Avançar para o conteúdo principal

Viana e o Mar inspira concurso fotográfico

Retratar “Viana e o Mar” foi o desafio lançado pelo Centro de Mar a todos os fotógrafos amadores e profissionais, naquele que foi o 1.º Concurso de Fotografia | 2017.
O tema do concurso de fotografia “Viana e o Mar” teve como objetivo promover Viana do Castelo enquanto cidade náutica, apresentando um olhar documental ou artístico sobre a zona costeira e ribeirinha, turismo balnear, desportos náuticos e atividades económicas ligadas ao mar.

Os melhores 20 trabalhos, que incluem as 3 fotografias premiadas, continuam expostos no Centro de Mar de Viana do Castelo (situado à ré do Navio Hospital Gil Eannes). A entrada é gratuita.
Veja as fotografias dos vencedores:

3.º Classificado
Título: Gil Eannes - as histórias dentro da história
Local: Viana do Castelo
Autor: António Garrido


2.º Classificado
Título: Labirinto
Local: Praia do Rodanho
Autor: José Nogueira


1.º Classificado
Título: Até Amanhã
Local: Doca de Viana do Castelo
Autor: Luís Gonçalves


O Centro de Mar tem também à disposição dos seus visitantes as exposições: “A Construção de Embarcações em Madeira”, “Viana do Lima, Porta Para o Mundo”, “Humor no Trabalho - Cartoons de Rui Alpuim e Juvenal Ramos” e "Um Mar de Tradições”. Faça uma visita, vale a pena.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

“Viana Amor & Folia” junta Carnaval e Dia dos Namorados em Viana

Viana do Castelo vai celebrar o Carnaval e Dia dos Namorados de 13 a 17 de fevereiro, com o evento “Viana Amor & Folia”. Conheça a programação completa 👇

Não parece, mas esta rua em Viana do Castelo é pedonal

Uma das mais importantes ruas da cidade de Viana do Castelo, a rua Manuel Espregueira, há muitos anos que foi transformada numa artéria pedonal. Era muito raro ver uma viatura a circular nela. Nos últimos tempos, tornou-se habitual ver um grande número de viaturas estacionadas e a circular, havendo dias que mais parece uma rua de trânsito automóvel normal. 📸 27 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Esta capela do século XVII celebra Nossa Senhora das Candeias com três dias de festa

Construída no ano de 1621, a Capela da Nossa Senhora das Candeias, situada no largo Maestro José Pedro, em Viana do Castelo vai estar em festa nos dias 31 de janeiro, 1 e 2 de fevereiro. As celebrações incluem procissão de velas, arraial, leilão de oferendas e missa cantada. PROGRAMA Dia 31 de janeiro (SÁBADO) 21h00 - Procissão de Velas (Sairá da Igreja de São Domingos, para a Capela de NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS, percorrendo o seguinte itinerário: Rua Góis Pinto, Rua Monsenhor Daniel Machado, Rua dos Poveiros, Rua do Loureiro, Largo Amadeu Costa e Largo Maestro José Pedro). Dia 1 de fevereiro (DOMINGO) 15h00 - Arraial, Leilão de Oferendas e Sessão Musical, pelos elementos da ZÉ PEDRO Associação Musical. Dia 2 de fevereiro (SEGUNDA-FEIRA) 11h00 - Benção das Velas seguida de Missa Cantada em honra de Nossa Senhora das Candeias.

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

O Castelo que deu o nome à cidade

Foi a 20 de Janeiro de 1848 que a Vila de Viana do Minho foi elevada a cidade com a denominação de Viana do Castelo. Esta distinção foi concedida pela Rainha D. Maria II. Reza a história que este gesto da Rainha se deveu ao reconhecimento da heróica resistência e lealdade do comandante do Castelo de Santiago da Barra, aquando da guerra civil da Patuleia. (Extrato da carta datada de 20 de Janeiro de 1848, que a Rainha D. Maria II enviou à Câmara de Viana)  “...Hei por bem e me praz, que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencem...”