Avançar para o conteúdo principal

CARNAVAL DOS CARETOS DE PODENCE | Um dos mais genuínos do país

É na aldeia de Podence, freguesia de Macedo de Cavaleiros, em Trás-os-Montes, que se realiza todos os anos o Carnaval mais genuíno de Portugal. Carnaval onde a atração principal são os Caretos. Estas figuras emblemáticas tapam o rosto com máscaras de chapa de zinco, madeira ou cabedal e envergam fatos de linho e lã muito coloridos para chocalhar raparigas e fazer algumas travessuras.
Gostei de ver os habitantes locais e os muitos forasteiros satisfeitos, os Caretos a correr pela localidade, o som dos chocalhos, o colorido dos fatos...

CARETOS DE PODENCE 
Os Caretos são os grandes protagonistas do entrudo de Podence. Estas figuras emblemáticas, com origens profanas, perdem-se no tempo e saem à rua domingo e terça-feira de entrudo. Em correrias desenfreadas pelas ruas de Podence, procuram as moçoilas para chocalhar e fazer algumas travessuras. Depois de as terem como presas, investem com os seus chocalhos nas suas ancas, exibindo uma dança frenética cheia de cor e movimento denominada ritual de fertilidade. 
Adaptados ou não a tempos de mais brandos costumes, mantém o clima fantástico de antes. Sedutores e misteriosos, os Caretos guardam a magia dos tempos em que as histórias junto à lareira franqueavam a entrada em mundos de sonho. A eles tudo se permite; o anonimato dá-lhes prerrogativas, dá-lhes poder. Por dois dias no ano os homens são crianças e quem mais brinca mais poder tem. 

Fato do Careto - Feitos a partir de uma colcha de tecido caseiro, de linho e lã, recamado de franjas de lã coloridas; casaco com capuz e uma farta juba de lã multicolor. 
Máscara - Chapa de zinco, madeira ou cabedal.


Entrudo Chocalheiro Podence 2017 - Careto gigante à entrada da aldeia, que seria queimado no fim do Entrudo
Entrudo Chocalheiro Podence 2017 - Caretos à solta

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Não parece, mas esta rua em Viana do Castelo é pedonal

Uma das mais importantes ruas da cidade de Viana do Castelo, a rua Manuel Espregueira, há muitos anos que foi transformada numa artéria pedonal. Era muito raro ver uma viatura a circular nela. Nos últimos tempos, tornou-se habitual ver um grande número de viaturas estacionadas e a circular, havendo dias que mais parece uma rua de trânsito automóvel normal. 📸 27 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

“Viana Amor & Folia” junta Carnaval e Dia dos Namorados em Viana

Viana do Castelo vai celebrar o Carnaval e Dia dos Namorados de 13 a 17 de fevereiro, com o evento “Viana Amor & Folia”. Conheça a programação completa 👇

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

O Castelo que deu o nome à cidade

Foi a 20 de Janeiro de 1848 que a Vila de Viana do Minho foi elevada a cidade com a denominação de Viana do Castelo. Esta distinção foi concedida pela Rainha D. Maria II. Reza a história que este gesto da Rainha se deveu ao reconhecimento da heróica resistência e lealdade do comandante do Castelo de Santiago da Barra, aquando da guerra civil da Patuleia. (Extrato da carta datada de 20 de Janeiro de 1848, que a Rainha D. Maria II enviou à Câmara de Viana)  “...Hei por bem e me praz, que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencem...”

Esta capela do século XVII celebra Nossa Senhora das Candeias com três dias de festa

Construída no ano de 1621, a Capela da Nossa Senhora das Candeias, situada no largo Maestro José Pedro, em Viana do Castelo vai estar em festa nos dias 31 de janeiro, 1 e 2 de fevereiro. As celebrações incluem procissão de velas, arraial, leilão de oferendas e missa cantada. PROGRAMA Dia 31 de janeiro (SÁBADO) 21h00 - Procissão de Velas (Sairá da Igreja de São Domingos, para a Capela de NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS, percorrendo o seguinte itinerário: Rua Góis Pinto, Rua Monsenhor Daniel Machado, Rua dos Poveiros, Rua do Loureiro, Largo Amadeu Costa e Largo Maestro José Pedro). Dia 1 de fevereiro (DOMINGO) 15h00 - Arraial, Leilão de Oferendas e Sessão Musical, pelos elementos da ZÉ PEDRO Associação Musical. Dia 2 de fevereiro (SEGUNDA-FEIRA) 11h00 - Benção das Velas seguida de Missa Cantada em honra de Nossa Senhora das Candeias.