Avançar para o conteúdo principal

Viana e o Mar inspira concurso fotográfico

Retratar “Viana e o Mar” foi o desafio lançado pelo Centro de Mar a todos os fotógrafos amadores e profissionais, naquele que foi o 1.º Concurso de Fotografia | 2017.
O tema do concurso de fotografia “Viana e o Mar” teve como objetivo promover Viana do Castelo enquanto cidade náutica, apresentando um olhar documental ou artístico sobre a zona costeira e ribeirinha, turismo balnear, desportos náuticos e atividades económicas ligadas ao mar.

Os melhores 20 trabalhos, que incluem as 3 fotografias premiadas, continuam expostos no Centro de Mar de Viana do Castelo (situado à ré do Navio Hospital Gil Eannes). A entrada é gratuita.
Veja as fotografias dos vencedores:

3.º Classificado
Título: Gil Eannes - as histórias dentro da história
Local: Viana do Castelo
Autor: António Garrido


2.º Classificado
Título: Labirinto
Local: Praia do Rodanho
Autor: José Nogueira


1.º Classificado
Título: Até Amanhã
Local: Doca de Viana do Castelo
Autor: Luís Gonçalves


O Centro de Mar tem também à disposição dos seus visitantes as exposições: “A Construção de Embarcações em Madeira”, “Viana do Lima, Porta Para o Mundo”, “Humor no Trabalho - Cartoons de Rui Alpuim e Juvenal Ramos” e "Um Mar de Tradições”. Faça uma visita, vale a pena.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

“Tudo o que é bom dura o tempo necessário para ser inesquecível” (Fernando Pessoa)

Do complexo turístico do Luziamar, no Cabedelo, na vila de Darque, Viana do Castelo, já só restam paredes… com histórias para contar. Abriu portas em 1974 e fechou em meados da década de 90 do século passado. Equipamento com várias valências, ficou famoso pela sua discoteca, umas das principais referências na noite da região Norte de Portugal e da Galiza, marcando uma geração que ainda hoje o recorda com saudade. O que é verdadeiramente bom não precisa durar para sempre para ser especial. 📸 março 2026 | @olharvianadocastelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Ex-líbris de Viana com novo púlpito e cadeira em granito

Inserido num contexto de valorização do espaço, a imponente Basílica de granito dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, erguida no alto do monte de Santa Luzia, em Viana do Castelo, tem um novo púlpito e cadeira ambos em granito, que substituíram os anteriores elementos em madeira. 📸 março 2026 | @olharvianadocastelo

Floreiras? Pilaretes?

Vocês achavam mesmo que me iam impedir de estacionar em cima do passeio? Rua Gago Coutinho  Viana do Castelo  📸 12 março 2026 | @olharvianadocastelo

Há patos no castelo

Imagens de casal de patos no fosso do Castelo de Santiago da Barra, Viana do Castelo. 📸 11 março 2026 | @olharvianadocastelo