Avançar para o conteúdo principal

VIANA | Moinhos abertos a visitas este fim-de-semana

O Dia Nacional dos Moinhos assinalou-se ontem sexta-feira, e a iniciativa Moinhos Abertos realiza-se este fim-de-semana (8 e 9 de abril).
A nível nacional vão ser mais de três centenas que vão estar abertos ao público com o objetivo de chamar a atenção dos Portugueses para o inestimável valor patrimonial dos nossos moinhos tradicionais.
Esta iniciativa é promovida pela Rede Portuguesa de Moinhos em colaboração com a TIMS, Sociedade Internacional de Molinologia.
No concelho de Viana do Castelo regista-se a adesão a esta iniciativa de seis moinhos de várias tipologias, que podem ser visitados gratuitamente:

- Moinhos de Água de São Lourenço da Montaria (Montaria) 
- Moinho de Vento do Marinheiro (Carreço) 
- Moinho de Vento do Petisco (Carreço) 
- Azenha do Maral (Outeiro) 
- Moinho de Água do Inácio (Vila de Punhe) 
- Azenhas de D. Prior (Viana do Castelo) 

Clique AQUI e saiba os Horários, Contactos e Descrição de cada moinho.

Moinho de vento do Marinheiro, Carreço (Viana do Castelo)

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Floreiras? Pilaretes?

Vocês achavam mesmo que me iam impedir de estacionar em cima do passeio? Rua Gago Coutinho  Viana do Castelo  📸 12 março 2026 | @olharvianadocastelo

Já é conhecido o rosto do cartaz da Romaria d'Agonia 2026

Mafalda Brandão, de 21 anos, natural de Areosa, Viana do Castelo, foi a Mordoma escolhida entre as 20 finalistas das 46 participantes no concurso da edição deste ano da Romaria d'Agonia.  Agora que está escolhida a “Mordoma do Cartaz da Romaria d’Agonia 2026”, a VianaFestas convidará três ilustradores a desenvolver propostas para o cartaz oficial, tendo como figura central a jovem selecionada. Entre as propostas apresentadas será escolhida a imagem que irá promover a Romaria de 2026 pelo mundo. A apresentação pública do cartaz oficial da Romaria d’Agonia 2026 está agendada para o dia 30 de maio. A Romaria de Nossa Senhora d’Agonia 2026 realiza-se de 15 a 23 de agosto, em Viana do Castelo.

Há patos no castelo

Imagens de casal de patos no fosso do Castelo de Santiago da Barra, Viana do Castelo. 📸 11 março 2026 | @olharvianadocastelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Viana do Castelo escolhe hoje o rosto da Romaria d’Agonia 2026

O anúncio da Mordoma que ilustrará o cartaz oficial da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia 2026 vai ser feito neste sábado, 14 de março, numa cerimónia que vai ter lugar no Teatro Municipal Sá de Miranda, a partir das 21h00. A entrada é livre mediante levantamento de bilhete. Bilheteira aberta 2 horas antes do evento. 📸 arquivo | @olharvianadocastelo