Avançar para o conteúdo principal

Hoje é Dia Nacional do Azulejo

O Dia Nacional do Azulejo celebra-se hoje, dia 06 de maio, sábado, pela primeira vez em Portugal, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a proteção deste importante património do país.
Como forma de assinalar este dia, sugeria aos vianenses visitarem o Museu de Artes Decorativas de Viana do Castelo e a conhecerem e divulgarem o importante património azulejar que lá se encontra.
Entre outros, é digno de serem admirados os conjuntos de painéis do Século XVIII representativos de cenas de caça, da vida palaciana e dos quatro continentes que embelezam as paredes de várias salas.

Painel de Azulejo, Museu Artes Decorativas de Viana do Castelo

Painel de Azulejo, Museu Artes Decorativas de Viana do Castelo

Painel de Azulejo, Museu Artes Decorativas de Viana do Castelo

Painel de Azulejo, Museu Artes Decorativas de Viana do Castelo

Painel de Azulejo, Museu Artes Decorativas de Viana do Castelo

Painel de Azulejo, Museu Artes Decorativas de Viana do Castelo

Painel de Azulejo, Museu Artes Decorativas de Viana do Castelo

Painel de Azulejo, Museu Artes Decorativas de Viana do Castelo

Painel de Azulejo, Museu Artes Decorativas de Viana do Castelo

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Já há programação oficial para o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes!

Iniciativa da Câmara Municipal de Viana do Castelo e organizado e programado pela Biblioteca Municipal, o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes decorre entre 18 e 26 de abril reunindo um conjunto de propostas em torno do universo da leitura, das artes e da criatividade. O Centro Cultural de Viana do Castelo, será novamente o palco da edição deste ano. Feira do Livro, encontros com escritores, apresentação de livros, horas do conto para crianças e famílias, música e dança compõem a programação da 5ª edição do LER EM VIANA. Entrada gratuita todos os dias das 14h30 às 23h30.

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Hoje é dia mundial do beijo

Beijar é um ato comum em várias sociedades como forma de demonstração de amor, gratidão, carinho, amizade… sem precisar de palavras. Já beijou alguém hoje? Viana é Amor. 📸 Arquivo | @olharvianadocastelo

O segundo espaço verde mais antigo da cidade

Criado em 1888, de forma triangular com 5.500m2 Jardim D. Fernando  Praça General Barbosa Monserrate, Viana do Castelo 📸 14 abril 2026 | @olharvianadocastelo

Intervenção na ponte móvel da marina de Viana, entrou na fase final

A ponte móvel pedonal localizada na margem direita do rio Lima, na entrada da marina de Viana do Castelo está inoperacional há mais de 2 anos. Presentemente, está em fase final a intervenção na ponte (e respetivos acessos) que teve início há cerca de seis meses. Inaugurada em 2007, esta travessia tem sofrido avarias constantes ao longo da sua existência. Espera-se que esta intervenção garanta a operacionalidade da infraestrutura a longo prazo.  A ponte está dotada da possibilidade de rotação de forma a permitir não só a passagem de peões (em posição fechada) mas também das embarcações (em posição aberta).  📸 abril 2026 | @olharvianadocastelo