Avançar para o conteúdo principal

PRAIA NORTE | Assim vão as obras

A nova Praia Norte ganha cada vez mais forma. Os trabalhos de requalificação seguem o seu rumo… aos poucos, devagar, devagarinho…

Praia Norte, Viana do Castelo (2017.10.11)

Praia Norte, Viana do Castelo (2017.10.11)

Praia Norte, Viana do Castelo (2017.10.11)

Praia Norte, Viana do Castelo (2017.10.11)

Praia Norte, Viana do Castelo (2017.10.11)

Praia Norte, Viana do Castelo (2017.10.11)

Praia Norte, Viana do Castelo (2017.10.11)

Praia Norte, Viana do Castelo (2017.10.11)

Praia Norte, Viana do Castelo (2017.10.11)

Praia Norte, Viana do Castelo (2017.10.11)

Comentários

  1. Só falta saber onde foram parar as praças projetadas para aquele espaço... desporto, conhecimento e uma outra, só se vê granito e relvado...

    ResponderEliminar
  2. Porque é que tratando-se da "Requalificação da PRAIA NORTE" raras são as vezes em que aparecem fotografias da praia propriamente dita? Aqui, lá aparece em meia foto... e o que se vê nessa nesga de foto, não é lá muito bonito...
    Talvez porque a PRAIA NORTE seja apenas o motivo fútil da intervenção... Mas, assim sendo, aquele espaço poderia ser ali ou em qualquer outro lugar... e, talvez resida aí a diferença entre bons e maus projectos de arquitectura!

    ResponderEliminar
  3. E costuma haver muita gente...mais vida e não os carros estacionados e o desleixo de ervas e muro desfeito!

    ResponderEliminar
  4. Nasci em Viana ainda no hospital velho e lembro-me de ter que atravessar propriedade dos estaleiros navais para chegar à praia pois nem sequer existia a avenida do atlântico. na praia norte havia um navio naufragado partido em dois pois ainda não existia o molhe nem o pontão do cabedelo e a entrada dos barcos na barra era extremamente perigosa e lembro-me como foi contestada a sua construção (aqui contesta-se tudo, até o sol por não aparecer à meia-noite). hoje, a área da "PRAIA NORTE" não apenas o areal, está muito melhor e podemos admirar a dança das "garças metálicas" que são os guindastes dos estaleiros sem vermos os armazéns e pavilhões normalmente feios desse tipo de instalações. temos uma cidade equilibrada e bonita. podemos até ver eólicas no monte e na praia, símbolos do bom desenvolvimento tecnológico e ambiental.só mesmo que não está de boa fé ou não é um verdadeiro vianense poderá estar descontente com a cidade como é o caso de alguns "politiqueiros" que não perceberam ainda qual é o seu lugar.
    viva viana e os vianenses o resto é para o quim barreiros

    ResponderEliminar
  5. Ó Rogério, o Sr anda atrasado no tempo, a praia do norte não era local que fala. As pessoas passavam por uma avenida entre as instalações do estaleiro antigas , passava-se junta às casas dos " banhos quentes ", na época não havia barco nenhum acidentado com dois pedaços. Isso aconteceu muito posteriormente. A relativamente poucos anos.
    Foi criada uma zona industrial nova , alargaram-se as instalações dos estaleiros e foram criadas todas aquelas infra estruturas que hoje vê.
    A maior vergonha, foi o desenvolvimento e criação de uma zona industrial, junto a uma praia onde se investiu milhões, onde prolifera industrias.
    A circulação de camiões etc.... Não se compreende quando atualmente se luta pela defesa do ambiente e das zonas ribeirinhas.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mais visualizadas nos últimos 30 dias

Viana do Castelo volta a viajar no tempo até à época medieval

A Feira Medieval de Viana do Castelo vai voltar às ruas do centro histórico da cidade de 17 a 19 de junho, após a interrupção de dois anos devido à pandemia. A Feira vai contar com um diversificado programa de animação e com a presença de artesãos e restauração. DO PROGRAMA DE ANIMAÇÃO CONSTA NOMEADAMENTE: ANIMAÇÃO ITINERANTE | CORO MEDIEVAL | ESPETÁCULO DE ABERTURA | ESPETÁCULO DE FOGO | CORTEJO DO SÉQUITO REAL | DANÇAS MEDIEVAIS | MÚSICA MEDIEVAL | MARIONETAS | JOGO DO PAU | DEMONSTRAÇÃO  DE VOO LIVRE | BANDA DE GAITEIROS | OUTORGA DO FORAL | OS GUARDAS REAIS | OFICINA DE TIARAS DE FLORES    | JOGOS MEDIEVAIS Consulte a programação completa do evento, com o local e horário de cada animação, clicando AQUI : 

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Viana do Castelo com e sem o Edifício Jardim (Prédio Coutinho)

Estas duas imagens não foram manipuladas, são mesmo reais. Já se percebe a mudança na paisagem. Saiu de cena o edifício de 13 andares.

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Demolição completa com fim à vista

Viana do Castelo, 21 de junho de 2022, Edifício Jardim (Prédio Coutinho).