Este é o ferry “Regina Baltica” a dar entrada neste fim-de-semana, nos estaleiros navais da WestSea, em Viana do Castelo, para efetuar trabalhos técnicos em doca seca (pintura exterior…).
Recentemente adquirido pela companhia espanhola Balearia, tem 145,2 metros de comprimento por 25,2 de largura, capacidade para 1675 passageiros, com mais de mil camas e 350 veículos e vai operar na ligação entre Valencia e o porto argelino de Mostaganem.
Construído na Finlândia em 1980, foi agora adquirido pela Balearia e sujeito a uma revisão e várias transformações num estaleiro de Vigo, antes de chegar a Viana do Castelo.
É com satisfação que os vianenses constatam que, após a subconcessão dos terrenos e infraestruturas dos ENVC, adjudicada a 18 de outubro de 2013 e assumida em maio de 2014 pela WestSea, estes estaleiros tenham tido sempre trabalho, quer construção de novos navios quer reparações. Coisa que não aconteceu nos últimos anos de vida dos ENVC, cujos trabalhadores estavam inativos sem terem qualquer trabalho para efetuar. Estranho!!!!
Quando fechou portas em abril de 2014, depois de quase 70 anos de atividade, os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) empregava cerca de 609 trabalhadores.
A subconcessão à WestSea dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), prevê o pagamento ao Estado de 415 mil euros por ano, até 2031.
|
Ferry Regina Baltica, em Viana do Castelo
|
|
Ferry Regina Baltica, em Viana do Castelo
|
|
Ferry Regina Baltica, em Viana do Castelo
|
|
Ferry Regina Baltica, em Viana do Castelo |