DESFILE DA MORDOMIA | O orgulho de bem trajar e “ourar” das mulheres de Viana

É hoje sexta feira, dia 18, a partir das 10H00, que mais de 500 mulheres vão mostrar a todos os vianenses e visitantes, os mais belos trajes tradicionais das freguesias de Viana do Castelo. É o desfile da Mordomia, uma das mais ricas tradições da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia.
As centenas de mulheres participantes no desfile vão colorir as ruas da cidade com os seus variados e coloridos trajes, juntamente com os fatos de noiva mais sóbrios, de cor preta. Ao peito, algumas das mordomas chegam a carregar cada uma, dezenas de quilos de peças de ouro (algumas muito antigas), geralmente de familiares ou amigos.
O traje típico de Viana do Castelo, é um símbolo da região que a mulher de Viana envergou até aos finais do século XIX consoante a ocasião, momento da vida e o seu estatuto. O uso do ouro manifestava a riqueza da família, mas sobretudo o orgulho da mulher.
No desfile realizado no ano de 2013, estimou-se em cerca de 14 milhões de euros o valor das centenas de quilos de peças de ouro usadas pelas mordomas.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Politécnico estuda com Câmara destino de convento abandonado em Viana do Castelo

Em Viana há um tanque comunitário que ainda cumpre a sua função

Praça de Touros de Viana: Processo de demolição quase concluído

Geoparque Litoral de Viana do Castelo já tem aplicação móvel e sítio na internet