Avançar para o conteúdo principal

VIANA | Hotel geriátrico instala-se em casa do século XVIII

Uma casa do século XVIII, em pleno centro histórico de Viana do Castelo, abriu portas como hotel geriátrico de 5 estrelas, o primeiro no Alto Minho, num investimento de seis milhões de euros. 
Com capacidade para acolher 45 hóspedes, o equipamento, licenciado como ERPI (Estrutura Residencial para Idosos) tem, "neste momento, uma taxa de ocupação de cerca de 40%, a maior parte de Viana do Castelo". 
"Além do mercado local, onde a taxa de ocupação inicial está dentro das expectativas, pretendemos, rapidamente, alargar a nossa oferta ao mercado nacional e, sobretudo, ao mercado internacional, em especial aos países nórdicos. Através do estabelecimento de parcerias e desenvolvimento do nosso conceito enquanto produto turístico inovador e diferenciado", afirma Andreia Ferreira directora da nova unidade hoteleira. 
A abertura do hotel  - HG Residences - criou "18 postos de trabalho directos e cerca de quatro indirectos", número que "será ajustado à evolução da taxa de ocupação até total de 28 colaboradores, entre pessoal auxiliar e técnicos especializados na área da geriatria. 
O equipamento, que incluiu a reabilitação de um edifício emblemático em pleno centro histórico da cidade, datado do século XVIII, e a construção de um outro de apoio, dispõe de 25 quartos, individuais, de casal e duplos, representando um alojamento total previsto de 45 utentes. Os preços dos quartos oscilam entre os 1.400 e os 2.800 euros, dependendo da localização. 
Vocacionado para idosos "com poder de compra médio/ alto", a unidade hoteleira, conhecida localmente como a Casa dos Malafaias, dispõe de "serviços que um hotel comum presta aos clientes com a vantagem de ter associado serviços de apoio geriátrico". 
A unidade, que "levou dez anos a concretizar, desde a concepção até ao licenciamento" representou um investimento de "seis milhões de euros e não beneficiou de nenhum financiamento comunitário".
O investimento total beneficiou de uma isenção de Imposto Municipal sobre a Transmissão Onerosa de Imóveis (IMT) e de uma redução, em 50%, das taxas municipais por se tratar de uma intervenção de regeneração urbana de um imóvel situado no centro histórico de Viana do Castelo reabilitação concedidos pela Câmara Municipal.

Notícia da Agência LUSA (2017.02.06)

Saiba mais AQUI.

Hotel HG Residences, Viana do Castelo 

Hotel HG Residences, Viana do Castelo 

Hotel HG Residences, Viana do Castelo 

Hotel HG Residences, Viana do Castelo 

Hotel HG Residences, Viana do Castelo 

Hotel HG Residences, Viana do Castelo 

Hotel HG Residences, Viana do Castelo 

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Páscoa Doce em Viana

A Praça da República de Viana do Castelo a enfeitar-se para a Páscoa. 📸 9 abril 2025 | Olhar Viana do Castelo

A tradição e a etnografia na “Páscoa Doce” em Viana do Castelo

Viana do Castelo celebra a Páscoa com um conjunto de iniciativas que destacam as tradições e a identidade local. No âmbito da iniciativa Páscoa Doce, no dia 12 de abril, o centro histórico da cidade será palco de diversas atividades organizadas pela VianaFestas e o pelo Museu do Traje, promovendo a cultura e a fé que marcam esta época festiva. Entre os destaques do programa está o Workshop de Palmitos, onde os participantes poderão aprender a confecionar os tradicionais palmitos, decorados com flores artificiais. O Feirão da Páscoa reunirá os Grupos Folclóricos da região, recriando um mercado tradicional, enquanto o Museu do Traje dinamizará atividades interativas para aproximar o público das tradições pascais vianenses. “A execução do Palmito Vianense está relacionada com as celebrações religiosas do Domingo de Ramos, pois, estes eram levados e benzidos na Igreja Paroquial. Nas usanças locais, e ainda associado ao período Pascal, nas freguesias vianenses, era costume o “Mordomo da Cru...

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

Conhecido programa completo da Romaria d’Agonia 2025

Já é conhecido o programa completo da Romaria d’Agonia, em Viana do Castelo, que, este ano, vai decorrer, entre 12 e 20 agosto! A maior Romaria de Portugal! Qual o momento que não irá mesmo perder? Toda a programação AQUI .

Tradição pascal abre portas a 23 igrejas e capelas na quinta-feira à noite

Vinte e três igrejas e capelas de Viana do Castelo revivem na próxima quinta-feira, dia 17 de abril, das 20H00 às 24H00, uma tradição da Páscoa muito antiga, abrindo portas para a tradicional visita noturna, um "roteiro" que traz às ruas da cidade milhares de pessoas.  É com grande empenho que a comunidade de cada Templo trabalha na ornamentação das Igrejas e Capelas, dando uma atenção especial neste dia. Capelas e Igrejas que vão estar engalanadas de flores e de portas abertas até à meia-noite:   – Sé Catedral – Igreja da Misericórdia – Capela de N.ª Sr.ª do Resgate (Rua da Bandeira) – Igreja de N.ª Sr.ª da Caridade – Igreja de São Francisco (Ordem Terceira) – Capela da Casa da Carreira (Câmara Municipal) – Capela das Almas – Igreja do Seminário do Carmo – Igreja Paroquial de N.ª Sr.ª de Fátima – Igreja da Sagrada Família – Capela de St.ª Rita (junto ao Colégio do Minho) – Capela de N.ª Sr.ª d’Agonia – Capela de S. Roque (junto à da Sr.ª d’Agonia) – Capela do Carmelo de St.ª...