Avançar para o conteúdo principal

VIANA | Marcas do passado

Ruínas do Embarcadouro da Argaçosa, uma marca no presente do passado que ainda hoje vive no imaginário de muitos vianenses.

EMBARCADOURO DA ARGAÇOSA 
Pequenas estruturas de acostagem surgem em grande número nas margens do rio Lima. A sua localização terá sido influenciada pelas condições de navegabilidade e ancoragem, bem como pelas necessidades das populações ribeirinhas no que concerne ao transporte fluvial. Estes cais ou embarcadouros seculares correspondem, na suja maioria, a estruturas palafíticas, constituídas por estacarias, plataformas flutuantes e postes de amarração. 
Alguns possuem rampas de acesso à margem. 

Este texto encontra-se escrito numa placa colocada junto ao que resta do Embarcadouro da Argaçosa, na Meadela (Viana do Castelo).

Ruínas do Embarcadouro da Argaçosa, Meadela (Viana do Castelo)

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

A viajar no Tempo

Tempo do cortejo etnográfico da Romaria d’Agonia, no ano de 1958(?).

Coisa rara nos últimos anos

Navio cimenteiro ROAZ na tarde desta segunda-feira em manobras de atracação na antiga doca comercial do porto de Viana do Castelo. Nos últimos anos tem sido habitual entrarem e atracarem nesta doca somente embarcações de pequena dimensão, sendo a entrada hoje do navio ROAZ um acontecimento que não se via há muito.

O crochet está de volta às ruas de Vila Nova de Cerveira

A 6ª edição do “O Crochet sai à Rua… em Cerveira” volta a espalhar pelo centro histórico desta vila minhota a arte do crochet, recriando o património mais emblemático de cada freguesia, algumas tradições e ainda muitos outros apontamentos criativos em crochet. Para ver até ao final de setembro de 2023.

Festival VIANA BATE FORTE já começou

A 6ª edição do “VIANA BATE FORTE” arrancou esta sexta-feira no centro histórico da cidade de Viana do Castelo contando com três palcos instalados na Praça da Liberdade, Praça da República e Praça da Erva (ver fotos). O festival continua amanhã com mais oito concertos.