Avançar para o conteúdo principal

CARNAVAL DOS CARETOS DE PODENCE | Um dos mais genuínos do país

É na aldeia de Podence, freguesia de Macedo de Cavaleiros, em Trás-os-Montes, que se realiza todos os anos o Carnaval mais genuíno de Portugal. Carnaval onde a atração principal são os Caretos. Estas figuras emblemáticas tapam o rosto com máscaras de chapa de zinco, madeira ou cabedal e envergam fatos de linho e lã muito coloridos para chocalhar raparigas e fazer algumas travessuras.
Gostei de ver os habitantes locais e os muitos forasteiros satisfeitos, os Caretos a correr pela localidade, o som dos chocalhos, o colorido dos fatos...

CARETOS DE PODENCE 
Os Caretos são os grandes protagonistas do entrudo de Podence. Estas figuras emblemáticas, com origens profanas, perdem-se no tempo e saem à rua domingo e terça-feira de entrudo. Em correrias desenfreadas pelas ruas de Podence, procuram as moçoilas para chocalhar e fazer algumas travessuras. Depois de as terem como presas, investem com os seus chocalhos nas suas ancas, exibindo uma dança frenética cheia de cor e movimento denominada ritual de fertilidade. 
Adaptados ou não a tempos de mais brandos costumes, mantém o clima fantástico de antes. Sedutores e misteriosos, os Caretos guardam a magia dos tempos em que as histórias junto à lareira franqueavam a entrada em mundos de sonho. A eles tudo se permite; o anonimato dá-lhes prerrogativas, dá-lhes poder. Por dois dias no ano os homens são crianças e quem mais brinca mais poder tem. 

Fato do Careto - Feitos a partir de uma colcha de tecido caseiro, de linho e lã, recamado de franjas de lã coloridas; casaco com capuz e uma farta juba de lã multicolor. 
Máscara - Chapa de zinco, madeira ou cabedal.


Entrudo Chocalheiro Podence 2017 - Careto gigante à entrada da aldeia, que seria queimado no fim do Entrudo
Entrudo Chocalheiro Podence 2017 - Caretos à solta

Comentários

  1. Eu tive a oportunidade de ver os caretos em Bragança e realmente é muito interesante. Também lá está o Museo Ibérico da Máscara e do Traje e recomendo a sua visita.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mais visualizadas nos últimos 30 dias

Ruas da Ribeira de Viana

Andando por ruas, becos e vielas da nossa Ribeira.

Vandalismo

Assim deixaram os muros da igreja de Nossa Senhora d’Agonia. Sem comentários.

Coisa rara, finalmente sem automóveis

Há vários anos que esta artéria do centro histórico da cidade de Viana do Castelo apresentava diariamente um número absolutamente excessivo de veículos estacionados em toda a sua área.  Nos últimos dias, esse cenário mudou. Com a colocação de floreiras e pilaretes, onde antes existia estacionamento abusivo e repetitivo, que dificultava o trânsito de peões em segurança, há agora um espaço mais humanizado, sem automóveis.

Escadório de Santa Luzia

A Basílica de Santa Luzia, situada no alto do monte com o mesmo nome, é o monumento mais conhecido e visitado da cidade de Viana do Castelo. Para lá chegar tem três opções: a estrada, o funicular ou o escadório. Quem optar pelo funicular, fará um percurso de 650 metros, vencendo um desnível de 160 metros, numa viagem com duração de aproximadamente 7 minutos. Quem se sentir atraído a ir a pé pelo escadório, terá que subir 659 degraus. Subir esta escadaria não é assim tão difícil, basta ir com calma, parando quando o cansaço aparecer. Veja algumas fotografias do escadório de Santa Luzia.

Enorme “Coração de Viana” de Joana Vasconcelos exposto em Serralves

Uma das obras mais conhecidas e emblemáticas da artista plástica portuguesa Joana Vasconcelos, o "Coração Independente Vermelho”, inspirado no coração de Viana, peça icónica da filigrana portuguesa, está entre as mais de trinta e cinco peças que integram a sua primeira exposição individual em Serralves. A exposição, intitulada “I’m Your Mirror” esteve anteriormente no Museu Guggenheim de Bilbau (Espanha), onde recebeu mais de 640 mil visitantes. Vai estar no Porto, em Serralves, até 24 de junho. A obra "Coração Independente Vermelho”, já esteve exposta no Centro Cultural de Viana do Castelo durante a Romaria d'Agonia de 2014. Joana Vasconcelos foi, nesse mesmo ano, presidente da Comissão de Honra das Festas, tendo participado no cortejo etnográfico e no desfile da Mordomia. Alguns dos trabalhos expostos no Museu e nos Jardins do Parque de Serralves: (Clique na imagem para ver em modo de ecrã inteiro) CORAÇÃO INDEPENDENTE VERMELHO, 2005 | Apresenta-se sob a forma