Avançar para o conteúdo principal

VIANA | Amanhã é dia de queimar o Judas

Amanhã 15 de abril, sábado de Aleluia, a tradição manda que se queime o Judas na Ribeira de Viana.
A União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela tem tudo a postos para mais uma manifestação de caráter popular que, como habitualmente, terá como palco o Campo do Castelo, onde às 12H00 vai ser lido o testamento e queimado o Judas, na terceira árvore do caminho de acesso ao Forte de Santiago da Barra.
A "Queima do Judas”, que simboliza a morte de Judas Iscariote, o apóstolo de Jesus Cristo que o entregou aos romanos por trinta moedas, desperta todos os anos muita curiosidade nesta zona ribeirinha da cidade de Viana do Castelo. 
 

Programa da Queima do Judas 2017 
Sábado, dia 15 de abril 

11H00 - Acompanhado por um Grupo de Bombos o cortejo, composto por Juiz, Escrivão, Mensageiro e Carpideiras, percorrerá as seguintes artérias da cidade: Estação da CP, Passeio das Mordomas, Praça da República, Rua Manuel Espregueira, Largo de S. Domingos, Rua Góis Pinto, Rua Monsenhor Daniel Machado e Campo do Castelo.

12H00 - Com a leitura detalhada do testamento pelo Juízes de Fora da nossa mui nobre Ribeira do Condado de Monserrate, proceder-se-á, como ato final, à queima do judas, na terceira árvore do caminho de acesso ao forte de Santiago da Barra.
A representação tem a prestável colaboração dos atores amadores - À Margem - Armazém Teatral.

Queima do Judas na Ribeira de Viana do Castelo

Comentários

  1. SEMPRE A MESMA PALHAÇADA A QUEIMA DO JUDAS NASCEU NO LARGO INFANTE D: HENRIQUE. INFELIZMENTE SÓ SÃO QUEIMADOS OS NINHOS DOS PASARINHOS :


    ResponderEliminar
  2. NÃO ME DIGAM QUE REGRESSOU A CENSURA. PUTIN
    S HÁ MUITOS

    ResponderEliminar
  3. QUEM VAI SER QUEIMADO NÃO É JUDAS. QUEM VAI SER QUEIMADO, SÃO OS QUE VÃO SER
    EXPOSTOS NOS PANFLETOS ( NO LAVAR DA ROUPA SUJA DA NOSSA RIBEIRA)
    JUDAS VAI SER SACRIFICADO INOCENTEMENTE. NA CEIA COM OS APÓSTULOS, JESUS
    VIROU- SE PARA JUDAS E DISSE- LHE:- FAZ O QUE TENS A FAZER. JUDAS OBEDECEU E FEZ
    O QUE TINHA A FAZER :- ENTREGOU JESUS. ESTÃO A INCRIMINAR UM INOCENTE. SANTA IGNORÂNCIA. LAMENTO A IGREJA NADA FAZER EM RELAÇÃO A ESTE TRISTE ESPECTÁCULO.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Viana acende luzes de Natal a 02 de dezembro

As iluminações de Natal vão acender-se nas ruas da cidade de Viana do Castelo no dia 02 de dezembro, e estarão ligadas de segunda-feira a quinta-feira, das 18h00 às 22h00 e, às sextas-feiras e fins-de-semana, o horário será alargado, entre as 18h00 e a 00h00. A programação de Natal será anunciada pela Câmara de Viana no próximo dia 25 de novembro. (Notícia atualizada em 25 nov 2022 com mais informação)

Natal 2022 em Viana do Castelo com mais ruas iluminadas e um investimento de 160 mil euros

A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje, por unanimidade, um investimento de 160 mil euros na animação de Natal, menos 10 mil do que em 2021, com “mais ruas iluminadas” e espetáculos multimédia em toda a Avenida dos Combatentes. Segundo o presidente da Câmara de Viana do Castelo, que falava durante a reunião camarária para apresentar protocolo de cooperação entre o município e a Associação Empresarial, o valor destinado à animação de Natal 2022 representa uma poupança de 10 mil euros, em relação ao investimento do ano passado, sendo que, durante os meses de dezembro e janeiro, “haverá mais ruas iluminadas” e que o os espetáculos multimédia, que até agora preenchiam cerca de metade da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, vão ser alargados a toda a extensão da principal artéria da cidade. Os espetáculos multimédia, diários, consistem em jogos de luzes sincronizados com música e, atraem centenas de pessoas. Luís Nobre anunciou ainda que a árvore de Natal 3D, com cerca de 30 metros

Viana do Castelo vai receber o Natal e Passagem de Ano com concertos, animação de rua, exposições…

De 01 de dezembro de 2022 a 08 de janeiro de 2023 a cidade vive intensamente as festividades do Natal e da chegada do Ano Novo.  A programação “Viana, Coração do Natal”, organizada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo em parceria com a Associação Empresarial de Viana do Castelo, é bastante diversificada. O programa inclui propostas em vários locais na cidade, para que miúdos e graúdos possam celebrar esta época festiva. Praça Natal, Mercado de Natal, atividades infantis, concertos, animação de rua, exposições e passagem de ano, são sugestões de coisas para fazer este Natal, sozinho, entre amigos ou em família. Destaques da Programação > A 02 de dezembro, são inauguradas as iluminações de Natal nas ruas da cidade, em parceria com a Associação Empresarial de Viana do Castelo. Este ano, as iluminações estarão ligadas de segunda-feira a quinta-feira, das 18h00 às 22h00 e, às sextas-feiras e fins-de-semana, o horário será alargado, entre as 18h00 e a 00h00. > A Praça da República

Em Viana ainda se vendem os tradicionais presépios em barro

Nos últimos anos, nesta quadra, há uma banca que é montada junto ao Jardim Público, onde ainda é possível comprar pequenas peças coloridas em barro, meio toscas, para montar um presépio tradicional português. São muitas dezenas de peças com origem na região de Barcelos, que retratam o Menino Jesus, Nossa Senhora, São José, manjedoura, burro, vaca, reis magos sobre camelos, moleiro e o seu moinho, rebanhos, fanfarras, o castelo, o casario, a igreja, o padre, entre muitas outras personagens. Um costume que parece um pouco afastado das casas dos portugueses, mas que alguns ainda mantêm o encanto de o montar à moda antiga.

Já se acenderam as luzes de Natal em Viana do Castelo

As iluminações estão presentes em várias ruas de Viana, engalanando ainda duas entradas da cidade, praças e rotundas até ao dia 08 de janeiro de 2023. Este ano, as iluminações estarão ligadas de segunda-feira a quinta-feira, das 18h00 às 22h00 e, às sextas-feiras e fins-de-semana, o horário será alargado, entre as 18h00 e as 00h00.