Avançar para o conteúdo principal

VIANA | Amanhã é dia de queimar o Judas

Amanhã 15 de abril, sábado de Aleluia, a tradição manda que se queime o Judas na Ribeira de Viana.
A União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela tem tudo a postos para mais uma manifestação de caráter popular que, como habitualmente, terá como palco o Campo do Castelo, onde às 12H00 vai ser lido o testamento e queimado o Judas, na terceira árvore do caminho de acesso ao Forte de Santiago da Barra.
A "Queima do Judas”, que simboliza a morte de Judas Iscariote, o apóstolo de Jesus Cristo que o entregou aos romanos por trinta moedas, desperta todos os anos muita curiosidade nesta zona ribeirinha da cidade de Viana do Castelo. 
 

Programa da Queima do Judas 2017 
Sábado, dia 15 de abril 

11H00 - Acompanhado por um Grupo de Bombos o cortejo, composto por Juiz, Escrivão, Mensageiro e Carpideiras, percorrerá as seguintes artérias da cidade: Estação da CP, Passeio das Mordomas, Praça da República, Rua Manuel Espregueira, Largo de S. Domingos, Rua Góis Pinto, Rua Monsenhor Daniel Machado e Campo do Castelo.

12H00 - Com a leitura detalhada do testamento pelo Juízes de Fora da nossa mui nobre Ribeira do Condado de Monserrate, proceder-se-á, como ato final, à queima do judas, na terceira árvore do caminho de acesso ao forte de Santiago da Barra.
A representação tem a prestável colaboração dos atores amadores - À Margem - Armazém Teatral.

Queima do Judas na Ribeira de Viana do Castelo

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Carnaval 2025 em Viana do Castelo

De 24 fevereiro a 4 março de 2025, Viana do Castelo vai celebrar o Carnaval com diversas iniciativas inseridas no evento VIANA EM FOLIA : ANIMAÇÃO DE RUA, MÚSICA, DANÇA, TEATRO, BAILE, DJ'S, DECORAÇÃO ALUSIVA E COMBOIO INFANTIL.

“Viana Amor & Folia” junta Carnaval e Dia dos Namorados em Viana

Viana do Castelo vai celebrar o Carnaval e Dia dos Namorados de 13 a 17 de fevereiro, com o evento “Viana Amor & Folia”. Conheça a programação completa 👇

Alunos de Viana andam em terra e água sem sair do mesmo veículo

Estão a decorrer em Viana do Castelo, desde ontem, prolongando-se por todo o dia de hoje, as iniciativas “Alista-te por um dia” e “Cidadania e Forças Armadas” que pretendem dar a conhecer as Forças Armadas e ajudar a cativar as gerações mais novas para a vida militar. Ao todo, cerca de 300 alunos de Agrupamentos de Escolas do concelho de Viana do Castelo participaram em diversas atividades, nomeadamente numa viagem bem fora do comum, diferente e divertida, que mistura terra e água sem sair do mesmo veículo. Um passeio num veículo anfíbio dos Fuzileiros da Marinha Portuguesa que entusiasmou todos os participantes.

Este é o novo hotel que está a nascer em Viana do Castelo

A unidade hoteleira de quatro estrelas, está a ser construída junto ao Parque da Cidade, e vai custar 18 milhões de euros.   Inspirado nas formas da construção naval (Estaleiros Navais de Viana do Castelo), o novo hotel Meliá Viana é um projeto de Cristiano Costa, do gabinete de arquitetura C & C ARCHITECTS - Arquitectura e Serviços, que partilhou recentemente estas imagens. Algumas imagens do projeto Hotel Meliá Viana👇

Começou o “Viana Amor & Folia”

De 13 a 17 de fevereiro, a praça da República de Viana do Castelo vai encher-se de atividades com o “Viana Amor & Folia”. 📸 13 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo