Avançar para o conteúdo principal

A Câmara de Viana vai classificar e distinguir “Lojas Memória”

Não é novidade que Viana do Castelo é uma cidade cheia de Memórias. Para além dos seculares monumentos que surgem em cada esquina, também encontramos lojas históricas.
Nesse sentido, a Câmara de Viana do Castelo quer distinguir as lojas na área urbana da cidade que contam com um legado histórico digno de nota. Para isso criou o projeto “Lojas Memória”, que pretende promover a classificação e distinção de estabelecimentos comerciais e unidades de cafetaria, restauração e similares que se destacam pela sua singularidade e pelo reconhecido valor que têm e que contribuem para a identidade da cidade e qualidade da paisagem urbana de Viana do Castelo.
A classificação é orientada por fatores distintivos – lojas que comercializam produtos de excelência; que mantêm a mesma atividade há 50 ou mais anos; que constituem espaços de referência artística ou arquitetónica; e/ou que adquirem especial relevância na história da cidade, enquanto lugar de acontecimento histórico, por ser a única resistente num determinado tipo de atividade ou por ser referência na linguagem comum dos residentes – e considera vários parâmetros e critérios de avaliação, associados designadamente ao estabelecimento/atividade e ao património.

Recorrendo ao arquivo deste blogue, mostro alguns estabelecimentos que eventualmente, pela preservação de elementos patrimoniais/culturais/históricos, poderão ser escolhidos para este projeto.

Clique na respetiva imagem e saiba algo sobre estes estabelecimentos:

Ourivesaria Carvalho

Casa Valença

Ourivesaria Venâncio Sousa

Café Sport

Confeitaria a Brasileira

Taberna "A Regional"

Drogaria S. Domingos

Fotografia Roriz

Funileiro Sr. Armando

Tipografia Moderna

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Já há programação oficial para o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes!

Iniciativa da Câmara Municipal de Viana do Castelo e organizado e programado pela Biblioteca Municipal, o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes decorre entre 18 e 26 de abril reunindo um conjunto de propostas em torno do universo da leitura, das artes e da criatividade. O Centro Cultural de Viana do Castelo, será novamente o palco da edição deste ano. Feira do Livro, encontros com escritores, apresentação de livros, horas do conto para crianças e famílias, música e dança compõem a programação da 5ª edição do LER EM VIANA. Entrada gratuita todos os dias das 14h30 às 23h30.

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

As veigas na primavera

Caminhando pelas veigas de Areosa/Carreço, Viana do Castelo, você encontra cenários assim. Não é possível passarmos por elas, sem nos determos a observá-las. 📸 9 abril 2026 | @olharvianadocastelo

"Viana Florida" vai encher de cor a cidade e freguesias

De 30 de abril a 31 de maio, a iniciativa "Viana Florida" é sinónimo de cor e animação. Feira das Flores e Jardinagem, Festival de Flores, Exposição e Festas Floridas prometem dinamizar a cidade de Viana do Castelo e freguesias do concelho. Do diversificado programa, destaca-se o 30 de abril, dia em que com a utilização de 40.000 flores, têm início os trabalhos de confeção dos arranjos de média dimensão na Praça da República, Praça da Liberdade, Largo Maestro José Pedro e Largo de São Domingos. Consulte o programa completo👇