Avançar para o conteúdo principal

Vá a Ponte de Lima e descubra o ''Jardim das Descobertas''

Até 31 de outubro de 2017, visite o 13.º Festival Internacional dos Jardins de Ponte de Lima, este ano com o tema "Jardim das Descobertas" e deixe-se surpreender pelos doze jardins projetados por especialistas oriundos da Argentina, do Brasil, da Áustria, da Itália, da Holanda, do Japão, de Espanha (duas propostas) e Portugal (duas propostas).
Além das onze novas propostas, a edição 2017 do festival conta com o “96 Por Cento", o jardim mais votado pelos visitantes na edição de 2016.
O tema escolhido para a edição de 2018 será "O Clima nos Jardins", estando as candidaturas abertas desde a passada sexta-feira até 15 de novembro de 2017.

JARDINS 2017

Jardim "A Globalização das Plantas"

Jardim "A Descoberta dos Sentidos"

Jardim do Círculo

Jardim dos Sete Continentes

Jardim "Descobre a Descoberta"

Jardim "O Segredo"

Jardim "Um Jardim para Descobrir"

Jardim "Novaterra - Descobrindo um Novo Mundo"

Jardim "Inventionem Arcus - Descobrindo o Arco-Íris"

Jardim dos Quatro Elementos

Jardim "A Viagem das Descobertas"

96 Por Cento - O jardim vencedor em 2016

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Empreitada do novo mercado de Viana parada sem data para recomeçar

As obras de construção do novo mercado tinham sido iniciadas em setembro de 2025, mas foram entretanto interrompidas por, segundo informação do presidente da Câmara de Viana do Castelo “terem aumentado a área de escavações depois de descobertos achados arqueológicos”. O retomar da obra vai depender do que for encontrado durante as escavações arqueológicas. 📸 Arquivo | @olharvianadocastelo

20 de janeiro. Neste dia, em…

1848 - A vila de Viana do Minho era elevada a cidade com o nome de Viana do Castelo. Foi há 178 anos por carta régia de D. Maria II. 2008 - Era inaugurada a nova Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, da autoria do arquiteto Álvaro Siza Vieira. Está localizada junto ao rio Lima. 2016 - Uma nova rua nasce no centro histórico da cidade de Viana do Castelo. Construída de raiz, a nova artéria liga a rua Pedro Homem de Mello à rua da Bandeira, em frente ao edifício do antigo Governo Civil. O novo arruamento recebe o nome do arquiteto José Fernandes Martins, autor de diversos edifícios da cidade como a Fábrica de Chocolate Avianense ou a Vila Rosa. 📸 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

O Castelo que deu o nome à cidade

Foi a 20 de Janeiro de 1848 que a Vila de Viana do Minho foi elevada a cidade com a denominação de Viana do Castelo. Esta distinção foi concedida pela Rainha D. Maria II. Reza a história que este gesto da Rainha se deveu ao reconhecimento da heróica resistência e lealdade do comandante do Castelo de Santiago da Barra, aquando da guerra civil da Patuleia. (Extrato da carta datada de 20 de Janeiro de 1848, que a Rainha D. Maria II enviou à Câmara de Viana)  “...Hei por bem e me praz, que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencem...”

Dia de chuva em Viana do Castelo

Pelas ruas da cidade. 📸 23 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo