Avançar para o conteúdo principal

VIANA | Demolição do “Prédio Coutinho” deverá custar 1,2 milhões de euros


Já se conhece a proposta mais favorável para a demolição do Edifício Jardim (prédio Coutinho), em Viana do Castelo. Pertence á firma DST-Domingos da Silva Teixeira, S.A., de Braga, com o preço de 1.168.536,41 euros. Se não houver contestação, a empreitada será adjudicada à DST por aquele valor.
A VianaPolis - Sociedade para o Desenvolvimento do Programa Polis em Viana do Castelo, S. A. recebeu um total de cinco candidaturas.
O anúncio do concurso público para a celebração do contrato de empreitada para Demolição do Edifício Jardim em Viana do Castelo, tinha como preço base 1.700.000.00 euros, e a previsão é que os trabalhos arranquem durante o primeiro trimestre de 2018.
A demolição deste imóvel com 13 andares, já está prevista desde o ano 2000 no âmbito do Programa Polis, para ali ser construído o novo mercado municipal (orçado em três milhões de euros).

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Coisa rara nos últimos anos

Navio cimenteiro ROAZ na tarde desta segunda-feira em manobras de atracação na antiga doca comercial do porto de Viana do Castelo. Nos últimos anos tem sido habitual entrarem e atracarem nesta doca somente embarcações de pequena dimensão, sendo a entrada hoje do navio ROAZ um acontecimento que não se via há muito.

A viajar no Tempo

Tempo do cortejo etnográfico da Romaria d’Agonia, no ano de 1958(?).

O crochet está de volta às ruas de Vila Nova de Cerveira

A 6ª edição do “O Crochet sai à Rua… em Cerveira” volta a espalhar pelo centro histórico desta vila minhota a arte do crochet, recriando o património mais emblemático de cada freguesia, algumas tradições e ainda muitos outros apontamentos criativos em crochet. Para ver até ao final de setembro de 2023.

Já visitou a exposição “Bilhete-Postal Ilustrado Romântico”?

Uma oportunidade para ver uma coleção particular de Postais Ilustrados do 1.º quartel do século XX, de José Filgueiras, numa iniciativa da Grupo Desportivo e Cultural dos Trabalhadores dos ENVC. Para ver até 27 de outubro, na sede social do GDCTENVC, situada na Avenida Rocha Páris n.º 95, Viana do Castelo. A entrada é livre. “É suposto que os amantes celebrem o amor, a paixão e a partilha de sentimentos, particularmente aqueles que, tal como comigo acontece, têm sensibilidade para nestes valores acreditar. A todos eles dedico esta série de imagens do Bilhete-postal Ilustrado romântico “À moda antiga” do 1.º quartel do século XX.”