Avançar para o conteúdo principal

Há 50 anos… no rio Lima

O água-arriba nos anos 60 do século passado, com turistas maioritariamente ingleses hospedados no Hotel de Santa Luzia, em passeio fluvial da foz do rio Lima até ao Barco do Porto, em Cardielos (Viana do Castelo). Chegados aí tinham à espera o almoço ao ar livre, regressando depois de autocarro para o Hotel. Quando não havia vento era com o auxílio de uma vara que os barqueiros movimentavam o barco. 
Embarcação típica do rio Lima, o água-arriba, também conhecido por arriba-acima, ou simplesmente barco, foi utilizado até finais dos anos 50 do século XX como meio de transporte de pessoas, animais e mercadorias, navegando pelo rio Lima acima e abaixo, entre Viana do Castelo, Lanheses, Ponte de Lima e Ponte da Barca. Depois passa a ser utilizado para fins turísticos, desaparecendo nos anos 70.
No ano de 2009 foi construída uma réplica desta embarcação histórica, o “água-arriba” “Lanhezes” com capacidade para transportar até 18 pessoas realizando, desde então, viagens turísticas no rio Lima mediante marcação.

O água-arriba num passeio turístico no rio Lima, em Viana do Castelo, nos anos 60 de século XX

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

“Viana Amor & Folia” junta Carnaval e Dia dos Namorados em Viana

Viana do Castelo vai celebrar o Carnaval e Dia dos Namorados de 13 a 17 de fevereiro, com o evento “Viana Amor & Folia”. Conheça a programação completa 👇

Não parece, mas esta rua em Viana do Castelo é pedonal

Uma das mais importantes ruas da cidade de Viana do Castelo, a rua Manuel Espregueira, há muitos anos que foi transformada numa artéria pedonal. Era muito raro ver uma viatura a circular nela. Nos últimos tempos, tornou-se habitual ver um grande número de viaturas estacionadas e a circular, havendo dias que mais parece uma rua de trânsito automóvel normal. 📸 27 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Esta capela do século XVII celebra Nossa Senhora das Candeias com três dias de festa

Construída no ano de 1621, a Capela da Nossa Senhora das Candeias, situada no largo Maestro José Pedro, em Viana do Castelo vai estar em festa nos dias 31 de janeiro, 1 e 2 de fevereiro. As celebrações incluem procissão de velas, arraial, leilão de oferendas e missa cantada. PROGRAMA Dia 31 de janeiro (SÁBADO) 21h00 - Procissão de Velas (Sairá da Igreja de São Domingos, para a Capela de NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS, percorrendo o seguinte itinerário: Rua Góis Pinto, Rua Monsenhor Daniel Machado, Rua dos Poveiros, Rua do Loureiro, Largo Amadeu Costa e Largo Maestro José Pedro). Dia 1 de fevereiro (DOMINGO) 15h00 - Arraial, Leilão de Oferendas e Sessão Musical, pelos elementos da ZÉ PEDRO Associação Musical. Dia 2 de fevereiro (SEGUNDA-FEIRA) 11h00 - Benção das Velas seguida de Missa Cantada em honra de Nossa Senhora das Candeias.

Parque de estacionamento Gil Eannes encontra-se "completamente às escuras"

Esta fotografia foi tirada há instantes no parque de estacionamento gratuito Gil Eannes, em Viana do Castelo. Encontram-se estacionadas dezenas de viaturas. Zero iluminação. Não há um poste de iluminação pública ligado. 📸 2 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.