Avançar para o conteúdo principal

CARNAVAL DOS CARETOS DE PODENCE | Um dos mais genuínos do país

É na aldeia de Podence, freguesia de Macedo de Cavaleiros, em Trás-os-Montes, que se realiza todos os anos o Carnaval mais genuíno de Portugal. Carnaval onde a atração principal são os Caretos. Estas figuras emblemáticas tapam o rosto com máscaras de chapa de zinco, madeira ou cabedal e envergam fatos de linho e lã muito coloridos para chocalhar raparigas e fazer algumas travessuras.
Gostei de ver os habitantes locais e os muitos forasteiros satisfeitos, os Caretos a correr pela localidade, o som dos chocalhos, o colorido dos fatos...

CARETOS DE PODENCE 
Os Caretos são os grandes protagonistas do entrudo de Podence. Estas figuras emblemáticas, com origens profanas, perdem-se no tempo e saem à rua domingo e terça-feira de entrudo. Em correrias desenfreadas pelas ruas de Podence, procuram as moçoilas para chocalhar e fazer algumas travessuras. Depois de as terem como presas, investem com os seus chocalhos nas suas ancas, exibindo uma dança frenética cheia de cor e movimento denominada ritual de fertilidade. 
Adaptados ou não a tempos de mais brandos costumes, mantém o clima fantástico de antes. Sedutores e misteriosos, os Caretos guardam a magia dos tempos em que as histórias junto à lareira franqueavam a entrada em mundos de sonho. A eles tudo se permite; o anonimato dá-lhes prerrogativas, dá-lhes poder. Por dois dias no ano os homens são crianças e quem mais brinca mais poder tem. 

Fato do Careto - Feitos a partir de uma colcha de tecido caseiro, de linho e lã, recamado de franjas de lã coloridas; casaco com capuz e uma farta juba de lã multicolor. 
Máscara - Chapa de zinco, madeira ou cabedal.


Entrudo Chocalheiro Podence 2017 - Careto gigante à entrada da aldeia, que seria queimado no fim do Entrudo
Entrudo Chocalheiro Podence 2017 - Caretos à solta

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

A fúria do mar…

Agitação marítima, com ondas de grande intensidade, arrancam paralelos junto à foz do rio Lima, em Viana do Castelo.  📸 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

Alunos de Viana andam em terra e água sem sair do mesmo veículo

Estão a decorrer em Viana do Castelo, desde ontem, prolongando-se por todo o dia de hoje, as iniciativas “Alista-te por um dia” e “Cidadania e Forças Armadas” que pretendem dar a conhecer as Forças Armadas e ajudar a cativar as gerações mais novas para a vida militar. Ao todo, cerca de 300 alunos de Agrupamentos de Escolas do concelho de Viana do Castelo participaram em diversas atividades, nomeadamente numa viagem bem fora do comum, diferente e divertida, que mistura terra e água sem sair do mesmo veículo. Um passeio num veículo anfíbio dos Fuzileiros da Marinha Portuguesa que entusiasmou todos os participantes.

O “Viana Amor & Folia” está a chegar

Já se começa a preparar o “Viana Amor & Folia”. 📸 11 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

“Viana Amor & Folia” junta Carnaval e Dia dos Namorados em Viana

Viana do Castelo vai celebrar o Carnaval e Dia dos Namorados de 13 a 17 de fevereiro, com o evento “Viana Amor & Folia”. Conheça a programação completa 👇

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.