Avançar para o conteúdo principal

VIANA | Praia Norte está a mudar. Este Verão terá uma cara nova

Decorrem desde novembro do ano passado as obras de requalificação da Praia Norte, em Viana do Castelo. A conclusão da intervenção está prevista (segundo a autarquia) para o início do Verão.

A intervenção na Praia Norte prevê: 
O recuo do muro de proteção e a contenção da linha da costa. A concentração do estacionamento e circulação automóvel na via a nascente. A construção de uma área de espaço público e um passeio marginal, Praça da Cultura, Praça do Conhecimento, Praça do Desporto e Praça do Lazer e Bem estar. 
Nesta área de intervenção de cerca de 40 mil metros quadrados, estão previstos dois equipamentos de apoio completo à praia, um bar e restaurante, um equipamento de apoio à prática desportiva, um equipamento para talassoterapia ou atividades medicinais, bem como uma biblioteca de praia/ Centro de Interpretação. 
A praia irá contar com 288 lugares de estacionamento formais, em vez dos atuais 204 existentes, e vai ainda dispor de 14 áreas de estacionamento para pessoas com mobilidade reduzida e 5 autocarros. 
O passeio marítimo contemplará duas rampas de acesso à praia para pessoas com mobilidade reduzida e a área útil de praia será ampliada em cerca de 30 por cento em função da construção do novo murete de proteção e defesa costeira.


Obras na Praia Norte, Viana do Castelo (05.06.2017)

Obras na Praia Norte, Viana do Castelo (05.06.2017)

Obras na Praia Norte, Viana do Castelo (05.06.2017)

Obras na Praia Norte, Viana do Castelo (05.06.2017)

Obras na Praia Norte, Viana do Castelo (05.06.2017)

Obras na Praia Norte, Viana do Castelo (05.06.2017)

Obras na Praia Norte, Viana do Castelo (05.06.2017)

Obras na Praia Norte, Viana do Castelo (05.06.2017)

Obras na Praia Norte, Viana do Castelo (05.06.2017)

Comentários

  1. Qual recuo do muro de proteção?
    Devem estar a gozar connosco ou a fazer de nós estúpidos! As obras roubaram muira espaço de areal á praia! o Muro corta a vista para a montanha de Santa Luzia! O passadiço das pedras Rubras está em situação eminente de ruir já que os alicerçes estão podres!Enfim tudo o resto é publicidade a uma obra de maquilhagem do espaço em que se gastou dinheiro público para afastar as pessoas do mar!

    ResponderEliminar
  2. Pois eu acho que estas obras do ponto de vista paisagistico não eram necessárias , eu cresci nesta praia e ela sempre foi assim ... só me convenceriam se os motivos fossem por questões de saúde pública ou
    de segurança e não me parece ser o caso . Lamento pois as caracteristicas da praia vão mudar

    ResponderEliminar
  3. FIQUEI dececionada nem tanto ao mar nem tanto à terra. Claro que fizeram coisas boas ok mas aqueles caixotes ali vamos tomar o nosso cafe? Enfim entre outras fazerem um inquerito e pedirem a opniäo publica era bem mais inteligente Estou de acordo com os outros comentarios . Fazem tudo em termos futuristas mas o bem estar do cidadäo em primeiro lugar .FUTURISMO a mais näo é saudavel E muitos de nos Vianenses apesar de estarem longe gostam de saborear a brisa de mar e recordar os nossos tempos.Para além que as coisas simples e com ar renovado näo exageradeo däo conforto e alegria .Pena ...como outras praias a visibilidade para o mar foi cortada nöo estou a ver essa prespectiva .Admiro esses trabalhos mas näo estou na totalidade em acordo assim como outros VIANENSES

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Viana do Castelo volta a dedicar Feira de Artesanato aos artesãos do concelho

Várias dezenas de artesãos de Viana do Castelo são esperados na Feira de Artesanato da Romaria da Senhora d’Agonia, que assinala 105 anos da sua primeira edição e que vai realizar-se no Jardim Público da cidade, de 06 a 21 de agosto de 2022. As inscrições arrancam hoje através do site oficial www.festasdagonia.com. De acordo com o regulamento da feira, disponível no site oficial em www.festasdagonia.com, esta volta a realizar-se no Jardim Público, promovida pela VianaFestas e pela Comissão de Festas da Romaria da Senhora d’Agonia. As inscrições dos artesãos, de caráter obrigatório, decorrem de 09 de junho até 03 de julho.    Em 2022, a feira vai decorrer de 06 a 16 de agosto das 16:00 às 23:00, passando de 17 a 21 de agosto a ter lugar das 10:00 às 24:00. A Feira-Exposição de Artesanato das Festas de Nossa Senhora d’Agonia remonta a 1917, quando se realizou a primeira exposição de lavores regionais, chegando aos dias de hoje como um evento âncora da cidade, com dezenas de artesãos. A s

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

O Desfile da Mordomia na Romaria d’Agonia

O Desfile da Mordomia é um dos momentos de maior destaque naquela que é considerada a Rainha das Romarias de Portugal. Depois de dois anos de ausência daquele número devido à pandemia, na Romaria d’Agonia 2022 é esperado um recorde de participações. Cerca de 800 mordomas (número máximo aceite pela organização) irão estar no desfile que vai decorrer no dia 18 de agosto. Em 2019 participaram no desfile 619 mordomas. O Desfile da Mordomia é considerado a maior montra de trajes e ouro ao ar livre do país. No deste ano, estima-se que o valor total do ouro que as 800 mordomas vão usar (2,5 quilogramas, em média, cada uma), calculado com base no preço atual, atinja os 94 milhões de euros.

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)