Avançar para o conteúdo principal

Cargueiro amigo do Ambiente novamente em Viana


O navio E-Ship 1 já se tornou uma visita habitual no porto comercial de Viana do Castelo, mas consegue sempre atrair a curiosidade de muitos transeuntes, devido ao seu aspeto original.
Este é o primeiro navio de carga do Mundo movido parcialmente a energia eólica. Pertence à empresa alemã Enercon, um dos maiores fabricantes a nível mundial de turbinas eólicas e com várias fábricas em Viana.
As quatro torres cilíndricas instaladas no convés, com vinte e sete metros de altura e quatro metros de diâmetro cada uma, captam a energia do vento para auxiliar a propulsão a diesel do navio permitindo, assim, reduzir as emissões de CO2 e do consumo de combustível em cerca de 30 a 40% do que habitualmente registam os navios de igual porte. Tem 130 metros de comprimento e 22,5 de largura.
O E-Ship 1 teve a sua viagem inaugural no dia 17 de Agosto de 2010. Viana do Castelo recebeu-o pela primeira vez, em agosto de 2011.

Comentários

Mais visualizadas nos últimos 30 dias

Ruas da Ribeira de Viana

Andando por ruas, becos e vielas da nossa Ribeira.

Vandalismo

Assim deixaram os muros da igreja de Nossa Senhora d’Agonia. Sem comentários.

Escadório de Santa Luzia

A Basílica de Santa Luzia, situada no alto do monte com o mesmo nome, é o monumento mais conhecido e visitado da cidade de Viana do Castelo. Para lá chegar tem três opções: a estrada, o funicular ou o escadório. Quem optar pelo funicular, fará um percurso de 650 metros, vencendo um desnível de 160 metros, numa viagem com duração de aproximadamente 7 minutos. Quem se sentir atraído a ir a pé pelo escadório, terá que subir 659 degraus. Subir esta escadaria não é assim tão difícil, basta ir com calma, parando quando o cansaço aparecer. Veja algumas fotografias do escadório de Santa Luzia.

Coisa rara, finalmente sem automóveis

Há vários anos que esta artéria do centro histórico da cidade de Viana do Castelo apresentava diariamente um número absolutamente excessivo de veículos estacionados em toda a sua área.  Nos últimos dias, esse cenário mudou. Com a colocação de floreiras e pilaretes, onde antes existia estacionamento abusivo e repetitivo, que dificultava o trânsito de peões em segurança, há agora um espaço mais humanizado, sem automóveis.

Semana da Moda de Paris conta com bordados de Viana do Castelo

VALQUÍRIA MISS DIOR é a peça de arte instalada pela artista portuguesa Joana Vasconcelos no desfile da Dior, a decorrer esta terça-feira, dia 28 de fevereiro, e inserida na Semana da Moda de Paris. A peça de arte, em formato gigante, foi feita com os tecidos da coleção concebida por Maria Grazia Chiuri e com croché de lã, pedraria e bordados de Viana.  Foto: Facebook de Joana Vasconcelos