Avançar para o conteúdo principal

Cargueiro amigo do Ambiente novamente em Viana


O navio E-Ship 1 já se tornou uma visita habitual no porto comercial de Viana do Castelo, mas consegue sempre atrair a curiosidade de muitos transeuntes, devido ao seu aspeto original.
Este é o primeiro navio de carga do Mundo movido parcialmente a energia eólica. Pertence à empresa alemã Enercon, um dos maiores fabricantes a nível mundial de turbinas eólicas e com várias fábricas em Viana.
As quatro torres cilíndricas instaladas no convés, com vinte e sete metros de altura e quatro metros de diâmetro cada uma, captam a energia do vento para auxiliar a propulsão a diesel do navio permitindo, assim, reduzir as emissões de CO2 e do consumo de combustível em cerca de 30 a 40% do que habitualmente registam os navios de igual porte. Tem 130 metros de comprimento e 22,5 de largura.
O E-Ship 1 teve a sua viagem inaugural no dia 17 de Agosto de 2010. Viana do Castelo recebeu-o pela primeira vez, em agosto de 2011.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Cartaz da Romaria da Senhora da Agonia 2010

Já foram apresentados o cartaz e o programa da Romaria da Senhora da Agonia 2010. Segundo a organização, a edição 2010 que vai decorrer de 20 a 22 de Agosto, vai ter um orçamento de 420 mil euros e são esperados um milhão de pessoas para assistirem à Romaria das Romarias de Portugal.

ANTES e AGORA: tirar fotos do presente para comparar com o passado

Os anos passam, as paisagens e os lugares mudam. Par de imagens para comparar desta zona da cidade de Viana do Castelo.

Sabia que?…

A ponte Eiffel sobre o Rio Lima, uma engenhosa realização da Casa Eiffel, inaugurada em 1878, foi a primeira ponte rodoferroviária construída em Portugal e também a mais comprida ponte metálica do mundo na altura? 📸 março 2026 | @olharvianadocastelo

Já está disponível o programa final da Romaria d’Agonia 2026

A edição deste ano daquela que é considerada a maior Romaria de Portugal, decorre de 15 a 23 de agosto. Consulte o programa completo AQUI .

Jovens entram em ação por um litoral mais limpo

Durante a tarde de hoje, um grupo de jovens realizou uma ação de limpeza na zona costeira de Viana do Castelo. Estes jovens participantes dão o exemplo por um futuro mais sustentável, cuidando do ambiente e do nosso litoral. 📸 4 março 2026 | @olharvianadocastelo