Avançar para o conteúdo principal

VIANA | Praia Norte está a mudar. Este Verão terá uma cara nova

Decorrem desde novembro do ano passado as obras de requalificação da Praia Norte, em Viana do Castelo. A conclusão da intervenção está prevista (segundo a autarquia) para o início do Verão.

A intervenção na Praia Norte prevê: 
O recuo do muro de proteção e a contenção da linha da costa. A concentração do estacionamento e circulação automóvel na via a nascente. A construção de uma área de espaço público e um passeio marginal, Praça da Cultura, Praça do Conhecimento, Praça do Desporto e Praça do Lazer e Bem estar. 
Nesta área de intervenção de cerca de 40 mil metros quadrados, estão previstos dois equipamentos de apoio completo à praia, um bar e restaurante, um equipamento de apoio à prática desportiva, um equipamento para talassoterapia ou atividades medicinais, bem como uma biblioteca de praia/ Centro de Interpretação. 
A praia irá contar com 288 lugares de estacionamento formais, em vez dos atuais 204 existentes, e vai ainda dispor de 14 áreas de estacionamento para pessoas com mobilidade reduzida e 5 autocarros. 
O passeio marítimo contemplará duas rampas de acesso à praia para pessoas com mobilidade reduzida e a área útil de praia será ampliada em cerca de 30 por cento em função da construção do novo murete de proteção e defesa costeira.


Obras na Praia Norte, Viana do Castelo (05.06.2017)

Obras na Praia Norte, Viana do Castelo (05.06.2017)

Obras na Praia Norte, Viana do Castelo (05.06.2017)

Obras na Praia Norte, Viana do Castelo (05.06.2017)

Obras na Praia Norte, Viana do Castelo (05.06.2017)

Obras na Praia Norte, Viana do Castelo (05.06.2017)

Obras na Praia Norte, Viana do Castelo (05.06.2017)

Obras na Praia Norte, Viana do Castelo (05.06.2017)

Obras na Praia Norte, Viana do Castelo (05.06.2017)

Comentários

  1. Qual recuo do muro de proteção?
    Devem estar a gozar connosco ou a fazer de nós estúpidos! As obras roubaram muira espaço de areal á praia! o Muro corta a vista para a montanha de Santa Luzia! O passadiço das pedras Rubras está em situação eminente de ruir já que os alicerçes estão podres!Enfim tudo o resto é publicidade a uma obra de maquilhagem do espaço em que se gastou dinheiro público para afastar as pessoas do mar!

    ResponderEliminar
  2. Pois eu acho que estas obras do ponto de vista paisagistico não eram necessárias , eu cresci nesta praia e ela sempre foi assim ... só me convenceriam se os motivos fossem por questões de saúde pública ou
    de segurança e não me parece ser o caso . Lamento pois as caracteristicas da praia vão mudar

    ResponderEliminar
  3. FIQUEI dececionada nem tanto ao mar nem tanto à terra. Claro que fizeram coisas boas ok mas aqueles caixotes ali vamos tomar o nosso cafe? Enfim entre outras fazerem um inquerito e pedirem a opniäo publica era bem mais inteligente Estou de acordo com os outros comentarios . Fazem tudo em termos futuristas mas o bem estar do cidadäo em primeiro lugar .FUTURISMO a mais näo é saudavel E muitos de nos Vianenses apesar de estarem longe gostam de saborear a brisa de mar e recordar os nossos tempos.Para além que as coisas simples e com ar renovado näo exageradeo däo conforto e alegria .Pena ...como outras praias a visibilidade para o mar foi cortada nöo estou a ver essa prespectiva .Admiro esses trabalhos mas näo estou na totalidade em acordo assim como outros VIANENSES

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Viana acende luzes de Natal a 02 de dezembro

As iluminações de Natal vão acender-se nas ruas da cidade de Viana do Castelo no dia 02 de dezembro, e estarão ligadas de segunda-feira a quinta-feira, das 18h00 às 22h00 e, às sextas-feiras e fins-de-semana, o horário será alargado, entre as 18h00 e a 00h00. A programação de Natal será anunciada pela Câmara de Viana no próximo dia 25 de novembro. (Notícia atualizada em 25 nov 2022 com mais informação)

Natal 2022 em Viana do Castelo com mais ruas iluminadas e um investimento de 160 mil euros

A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje, por unanimidade, um investimento de 160 mil euros na animação de Natal, menos 10 mil do que em 2021, com “mais ruas iluminadas” e espetáculos multimédia em toda a Avenida dos Combatentes. Segundo o presidente da Câmara de Viana do Castelo, que falava durante a reunião camarária para apresentar protocolo de cooperação entre o município e a Associação Empresarial, o valor destinado à animação de Natal 2022 representa uma poupança de 10 mil euros, em relação ao investimento do ano passado, sendo que, durante os meses de dezembro e janeiro, “haverá mais ruas iluminadas” e que o os espetáculos multimédia, que até agora preenchiam cerca de metade da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, vão ser alargados a toda a extensão da principal artéria da cidade. Os espetáculos multimédia, diários, consistem em jogos de luzes sincronizados com música e, atraem centenas de pessoas. Luís Nobre anunciou ainda que a árvore de Natal 3D, com cerca de 30 metros

Em Viana ainda se vendem os tradicionais presépios em barro

Nos últimos anos, nesta quadra, há uma banca que é montada junto ao Jardim Público, onde ainda é possível comprar pequenas peças coloridas em barro, meio toscas, para montar um presépio tradicional português. São muitas dezenas de peças com origem na região de Barcelos, que retratam o Menino Jesus, Nossa Senhora, São José, manjedoura, burro, vaca, reis magos sobre camelos, moleiro e o seu moinho, rebanhos, fanfarras, o castelo, o casario, a igreja, o padre, entre muitas outras personagens. Um costume que parece um pouco afastado das casas dos portugueses, mas que alguns ainda mantêm o encanto de o montar à moda antiga.

Viana do Castelo vai receber o Natal e Passagem de Ano com concertos, animação de rua, exposições…

De 01 de dezembro de 2022 a 08 de janeiro de 2023 a cidade vive intensamente as festividades do Natal e da chegada do Ano Novo.  A programação “Viana, Coração do Natal”, organizada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo em parceria com a Associação Empresarial de Viana do Castelo, é bastante diversificada. O programa inclui propostas em vários locais na cidade, para que miúdos e graúdos possam celebrar esta época festiva. Praça Natal, Mercado de Natal, atividades infantis, concertos, animação de rua, exposições e passagem de ano, são sugestões de coisas para fazer este Natal, sozinho, entre amigos ou em família. Destaques da Programação > A 02 de dezembro, são inauguradas as iluminações de Natal nas ruas da cidade, em parceria com a Associação Empresarial de Viana do Castelo. Este ano, as iluminações estarão ligadas de segunda-feira a quinta-feira, das 18h00 às 22h00 e, às sextas-feiras e fins-de-semana, o horário será alargado, entre as 18h00 e a 00h00. > A Praça da República

Sinais novos, hábitos velhos

Esta sinalização foi colocada há algumas semanas neste local da Rua dos Manjovos, no centro histórico da cidade de Viana do Castelo, de forma a ser mais visível (anteriormente estava colocada junto ao prédio que se encontra no lado direito da foto). Apesar da nova localização tornar os sinais bem mais visíveis, as infrações continuam a acontecer todos os dias. A referida sinalização rodoviária mostra o que é permitido e o que é proibido fazer. Por que é tão difícil respeitar as regras de trânsito?