Avançar para o conteúdo principal

Balearia escolhe Viana para trabalhos no ''Regina Baltica''

Este é o ferry “Regina Baltica” a dar entrada neste fim-de-semana, nos estaleiros navais da WestSea, em Viana do Castelo, para efetuar trabalhos técnicos em doca seca (pintura exterior…).
Recentemente adquirido pela companhia espanhola Balearia, tem 145,2 metros de comprimento por 25,2 de largura, capacidade para 1675 passageiros, com mais de mil camas e 350 veículos e vai operar na ligação entre Valencia e o porto argelino de Mostaganem.
Construído na Finlândia em 1980, foi agora adquirido pela Balearia e sujeito a uma revisão e várias transformações num estaleiro de Vigo, antes de chegar a Viana do Castelo.

É com satisfação que os vianenses constatam que, após a subconcessão dos terrenos e infraestruturas dos ENVC, adjudicada a 18 de outubro de 2013 e assumida em maio de 2014 pela WestSea, estes estaleiros tenham tido sempre trabalho, quer construção de novos navios quer reparações. Coisa que não aconteceu nos últimos anos de vida dos ENVC, cujos trabalhadores estavam inativos sem terem qualquer trabalho para efetuar. Estranho!!!!
Quando fechou portas em abril de 2014, depois de quase 70 anos de atividade, os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) empregava cerca de 609 trabalhadores.
A subconcessão à WestSea dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), prevê o pagamento ao Estado de 415 mil euros por ano, até 2031.

Ferry Regina Baltica, em Viana do Castelo

Ferry Regina Baltica, em Viana do Castelo

Ferry Regina Baltica, em Viana do Castelo

Ferry Regina Baltica, em Viana do Castelo

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Viana do Castelo ilumina-se para o Natal neste sábado

As iluminações de Natal de Viana do Castelo arrancam este sábado, dia 18, às 18h00. As luzes espalhadas em cerca de 30 arruamentos, largos, praças e entradas da cidade estarão ligadas até ao dia 10 de janeiro de 2024. Os espetáculos multimédia com iluminação sincronizada que diariamente terão lugar na Av. dos Combatentes da Grande Guerra e na árvore de Natal instalada no anfiteatro do jardim da marina, vão decorrer até 10 de janeiro do próximo ano nos seguintes horários: AV. COMBATENTES DA GRANDE GUERRA 18h00 | 19h00 | 20h00 | 21h00 | 22h00 | 23h00* | 24h00* ÁRVORE DE NATAL DA MARINA 18h30 | 19h30 | 20h30 | 21h30 | 22h30 | 23h30* * apenas sexta-feira, sábado e domingo  

VIANA, Coração do Natal

No âmbito do programa “VIANA Coração do Natal 2023”, a magia e o espírito de Natal invadem Viana do Castelo de 8 de dezembro de 2023 até 7 de janeiro de 2024, com a realização de diversas atividades que vão animar 𝐚 cidade. Praça Natal, pista de gelo, minicomboio, carrossel ecológico, Mercado de Natal, animação de rua e animação circense, concertos, atividades infantis, presépios e exposições integram uma programação diversificada com 88 eventos que pretendem dinamizar vários espaços da cidade.  PROGRAMAÇÃO :

Iluminação de Natal chega às ruas de Viana a partir de 18 de novembro

A decoração e iluminação festiva, dinamizada pela Associação Empresarial de Viana do Castelo com o apoio da Câmara Municipal, vai espalhar magia pelas ruas da cidade entre os dias 18 de novembro de 2023 e 10 de janeiro de 2024.  Serão cerca de 30 os arruamentos, largos, praças e entradas da cidade que vão receber ornamentações e iluminações natalícias. Além disso, à semelhança de anos anteriores, haverá espetáculos multimédia com iluminação sincronizada com música, na Avenida Combatentes da Grande Guerra. O Jardim da Marina vai contar com uma árvore de Natal 3D com cerca de 27 metros de altura. Neste espaço haverá igualmente espetáculos multimédia.

As luzes de Natal em Viana

Passear pelas ruas da cidade nesta altura do ano tem outro encanto.

Em Viana ainda se vendem os tradicionais presépios em barro

Nos últimos anos, nesta quadra, há uma banca que é montada junto ao Jardim Público, onde ainda é possível comprar pequenas peças coloridas em barro, meio toscas, para montar um presépio tradicional português. São muitas dezenas de peças com origem na região de Barcelos, que retratam o Menino Jesus, Nossa Senhora, São José, manjedoura, burro, vaca, reis magos sobre camelos, moleiro e o seu moinho, rebanhos, fanfarras, o castelo, o casario, a igreja, o padre, entre muitas outras personagens. Um costume que parece um pouco afastado das casas dos portugueses, mas que alguns ainda mantêm o encanto de o montar à moda antiga.