Avançar para o conteúdo principal

A Câmara de Viana vai classificar e distinguir “Lojas Memória”

Não é novidade que Viana do Castelo é uma cidade cheia de Memórias. Para além dos seculares monumentos que surgem em cada esquina, também encontramos lojas históricas.
Nesse sentido, a Câmara de Viana do Castelo quer distinguir as lojas na área urbana da cidade que contam com um legado histórico digno de nota. Para isso criou o projeto “Lojas Memória”, que pretende promover a classificação e distinção de estabelecimentos comerciais e unidades de cafetaria, restauração e similares que se destacam pela sua singularidade e pelo reconhecido valor que têm e que contribuem para a identidade da cidade e qualidade da paisagem urbana de Viana do Castelo.
A classificação é orientada por fatores distintivos – lojas que comercializam produtos de excelência; que mantêm a mesma atividade há 50 ou mais anos; que constituem espaços de referência artística ou arquitetónica; e/ou que adquirem especial relevância na história da cidade, enquanto lugar de acontecimento histórico, por ser a única resistente num determinado tipo de atividade ou por ser referência na linguagem comum dos residentes – e considera vários parâmetros e critérios de avaliação, associados designadamente ao estabelecimento/atividade e ao património.

Recorrendo ao arquivo deste blogue, mostro alguns estabelecimentos que eventualmente, pela preservação de elementos patrimoniais/culturais/históricos, poderão ser escolhidos para este projeto.

Clique na respetiva imagem e saiba algo sobre estes estabelecimentos:

Ourivesaria Carvalho

Casa Valença

Ourivesaria Venâncio Sousa

Café Sport

Confeitaria a Brasileira

Taberna "A Regional"

Drogaria S. Domingos

Fotografia Roriz

Funileiro Sr. Armando

Tipografia Moderna

Comentários

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Andando pela cidade…

Rua do Tourinho, centro histórico de Viana do Castelo.

Ruas da Ribeira de Viana

Andando por ruas, becos e vielas da nossa Ribeira.

A primeira Matriz de Viana está a ser reabilitada

Foi a primeira Matriz de Viana, até à construção da actual Sé Catedral dentro do perímetro muralhado em meados do século XV. A estrutura primitiva remonta ao século XIlI, tendo sido reedificada e acrescentada em 1719. Conhecida tradicionalmente por Matriz Velha, passou a chamar-se Igreja das Almas pelo facto de o seu adro ter sido local de enterramento desde o tempo de D. Afonso III até finais do século XIX. Fotos: a Igreja das Almas na atualidade e noutros tempos

Escadório de Santa Luzia

A Basílica de Santa Luzia, situada no alto do monte com o mesmo nome, é o monumento mais conhecido e visitado da cidade de Viana do Castelo. Para lá chegar tem três opções: a estrada, o funicular ou o escadório. Quem optar pelo funicular, fará um percurso de 650 metros, vencendo um desnível de 160 metros, numa viagem com duração de aproximadamente 7 minutos. Quem se sentir atraído a ir a pé pelo escadório, terá que subir 659 degraus. Subir esta escadaria não é assim tão difícil, basta ir com calma, parando quando o cansaço aparecer. Veja algumas fotografias do escadório de Santa Luzia.

Passadiços flutuantes na antiga doca comercial

Na antiga doca comercial de Viana do Castelo estão a ser colocados passadiços flutuantes e respetiva rampa de acesso, para servirem de apoio a embarcações. Refira-se que está prevista há muitos anos, a reconversão desta antiga doca comercial numa marina Atlântica para atracação de embarcações de maior dimensão, até quatro metros de calado.