Avançar para o conteúdo principal

VIANA | Praia Norte está a mudar. Este Verão terá uma cara nova

Decorrem desde novembro do ano passado as obras de requalificação da Praia Norte, em Viana do Castelo. A conclusão da intervenção está prevista (segundo a autarquia) para o início do Verão.

A intervenção na Praia Norte prevê: 
O recuo do muro de proteção e a contenção da linha da costa. A concentração do estacionamento e circulação automóvel na via a nascente. A construção de uma área de espaço público e um passeio marginal, Praça da Cultura, Praça do Conhecimento, Praça do Desporto e Praça do Lazer e Bem estar. 
Nesta área de intervenção de cerca de 40 mil metros quadrados, estão previstos dois equipamentos de apoio completo à praia, um bar e restaurante, um equipamento de apoio à prática desportiva, um equipamento para talassoterapia ou atividades medicinais, bem como uma biblioteca de praia/ Centro de Interpretação. 
A praia irá contar com 288 lugares de estacionamento formais, em vez dos atuais 204 existentes, e vai ainda dispor de 14 áreas de estacionamento para pessoas com mobilidade reduzida e 5 autocarros. 
O passeio marítimo contemplará duas rampas de acesso à praia para pessoas com mobilidade reduzida e a área útil de praia será ampliada em cerca de 30 por cento em função da construção do novo murete de proteção e defesa costeira.


Obras na Praia Norte, Viana do Castelo (05.06.2017)

Obras na Praia Norte, Viana do Castelo (05.06.2017)

Obras na Praia Norte, Viana do Castelo (05.06.2017)

Obras na Praia Norte, Viana do Castelo (05.06.2017)

Obras na Praia Norte, Viana do Castelo (05.06.2017)

Obras na Praia Norte, Viana do Castelo (05.06.2017)

Obras na Praia Norte, Viana do Castelo (05.06.2017)

Obras na Praia Norte, Viana do Castelo (05.06.2017)

Obras na Praia Norte, Viana do Castelo (05.06.2017)

Comentários

  1. Qual recuo do muro de proteção?
    Devem estar a gozar connosco ou a fazer de nós estúpidos! As obras roubaram muira espaço de areal á praia! o Muro corta a vista para a montanha de Santa Luzia! O passadiço das pedras Rubras está em situação eminente de ruir já que os alicerçes estão podres!Enfim tudo o resto é publicidade a uma obra de maquilhagem do espaço em que se gastou dinheiro público para afastar as pessoas do mar!

    ResponderEliminar
  2. Pois eu acho que estas obras do ponto de vista paisagistico não eram necessárias , eu cresci nesta praia e ela sempre foi assim ... só me convenceriam se os motivos fossem por questões de saúde pública ou
    de segurança e não me parece ser o caso . Lamento pois as caracteristicas da praia vão mudar

    ResponderEliminar
  3. FIQUEI dececionada nem tanto ao mar nem tanto à terra. Claro que fizeram coisas boas ok mas aqueles caixotes ali vamos tomar o nosso cafe? Enfim entre outras fazerem um inquerito e pedirem a opniäo publica era bem mais inteligente Estou de acordo com os outros comentarios . Fazem tudo em termos futuristas mas o bem estar do cidadäo em primeiro lugar .FUTURISMO a mais näo é saudavel E muitos de nos Vianenses apesar de estarem longe gostam de saborear a brisa de mar e recordar os nossos tempos.Para além que as coisas simples e com ar renovado näo exageradeo däo conforto e alegria .Pena ...como outras praias a visibilidade para o mar foi cortada nöo estou a ver essa prespectiva .Admiro esses trabalhos mas näo estou na totalidade em acordo assim como outros VIANENSES

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Ruas da Ribeira de Viana

Andando por ruas, becos e vielas da nossa Ribeira.

Andando pela cidade…

Viana do Castelo, manhã de 16 março 2023, com tempo nublado e períodos de chuva.

Torre da Roqueta

A Torre da Roqueta, no castelo de Santiago da Barra, em Viana do Castelo, foi construída para defesa da entrada da barra nos princípios do século XVI. Desempenhou funções de vigia permanente das águas do Atlântico e do rio Lima, sendo ao longo dos tempos também utilizada como prisão e estação meteorológica. Considerada insuficiente, a Torre da Roqueta foi ampliada em fortaleza por D. Sebastião e, depois, por D. Filipe I, dando origem à atual fortaleza (mais conhecida por castelo) de Santiago da Barra. São muitos os vianenses e turistas que a visitam. Para proporcionar uma maior segurança, existe numa das laterais das escadas que dão acesso ao cimo da referida torre, um corrimão que serve de apoio para descer ou subir as escadas. Acontece que esse corrimão, feito em ferro, encontra-se bastante deteriorado (frágil, enferrujado e falta corrimão em parte). Para evitar acidentes, é urgente que seja mantido em bom estado de conservação.

Viana Granfondo 2023

Foram 1700 os atletas à partida do Viana Granfondo Europcar 2023, que se realizou hoje, 19 de março. A prova teve uma distância de 131km na versão Granfondo. Houve também duas distâncias mais curtas, uma denominada Mediofondo, com a extensão de 84km, e o Minifondo, com 62km. Os percursos, com partida e chegada à cidade de Viana do Castelo, compreenderam passagens por concelhos como Ponte de Lima, Paredes de Coura ou Caminha Os vencedores em femininos e masculinos nas três distâncias: ISABELLA HERVEY | Vencedora Granfondo GONÇALO FREITAS | Vencedor Granfondo MARLENE SEARA | Vencedora Mediofondo PEDRO PINHEIRO | Vencedor Mediofondo JOANA FERREIRA | Vencedora Minifondo JORGE SALGADO | Vencedor Minifondo

A mirar Viana do Castelo

Miradouros do monte de Santa Luzia.