Avançar para o conteúdo principal

ROMARIA D’AGONIA | Rasto de lixo depois da Procissão ao Rio e Serenata

Terminaram ontem em ambiente de festa as celebrações à Senhora d'Agonia. Uma Romaria que todos os anos traz à cidade de Viana do Castelo milhares de visitantes.
A Procissão ao mar e ao rio e a Serenata que tiveram lugar ontem, último dia das Festas, foram dos momentos que atraíram milhares de pessoas à marginal do rio Lima, o que aliado à falta de consciência ambiental por parte de muitos, originou o triste espetáculo que hoje de manhã se deparava a quem por lá passava. Centenas de garrafas de plástico e de vidro foi o que ficou à mostra no final da Procissão e Serenata.
Havia de haver maior consciencialização por parte das pessoas e pensarem que, mesmo que haja trabalhadores que mais tarde vão recolher os resíduos, ao atirarem lixo para o chão este vai dispersar e basta haver uma subida das águas do rio ou vento, que todo o plástico vai parar ao rio.
Há que mudar o comportamento ambiental e promover atitudes básicas como não abandonar o material que se leva e, mais simples ainda, colocar os resíduos dentro dos recipientes próprios.
A Romaria terminou, mas para trás ficou um rasto de lixo, conforme mostram estas fotografias.

Marginal do rio Lima, Viana do Castelo (2017.08.21)

Marginal do rio Lima, Viana do Castelo (2017.08.21)

Marginal do rio Lima, Viana do Castelo (2017.08.21)

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

XXIII Semana Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo

A Semana Académica 2011 do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), decorre entre os dias 15 e 20 de Maio. Na parte musical Rui Veloso, Quim Barreiros, Zezé Fernandes, Gunther & The Sunshine Girls e os vianenses Jarojupe, são alguns dos nomes que compõem o cartaz da Semana Académica do IPVC. Para além dos espaços musicais, durante a semana haverá igualmente muitas outras actividades, tais como a tradicional Missa de Finalistas, Queima das Fitas, Serenata, Cortejo Académico… Saiba tudo sobre a 23ª Semana Académica do IPVC aqui .

Laboratório flutuante atraca em Viana do Castelo

O navio de investigação “Mar Profundo” é o primeiro laboratório móvel marinho totalmente construído em Portugal. Lançada ao mar em 2021, a embarcação, com 19 metros de comprimento, está especialmente equipada para apoiar a investigação multidisciplinar no mar, podendo testar, por exemplo, ROVs (Veículos Operados Remotamente), sensores acústicos ou módulos robóticos, até 60 milhas da costa, ou recolher dados ambientais e operacionais. 📸 18 maio 2026 | @olharvianadocastelo

A beleza do Traje à Vianesa e do “Ouro de Viana”

Traje de Lavradeira, Traje de Mordoma, Traje de Noiva, Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho de Viana do Castelo. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  Esta é uma compilação de algumas das fotografias que o olharvianadocastelo publicou nos últimos anos, que realçam a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.

Pelo Porto de Viana do Castelo

📸 15 maio 2026 | @olharvianadocastelo