Avançar para o conteúdo principal

Balearia escolhe Viana para trabalhos no ''Regina Baltica''

Este é o ferry “Regina Baltica” a dar entrada neste fim-de-semana, nos estaleiros navais da WestSea, em Viana do Castelo, para efetuar trabalhos técnicos em doca seca (pintura exterior…).
Recentemente adquirido pela companhia espanhola Balearia, tem 145,2 metros de comprimento por 25,2 de largura, capacidade para 1675 passageiros, com mais de mil camas e 350 veículos e vai operar na ligação entre Valencia e o porto argelino de Mostaganem.
Construído na Finlândia em 1980, foi agora adquirido pela Balearia e sujeito a uma revisão e várias transformações num estaleiro de Vigo, antes de chegar a Viana do Castelo.

É com satisfação que os vianenses constatam que, após a subconcessão dos terrenos e infraestruturas dos ENVC, adjudicada a 18 de outubro de 2013 e assumida em maio de 2014 pela WestSea, estes estaleiros tenham tido sempre trabalho, quer construção de novos navios quer reparações. Coisa que não aconteceu nos últimos anos de vida dos ENVC, cujos trabalhadores estavam inativos sem terem qualquer trabalho para efetuar. Estranho!!!!
Quando fechou portas em abril de 2014, depois de quase 70 anos de atividade, os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) empregava cerca de 609 trabalhadores.
A subconcessão à WestSea dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), prevê o pagamento ao Estado de 415 mil euros por ano, até 2031.

Ferry Regina Baltica, em Viana do Castelo

Ferry Regina Baltica, em Viana do Castelo

Ferry Regina Baltica, em Viana do Castelo

Ferry Regina Baltica, em Viana do Castelo

Comentários

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Escadório de Santa Luzia

A Basílica de Santa Luzia, situada no alto do monte com o mesmo nome, é o monumento mais conhecido e visitado da cidade de Viana do Castelo. Para lá chegar tem três opções: a estrada, o funicular ou o escadório. Quem optar pelo funicular, fará um percurso de 650 metros, vencendo um desnível de 160 metros, numa viagem com duração de aproximadamente 7 minutos. Quem se sentir atraído a ir a pé pelo escadório, terá que subir 659 degraus. Subir esta escadaria não é assim tão difícil, basta ir com calma, parando quando o cansaço aparecer. Veja algumas fotografias do escadório de Santa Luzia.

Andando pela cidade…

Interior da Igreja de S. Bento (séc. XVI), Viana do Castelo.

ANTES e AGORA

Há pelo menos 10 anos que a estrutura situada no porto de pesca, junto à antiga Torre de Vigia dos Pilotos da Barra de Viana do Castelo, se encontrava desativada, degradada e com lixo no interior. Finalmente, no passado dia 21 de março, foi demolida, apresentando-se agora o espaço com uma melhor imagem. Também a placa que assinala o local, na antiga doca comercial, onde entre 1923 e 1959 funcionou a Escola de Natação do S. C. Vianense, foi por estes dias sujeita a uma operação de limpeza.

Em dia de calor…

De bicicleta, a correr ou a caminhar nesta tarde de 27 de março, com temperatura agradável de 20º, pela Ecovia Litoral Norte, Areosa/Viana do Castelo.

Ruas da Ribeira de Viana

Andando por ruas, becos e vielas da nossa Ribeira.