Avançar para o conteúdo principal

ESTAÇÃO IMAGEM 2017 VIANA DO CASTELO | Seis exposições a não perder

O PRÉMIO ESTAÇÃO IMAGEM 2017 decorre entre os dias 3 e 9 de Abril, em Viana do Castelo. Para além da cerimónia de anúncio e entrega dos prémios, no sábado, 8 de Abril, a semana começa com a inauguração simultânea de seis exposições, espalhadas pela cidade, e uma programação centrada no Teatro Municipal Sá de Miranda, que inclui conferências, projecção de fotografias, filmes, documentários e um mercado do livro de fotografia. A entrada é livre.

Veja AQUI a programação completa do Prémio Estação Imagem Viana 2017.
Saiba mais no site do Prémio Estação Imagem Viana 2017.

EXPOSIÇÕES 

BRUNO SIMÕES CASTANHEIRA 
Lugares de Silêncio

Antigos Paços Concelho

26 Abril 
BOLSA ESTAÇÃO IMAGEM 2016 Viana do Castelo

Estima-se que em 2011 residissem no Parque Nacional da Peneda Gerês apenas cerca de 7000 pessoas, dispersas por 114 aldeias. São sobretudo mulheres e idosos que se ocupam da agricultura e da pastorícia e que resistiram, por vontade ou por fatalidade, ao êxodo rural e às profundas transformações que têm marcado o território.

© BRUNO SIMÕES CASTANHEIRA

MAGNUM PHOTOS by CANON 
Exile | Exílio

Espaço Linha Norte

4 Abril 4 Maio 
57 imagens de 22 fotógrafos da agência Magnum, sobre povos exilados,
 nos últimos 70 anos, produzida pela Canon

A terra torna as pessoas no que elas são. Disso estou certo. Se a perdem, perdem sua riqueza e um pouco das suas almas e irão passar o resto das suas vidas tentando recuperá-las. 
Larry Towell 

© Philip Jones Griffiths | Magnum Photos

FELIPE DANA

Zika Virus | Vírus Zika

Espaço Linha Norte

4 Abril 4 Maio

Exposição produzida pelo Visa Pour l’Image

Milhares de bebés nasceram no Brasil com microcefalia, um raro defeito de nascença caracterizado por uma cabeça anormalmente pequena e lesões cerebrais graves, causado pelo vírus Zika e trans- mitido por mosquitos. Felipe Dana documentou algumas das primeiras famílias com bebés afectados pelo Zika, residentes na empobrecida região do Nordeste brasileiro, o epicentro do surto.

© FELIPE DANA | AP

DAVID GUTTENFELDER

Coming Home | Regresso a Casa

1.º andar Antigos Paços Concelho

4 Abril 4 Maio

Exposição produzida pelo Visa Pour l’Image, do fotógrafo da National Geographic
 (membro do júri Prémio ESTAÇÃO IMAGEM 2017), sobre a Coreia do Norte/USA

Fotografando com o telemóvel, Guttenfelder fez um registo visual da vida quotidiana da Coreia do Norte. Há dois anos, voltou para os Estados Unidos como fotógrafo da National Geographic, conti- nuando a abordagem que tinha usado na Coreia do Norte. Está a redescobrir o seu país natal, do mundano ao extraordinário, capturando a vida americana.

© DAVID GUTTENFELDER

YANNIS BEHRAKIS

Paths of Hope and Despair | Caminhos de Esperança e Desespero

Museu do Traje

4 Abril 4 Maio

Exposição produzida pelo Visa Pour l’Image

Yannis Behrakis viajou pelo mundo, por mais de 25 anos, fotografando os migrantes, os refugiados e os deslocados. No ano passado, pela primeira vez, os refugiados vieram até ele, chegando por mar à sua terra natal, Grécia, em pequenos barcos. Assim é ainda um assunto mais pessoal, e Behrakis procurou tornar-se na voz para os perseguidos e o olhar para o público global. 

© YANNIS BEHRAKIS | REUTERS

TANYA HABJOUQA

Occupied Pleasures | Prazeres Sob Ocupação

Museu de Artes Decorativas

4 Abril 4 Maio

Exposição produzida pela ESTAÇÃO IMAGEM com o apoio da Fundação Joana Vasconcelos
Prazeres sob Ocupação apresenta um retrato suave e multidimensional da capacidade humana de encontrar prazer perante as circunstâncias difíceis do dia a dia, nos territórios ocupados da Cisjordânia, Jerusalém e Gaza. As fotografias transmitem passividade e acção: são ocupados por Israel e ocupam-se, alegre e desafiadoramente, gozando o lado simples da vida.

© TANYA HABJOUQA | NOOR

Comentários

Mais visualizadas nos últimos 30 dias

Vandalismo

Assim deixaram os muros da igreja de Nossa Senhora d’Agonia. Sem comentários.

Ruas da Ribeira de Viana

Andando por ruas, becos e vielas da nossa Ribeira.

Escadório de Santa Luzia

A Basílica de Santa Luzia, situada no alto do monte com o mesmo nome, é o monumento mais conhecido e visitado da cidade de Viana do Castelo. Para lá chegar tem três opções: a estrada, o funicular ou o escadório. Quem optar pelo funicular, fará um percurso de 650 metros, vencendo um desnível de 160 metros, numa viagem com duração de aproximadamente 7 minutos. Quem se sentir atraído a ir a pé pelo escadório, terá que subir 659 degraus. Subir esta escadaria não é assim tão difícil, basta ir com calma, parando quando o cansaço aparecer. Veja algumas fotografias do escadório de Santa Luzia.

Coisa rara, finalmente sem automóveis

Há vários anos que esta artéria do centro histórico da cidade de Viana do Castelo apresentava diariamente um número absolutamente excessivo de veículos estacionados em toda a sua área.  Nos últimos dias, esse cenário mudou. Com a colocação de floreiras e pilaretes, onde antes existia estacionamento abusivo e repetitivo, que dificultava o trânsito de peões em segurança, há agora um espaço mais humanizado, sem automóveis.

Prestes a ser inaugurado o novo hotel no centro histórico

A abertura do AP Dona Aninhas está prevista para 26 de fevereiro de 2023, conforme consta da página oficial do grupo AP Hotels & Resorts. Este quatro estrelas, com 64 quartos e suites, situado onde funcionava anteriormente o antigo hotel Viana Sol, no largo Vasco da Gama, no coração de Viana do Castelo, chama a atenção pela nova cor do edifício.