Avançar para o conteúdo principal

CARNAVAL DOS CARETOS DE PODENCE | Um dos mais genuínos do país

É na aldeia de Podence, freguesia de Macedo de Cavaleiros, em Trás-os-Montes, que se realiza todos os anos o Carnaval mais genuíno de Portugal. Carnaval onde a atração principal são os Caretos. Estas figuras emblemáticas tapam o rosto com máscaras de chapa de zinco, madeira ou cabedal e envergam fatos de linho e lã muito coloridos para chocalhar raparigas e fazer algumas travessuras.
Gostei de ver os habitantes locais e os muitos forasteiros satisfeitos, os Caretos a correr pela localidade, o som dos chocalhos, o colorido dos fatos...

CARETOS DE PODENCE 
Os Caretos são os grandes protagonistas do entrudo de Podence. Estas figuras emblemáticas, com origens profanas, perdem-se no tempo e saem à rua domingo e terça-feira de entrudo. Em correrias desenfreadas pelas ruas de Podence, procuram as moçoilas para chocalhar e fazer algumas travessuras. Depois de as terem como presas, investem com os seus chocalhos nas suas ancas, exibindo uma dança frenética cheia de cor e movimento denominada ritual de fertilidade. 
Adaptados ou não a tempos de mais brandos costumes, mantém o clima fantástico de antes. Sedutores e misteriosos, os Caretos guardam a magia dos tempos em que as histórias junto à lareira franqueavam a entrada em mundos de sonho. A eles tudo se permite; o anonimato dá-lhes prerrogativas, dá-lhes poder. Por dois dias no ano os homens são crianças e quem mais brinca mais poder tem. 

Fato do Careto - Feitos a partir de uma colcha de tecido caseiro, de linho e lã, recamado de franjas de lã coloridas; casaco com capuz e uma farta juba de lã multicolor. 
Máscara - Chapa de zinco, madeira ou cabedal.


Entrudo Chocalheiro Podence 2017 - Careto gigante à entrada da aldeia, que seria queimado no fim do Entrudo
Entrudo Chocalheiro Podence 2017 - Caretos à solta

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Vila Praia em Flor arranca amanhã!

A partir de amanhã, quarta-feira (30 de abril) e até ao próximo dia 11 de maio, Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, vai transformar-se num autêntico jardim, para mais uma edição do Vila Praia em Flor. 📸 29 abril 2025 | Olhar Viana do Castelo

O Navio-Escola Sagres já está em Viana do Castelo

No âmbito das comemorações do Dia da Marinha 2025, que este ano se realiza em Viana do Castelo de 14 a 20 de maio, o Navio-Escola Sagres atracou ontem, 9 de maio, junto à Praça da Liberdade. Este grande veleiro da Marinha Portuguesa irá abrir visitas a partir do dia 14 até 18 de maio, nos seguintes períodos: 10h00 às 12h00 | 14h00 às 18h00 | 20h00 às 22h00. A entrada é gratuita. O NRP Sagres foi construído, em 1937, nos estaleiros Blohm & Voss (Hamburgo), tendo recebido o nome de "Albert Leo Schlageter". Foi o terceiro de uma série de quatro navios construídos para a marinha alemã. Em 1962, foi incorporado na Marinha Portuguesa como navio-escola e com o nome Sagres. 📸 9 maio 2025 | Olhar Viana do Castelo

Conhecido programa completo da Romaria d’Agonia 2025

Já é conhecido o programa completo da Romaria d’Agonia, em Viana do Castelo, que, este ano, vai decorrer, entre 12 e 20 agosto! A maior Romaria de Portugal! Qual o momento que não irá mesmo perder? Toda a programação AQUI .

Bem vindo a Viana do Castelo NRP Sagres

Este grande veleiro da Marinha Portuguesa irá abrir visitas a partir do dia 14 até 18 de maio, nos seguintes períodos: 10h00 às 12h00 | 14h00 às 18h00 | 20h00 às 22h00. A entrada é gratuita. 📸 10 maio 2025 | Olhar Viana do Castelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.