacionadas dezenas de viaturas. Zero iluminação. Não há um poste de iluminação pública ligado. 📸 2 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

Cartaz da Romaria da Senhora da Agonia 2010

Já foram apresentados o cartaz e o programa da Romaria da Senhora da Agonia 2010. Segundo a organização, a edição 2010 que vai decorrer de 20 a 22 de Agosto, vai ter um orçamento de 420 mil euros e são esperados um milhão de pessoas para assistirem à Romaria das Romarias de Portugal.

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.