Avançar para o conteúdo principal

A BRASILEIRA | Há 115 anos a fazer crescer água na boca

Fundada em 1902 por Domingos Amorim Viana, natural de Santa Marta de Portuzelo (Viana do Castelo), “A Brasileira” comemora hoje dia 22 de março mais um aniversário, completando 115 anos de história. Localizada junto à Sé, em pleno centro histórico, é a mais antiga confeitaria de Viana do Castelo.
Os célebres Sidónios são o ex-libris desta casa. Feitos em forma de caixão (em homenagem ao presidente da república Sidónio Pais, morto em 1918), a sua receita tem por base amêndoa, açúcar e ovos, cuja patente foi registada precisamente em nome da Casa Brasileira.
Claro que existem muitas outras doçuras nas montras desta casa centenária. Se é um guloso assumido não pode perder os tradicionais manjericos (doce de ovos com amêndoa, servido em copos de baunilha), a também muito conhecida torta de Viana (recheada de creme de ovos e coberta com açúcar em pó) e a nova doçaria de inspiração francesa, com a assinatura da mais antiga Confeitaria de Viana do Castelo.
No ano de 2015, a Confeitaria “A Brasileira” foi considerada pelo júri do concurso “A minha Pastelaria”, a melhor pastelaria de Portugal na categoria "especialidade da casa mais original". Este concurso, organizado pela Compal, tinha como objetivo dar visibilidade às melhores pastelarias de Portugal, valorizando os bons exemplos, a qualidade dos produtos, a decoração e o atendimento.
Parabéns aos atuais proprietários, Sr. Norberto Martins e D. Maria Graça Ferreira pelo aniversário, excelente serviço e atendimento.

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Coisa rara nos últimos anos

Navio cimenteiro ROAZ na tarde desta segunda-feira em manobras de atracação na antiga doca comercial do porto de Viana do Castelo. Nos últimos anos tem sido habitual entrarem e atracarem nesta doca somente embarcações de pequena dimensão, sendo a entrada hoje do navio ROAZ um acontecimento que não se via há muito.

O crochet está de volta às ruas de Vila Nova de Cerveira

A 6ª edição do “O Crochet sai à Rua… em Cerveira” volta a espalhar pelo centro histórico desta vila minhota a arte do crochet, recriando o património mais emblemático de cada freguesia, algumas tradições e ainda muitos outros apontamentos criativos em crochet. Para ver até ao final de setembro de 2023.

Enorme “Coração de Viana” de Joana Vasconcelos exposto em Serralves

Uma das obras mais conhecidas e emblemáticas da artista plástica portuguesa Joana Vasconcelos, o "Coração Independente Vermelho”, inspirado no coração de Viana, peça icónica da filigrana portuguesa, está entre as mais de trinta e cinco peças que integram a sua primeira exposição individual em Serralves. A exposição, intitulada “I’m Your Mirror” esteve anteriormente no Museu Guggenheim de Bilbau (Espanha), onde recebeu mais de 640 mil visitantes. Vai estar no Porto, em Serralves, até 24 de junho. A obra "Coração Independente Vermelho”, já esteve exposta no Centro Cultural de Viana do Castelo durante a Romaria d'Agonia de 2014. Joana Vasconcelos foi, nesse mesmo ano, presidente da Comissão de Honra das Festas, tendo participado no cortejo etnográfico e no desfile da Mordomia. Alguns dos trabalhos expostos no Museu e nos Jardins do Parque de Serralves: (Clique na imagem para ver em modo de ecrã inteiro) CORAÇÃO INDEPENDENTE VERMELHO, 2005 | Apresenta-se sob a forma

VINCENT RONO e MARIANA MACHADO venceram a prova "Corrida da Ponte"

Decorreu este domingo, 24 de setembro, em Viana do Castelo, a primeira edição da Corrida da Ponte num percurso de 10 km. Com partida e chegada na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, foram percorridas várias ruas de Viana, com passagem pela Ponte Eiffel, onde se efetuou a travessia do rio Lima através da ponte (que dá o nome à prova), em direção ao parque de estacionamento da praia do Cabedelo, retomando depois novamente à cidade. Os vencedores absolutos em masculinos e femininos desta primeira edição da Corrida Ponte foram: > VINCENT RONO | QUÉNIA | SPORTING C P | 00:28:52.823 > MARIANA MACHADO | PORTUGAL | S CLUBE DE BRAGA | 00:33:28.060