Avançar para o conteúdo principal

VIANA | Quinhentos dançarinos juntam-se para mais um Festival de Folclore Internacional


Viana do Castelo vai ser o palco, de 17 a 23 de Julho de 2017, da tradição, da música, da dança e muita cor com o XXI Festival de Folclore Internacional Alto Minho.
Tendo como palcos principais a Praça da República e o Centro Cultural de Viana do Castelo, sete grupos oriundos da Sérvia, da Argentina, da Rússia, do México, da Eslovénia, do Benin e de Angola, além de vários grupos folclóricos do concelho de Viana do Castelo, num total de cerca de 500 participantes, irão este ano partilhar com os vianenses e visitantes as danças, cantares e trajes das suas regiões de origem.

Destaques do programa: 
19 de Julho  - Quarta-feira 
22H00 | GALA DE ABERTURA, na Praça da República, em Viana do Castelo, com participação dos grupos folclóricos: Angola, Argentina, Benim, Eslovénia, México, Rússia e Sérvia.

20 de Julho - Quinta-feira 
22H00 | GALA DA UNIÃO, na Praça da República, em Viana do Castelo, com os grupos folclóricos: Angola, Argentina, Benin, Sérvia e participação especial do Rancho Folclórico das Lavradeiras de Vila Franca. 

21 de Julho - Sexta-feira 
15H00 | GALA DA FAMILIA, no Centro Cultural de Viana do Castelo, com participação dos grupos folclóricos: Angola, Argentina, Benim, Eslovénia, México, Rússia e Sérvia.
22H00 | GALA SANTOINHO, na Fundação Santoinho, em Darque, com participação dos grupos folclóricos: Angola, Argentina, Benim, Eslovénia, México, Rússia e Sérvia.

22 de Julho - Sábado 
10H00 | VIANA DANÇA AO RITMO DO MUNDO, workshops de dança em diferentes locais da cidade com todos os grupos estrangeiros e grupos vianenses.
15H00 | Atuações e desfiles pelas ruas da cidade  
22H00 | GALA DA FRATERNIDADE, na Praça da República, em Viana do Castelo, com os grupos folclóricos: Benim, Eslovénia, México, Rússia e participação especial do Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo.

23 de Julho - Domingo 
15H00 | Atuações e desfiles pelas ruas da cidade  
22H00 | GALA DE ENCERRAMENTO,  na Praça da República, em Viana do Castelo, com participação dos grupos folclóricos: Angola, Argentina, Benim, Eslovénia, México, Rússia e Sérvia.  

NOTA | Em caso do tempo o não permitir, as Galas anunciadas para a Praça da República, serão transferidas para o Centro Cultural de Viana do Castelo.

Consulte AQUI a programação completa do Festival.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Já há horários das iluminações e espetáculos multimédia em Viana do Castelo

As iluminações de Natal e os espetáculos multimédia são ligadas todos os dias a partir de 8 de novembro de 2025 e vão manter-se até dia 12 de janeiro de 2026, nos seguintes horários: ILUMINAÇÃO DE NATAL Domingo a Quinta das 17h00 às 22h00 Sexta e Sábado das 17h00 às 00h00 ESPETÁCULOS MULTIMÉDIA Avenida dos Combatentes da Grande Guerra Domingo a Quinta às 18h00; 19h00; 20H00; 21h00; 22h00 Sexta e Sábado também às 23h00 e 00h00 Árvore de Natal no anfiteatro da Marina  Domingo a Quinta às 18h30; 19h30; 20H30; 21h30 Sexta e Sábado também às 22h30 e 23h30 📸 7 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

Igreja da Ordem Terceira e Igreja de Santo António

Frontarias da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, construída no século XVIII e da Igreja de Santo António, construída no século XVII, situadas junto à Av. 25 de Abril, em Viana do Castelo.

Escadório de Santa Luzia

A Basílica de Santa Luzia, situada no alto do monte com o mesmo nome, é o monumento mais conhecido e visitado da cidade de Viana do Castelo. Para lá chegar tem três opções: a estrada, o funicular ou o escadório. Quem optar pelo funicular, fará um percurso de 650 metros, vencendo um desnível de 160 metros, numa viagem com duração de aproximadamente 7 minutos. Quem se sentir atraído a ir a pé pelo escadório, terá que subir 659 degraus. Subir esta escadaria não é assim tão difícil, basta ir com calma, parando quando o cansaço aparecer. Veja algumas fotografias do escadório de Santa Luzia.

Viana acende a iluminação de Natal a 8 de novembro

Este ano, as iluminações de Natal em Viana do Castelo estarão acesas entre o dia 8 de novembro e o dia 12 de janeiro de 2026. Estão previstos iluminar e ornamentar cerca de 36 locais, entre ruas, praças, avenidas, largos, igrejas e entradas na cidade. Haverá como habitualmente uma árvore de Natal 3D e a iluminação da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, com espetáculos multimédia diários. Vão ser investidos cerca de 200.000€ entre iluminação, ornamentação e animação. 📸 Arquivo / Olhar Viana do Castelo

Andando pela cidade…

📸 13 novembro 2025 | @olharvianadocastelo