Avançar para o conteúdo principal

VIANA | Vai abrir concurso público para a demolição do Edifício Jardim (vulgo Prédio Coutinho)


O anúncio da empreitada para demolir o Prédio Coutinho, situado na frente ribeirinha de Viana do Castelo, foi hoje publicado em Diário da República. O presente anúncio do concurso público visa a celebração de um contrato de empreitada para Demolição do Edifício Jardim em Viana do Castelo, com o valor do preço base de 1.700.000.00 euros.
A demolição deste imóvel com 13 andares, já está prevista desde o ano 2000 no âmbito do Programa Polis, para ali ser construído o novo mercado municipal, mas nunca se concretizou em virtude de alguns moradores contestarem esta intenção através dos tribunais.

Pode ver o D.R. que publicita este concurso, AQUI.

Comentários

  1. Embora os custos sejam relevantes, no futuro a cidade irá agradecer.
    Não há qualquer justificação (para além da ganância) para construir em altura, numa cidade que tem o centro histórico sem população.
    Seria óptimo se o exemplo fizesse pensar os autarcas em abandonar a "modernidade" da construção de grandes prédios e se focassem mais na reabilitação/modernização do património existente.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário é engraçado.

    O prédio Coutinho estava "às moscas" quando surgiu a ideia de o demolir?

    As pessoas que lá habitavam não seriam habitantes do Centro Histórico?

    Essas pessoas abandonaram o Centro Histórico ou foram coagidas a de lá sair?

    Dúvidas...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Andando pela cidade…

Rua do Tourinho, centro histórico de Viana do Castelo.

Ruas da Ribeira de Viana

Andando por ruas, becos e vielas da nossa Ribeira.

A primeira Matriz de Viana está a ser reabilitada

Foi a primeira Matriz de Viana, até à construção da actual Sé Catedral dentro do perímetro muralhado em meados do século XV. A estrutura primitiva remonta ao século XIlI, tendo sido reedificada e acrescentada em 1719. Conhecida tradicionalmente por Matriz Velha, passou a chamar-se Igreja das Almas pelo facto de o seu adro ter sido local de enterramento desde o tempo de D. Afonso III até finais do século XIX. Fotos: a Igreja das Almas na atualidade e noutros tempos

Escadório de Santa Luzia

A Basílica de Santa Luzia, situada no alto do monte com o mesmo nome, é o monumento mais conhecido e visitado da cidade de Viana do Castelo. Para lá chegar tem três opções: a estrada, o funicular ou o escadório. Quem optar pelo funicular, fará um percurso de 650 metros, vencendo um desnível de 160 metros, numa viagem com duração de aproximadamente 7 minutos. Quem se sentir atraído a ir a pé pelo escadório, terá que subir 659 degraus. Subir esta escadaria não é assim tão difícil, basta ir com calma, parando quando o cansaço aparecer. Veja algumas fotografias do escadório de Santa Luzia.

Passadiços flutuantes na antiga doca comercial

Na antiga doca comercial de Viana do Castelo estão a ser colocados passadiços flutuantes e respetiva rampa de acesso, para servirem de apoio a embarcações. Refira-se que está prevista há muitos anos, a reconversão desta antiga doca comercial numa marina Atlântica para atracação de embarcações de maior dimensão, até quatro metros de calado.